/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, maio 08, 2018

AR>>> - Um espetáculo grandioso"

   FESTIVAL DAS ÁGUAS
    Juntas: As lindas Cataratas e a Maior Usina Hidrelétrica do Mundo!
FOZ DO IGUAÇU- Une suas lindas cataratas, eleita recentemente entre as 7 maravilhas do mundo, com a também maior hidrelétrica do mundo! O local, que é o segundo destino turístico mais visitado do país, impressiona pelas peripécias da natureza. Foz do Iguaçu, projetando suas águas em 375 saltos, tendo como seu ponto culminante a Garganta do Diabo, cujo salto atinge 80 metros de altura. O seu nome é de origem tupi que não poderia resumir melhor a região cujo nome significa: água grande. A cidade, que comemorou 95 anos de fundação no mês de junho, cresceu e vive em torno de suas características mais singulares, as Cataratas e a Usina de Itaipu, maior hidrelétrica do mundo. O local, impressiona pelas peripécias da natureza e pela sua potencialidade energética. Em média, a usina hidrelétrica de Itaipu (foto), atinge a produção de 92.000.000  megawatts-hora (MWh) ao longo de todo o ano.

sábado, maio 05, 2018

AR>>>"MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL"

 "DEMÔNIOS  DO CÉU"
 Assim são chamados os pilotos que voam através de tempestades tropicais sobre a Amazônia e a Cordilheira dos Andes, as rotas mais perigosas do mundo, com a missão de entregar suprimentos para uma população que os aguarda como o único elo de ligação com a civilização. Para isso, os "Demônios do céu" como também são conhecidos, precisam vencer o medo e muitos obstáculos, como mostram as fotos:
O  DC-3 enfrenta fortes camadas de nuvens, que quase tornam invisível a ponta de sua asa. A nuvem densa se dissipa e abre este claro. A torcida para que continue assim até a hora do pouso.
Hoje, vamos falar de uma das rotas aéreas mais perigosas do mundo. Pilotos ou heróis esses colombianos voam em grandes tempestades em aviões sucateados sobre densas florestas para transportar pessoas, levar alimentos e mercadorias para moradores isolados do resto do mundo que vivem em aldeias indígenas espalhadas por toda a selva, distantes da mais remota civilização, entre elas as aldeias indígenas de Acaricuara, Mira flores, Villavicencio. A cada chegada de um avião é um dia de festa para essas aldeias. O avião  passa nesses povoados apenas uma ou duas vezes por mês, com uma carga de alimentos, móveis, cães, galinhas, etc.Na Colômbia, os DC-3 funcionam como um ônibus rural. Em algum lugar sobre a Colômbia, acima da floresta amazônica, quase na fronteira com o Brasil, um avião (a hélice) da idade do DC-3 (cerca de 80 anos voando) é atingido por uma violenta tempestade tropical. Sem visibilidade, silêncio de rádio, o voo 30-37 está em apuros, mas o experiente capitão Raul tenta estabilizar o bimotor para contornar o olho da tempestade. O maior perigo, porém, não é tempestade ou falhas mecânicas, mas a selva amazônica, há 2 mil metros abaixo do avião, um verdadeiro inferno verde! Não há espaço para pousos de emergência, na selva impenetrável com o dobro do tamanho do estado do Texas. o maior medo do piloto. Qualquer falha é o fim.
À frente da cabine do DC-3,  uma estrada de terra?  Não!  É ali que este avião vai pousar em Acaricuara, cercado pelos seus moradores.

segunda-feira, abril 30, 2018

AR>>>"VENENO MORTAL"

                                                         
 Por que a Ilha da Queimada Grande é o lugar mais perigoso do mundo?

Na costa do Brasil, há quase 93 milhas do centro de São Paulo, está a Ilha da Queimada Grande, perto do balneário de Itanhaém (mapa) também conhecida como Ilha das Cobras. Essa ilha já recebeu o título de lugar mais perigoso do mundo, e existe uma boa razão para isso. Pesquisadores estimam que existam entre um a cinco cobras por metro quadrado nessa ilha! Além da grande quantidade de serpentes, a espécie em maior número na ilha é a Jararaca-Ilhoa, sendo que seu gênero é o responsável por 90% dos ataques de cobra no Brasil. Estima-se que existam cerca de 5.000 Jararacas-Ilhoa na Ilha.

Como tantas cobras foram parar lá?
Apesar das histórias de que as cobras foram colocadas na ilha por piratas que buscavam proteger seu ouro, a realidade é outra. Essa densa população de cobras evoluiu ao longo de milhares de anos, sem intervenção humana.
Cerca de 11.000 anos atrás, os níveis do mar aumentaram, isolando a Ilha da Queimada Grande e fazendo com que as espécies de cobras que viviam na ilha evoluíssem de modo diferente que outras serpentes que ficaram no continente.
Como as cobras que acabaram presas na Ilha da Queimada Grande não tinham predadores no nível do solo, elas se reproduziram rapidamente. O único problema é que elas também não tinham presas, então elas tiveram que se adaptar, subindo para cima das árvores.
Elas passaram a atacar aves migratórias que visitam a ilha sazonalmente. As cobras perseguiam suas presas, mordiam e aguardavam que o veneno fizesse efeito, para poder ir atrás da presa novamente.
Porém, como elas não conseguiam rastrear as aves depois de mortas, seu veneno evoluiu de modo que ele ficasse muito mais potente, cerca de três a cinco vezes mais forte do que de qualquer serpente do continente. Esse veneno é capaz de matar a maioria das presas quase que instantaneamente, e pode até mesmo derreter carne humana.                                                                                                                        Ninguém sobrevive a essa ilha?
Muitas histórias sobre a ilha das cobras são famosas e sempre contadas por moradores que vivem em cidades próximas a ela. Nelas, ninguém que tenha pisado na ilha conseguia sobreviver, seja um pescador desavisado tentando colher bananas, ou a família inteira de um trabalhador do farol.
Essas histórias assustam a maioria das pessoas, mas ainda assim a ilha é frequentemente procurada por caçadores ilegais.
Acontece que devido à demanda do mercado negro, por cientistas e colecionadores, os traficantes de animais selvagens se aventuram na Ilha da Queimada Grande, em busca de capturar cobras. Uma única jararaca pode custar até 100 mil reais.
A caça, junto com a degradação do habitat e doenças afetaram a população da ilha, que diminuiu quase 50% nos últimos 15 anos. Além disso, a Jararaca-Ilhoa está atualmente na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

sábado, abril 28, 2018

AR>>>"- "TEMPO É DINHEIRO"

 OS 2 VOOS MAIS CURTOS DO MUNDO
Esta foto foi tirada a bordo da aeronave da LOGANER realizando o voo mais curto do mundo! Ele liga estas duas ilhas, que podem ser vistas nitidamente através da janela do avião, no momento em que ele está em processo de decolagem, do aeroporto de Westray, a ilha Papa Westray, que  pode ser vista bem a sua frente, onde o avião estará pousando dentro de 2 minutos. (percurso na foto abaixo)
                                             O avião pousa na Ilha de Papa Westray
É estranho, que uma empresa aérea, do Norte da Escócia, desloque um avião para fazer  uma ligação aérea tão curta, de 2,7 km (2a.foto) cujo tempo de voo é de apenas 2 minutos. Mas há uma certa lógica. Geralmente essa travessia feita por embarcações convencionais, levam a uma perda de tempo bem significativo. Soltar o barco da sua atracação, atravessar essa pequena distância que a foto mostra, numa velocidade inferior e mais o tempo gasto para a embarcação atracar. Pense bem se não é vantajoso ir de avião para quem viaja entre as duas ilhas. Mesmo o voo sendo mais dispendioso, há uma expressão que justifica a existência desse que é o voo mais curto do mundo: "Tempo é dinheiro"  
A companhia aérea Loganair, uma subsidiária da companhia britânica Flybe, retomou o seu serviço regular entre ilhas, no que é atualmente considerado o 2º voo regular mais curto do mundo. O voo entre as ilhas de Westray e Papa Westray, no arquipélago de Orkney, no norte da Escócia, cobre uma distância de menos de 3 quilômetros, e demora cerca de 2 minutos! A companhia utiliza no voo uma aeronave Britten-Norman Islander, (foto acima), configurada para oito passageiros, com três frequências semanais.

quinta-feira, abril 26, 2018

AR>>>"NAUFRÁGIOS NA HISTÓRIA"

 
 Tocantins naufraga perto da Ilha das Cobras
Nas proximidades da ilha da Queimada Grande  (foto), mundialmente famosa, pela presença de cobras da espécie jararaca-ilhoa. Acredita-se que 5.000 delas estejam vivendo no local. Além disso, Queimada Grande, foi também, palco de dois acidentes da história marítima brasileira, pois naufragaram no local os navios Tocantins e Rio Negro, que normalmente são visitados pelos mergulhadores.O Tocantins era um cargueiro à vapor de bandeira brasileira, possuía 114m de comprimento e utilizava motor de expansão tripla. Na ocasião, estava carregado de madeira e havia saído do porto de Paranaguá com destino à cidade de Santos, mas infelizmente colidira contra a ilha devido à cerração matando cerca de 600 tripulantes.
Como na época não havia radar para a orientação da tripulação, a colisão de navios de grande porte contra as ilhas não era uma causa incomum, por isso é grande a quantidade de naufrágios ocorridos..
Mergulhadores ainda podem  visualizar a grande extensão do naufrágio (foto).
Todas as ferragens expostas, maquinário e os diversos cardumes ao redor do naufrágio. Na área do naufrágio, observa-se os detalhes das ferragens e ao mesmo tempo, imaginando-se como teria sido no dia do acidente e a situação que os náufragos passaram, levando em consideração que qualquer náufrago deseja subir em terra firme o quanto antes por causa do desespero, e lembrando que a Queimada Grande é lotada de cobras e escorpiões por toda a sua extensão.
Quem mergulha adentrando em algumas áreas do naufrágio com restrições e teto, é possível avistar as estruturas bem depreciadas, ficando claro que o naufrágio sofreu muito com a ação do mar. Algumas penetrações requerem conhecimento e muito cuidado do mergulhador, pois há indícios de estruturas caindo, o que acaba trazendo riscos ao mergulhador despreparado.
Um mergulho raso, em torno dos 8 aos 20m de profundidade, facilita a visitação por mergulhadores menos experientes e que além de poder conhecer o naufrágio, fica fácil identificar as estruturas dele com certa facilidade, sendo um excelente naufrágio para a especialidade de mergulho em naufrágio, por exemplo.

sexta-feira, abril 20, 2018

AR>>>"PÂNICO NO AR"

    Pânico por causa de uma turbulência?
No canto direito (foto), um jato prestes a enfrentar formação bastante densa.
Se nos guiarmos pelas estatísticas diríamos que não! Elas mostram que o passageiro não deve entrar em pânico. Nos Estados Unidos, anualmente 60 pessoas são feridas durante encontros com turbulência severa, sendo que 2/3 são comissários de bordo. Isto se resume a 20 passageiros em mais de 800 milhões transportados ao ano, parece um número bom não? Na verdade a turbulência não derruba avião! A estrutura é projetada com um fator de segurança de 1.5, ou seja, pegue a maior força que um avião sofrerá em voo e acrescente 50% de margem de sobra.Sim, turbulência é desconfortável para os passageiros e também para os tripulantes, mas seguindo as recomendações de segurança, raramente alguém sai ferido. O medo é irracional, sabemos, e não há estatística ou falta de acidentes que retirem o medo. Se você realmente sofre com as primeiras chacoalhadas, procure então reservar seu assento próximo das asas. O centro de gravidade do avião fica na região das asas.
    NEM TUDO É UM MAR DE ROSAS  
                                                                             
 Neste outro caso, são as  CBs as fontes de turbulência severa, causando as CAT (Clear Air Turbulence)  por até 40 quilômetros de distância horizontal e até 1,5 quilômetro de altitude (foto acima). É você pode passar a 40 km de uma dessas e ser chacoalhado como se estivesse dentro dela. Já vimos, que nenhuma turbulência é capaz de danificar ou derrubar um avião, mas há uma exceção chamada Cúmulos Nimbus. Esta formação é carregada de gelo, e se uma aeronave penetrar o coração de uma CB sairá do outro lado com sequelas. Sabe quando a lataria do carro fica toda amassada por causa de uma chuva de granizo? Multiplique isso por 10 e veja o resultado neste Boeing-737 (foto) 

quarta-feira, abril 18, 2018

AR>>>O RESSURGIMENTO DO EMPIRE STATE

 
     O NOVO VELHO TETO DE NOVA YORK                                                                  
O EMPIRE STATE VOLTOU A SER O EDIFÍCIO MAIS ALTO DA MAIOR CIDADE AMERICANA.O MAIS GLAMOUROSO, ELE SEMPRE  FOI!  
Os atentados aos prédios do WORLD TRADE CENTER, que abalaram a cidade de Nova York em 11 de setembro de 2001, provocaram várias reformulações históricas. Uma delas fica clara para qualquer um que observa a Ilha Manhatan: em vez de duas torres com descomunais 411 metros e 110 andares, hoje a paisagem é dominada por um edifício mais antigo e menor, com "apenas" 381 metros e 102 andares.  Mas ainda um gigante ilustre e repleto de acontecimentos históricos:

segunda-feira, abril 16, 2018

AR.>>>: "PIRÂMIDES: MITOS E ENÍGMAS"

As pirâmides do Egito, continuam causando um fascínio nas pessoas desde que o mundo é mundo. Além de uma grandeza misteriosa e de rara beleza, é uma das mais perfeitas construções já realizadas. Elas desafiam o tempo, nossas mentes e estimulam nossa imaginação. Hoje vamos contar muitas curiosidades destas pirâmides que para muitos não passam de coincidências. Será mesmo?


A CONSTRUÇÃO - Vamos começar pelos números: Estima-se que foram necessários 30.000 trabalhadores (ou escravos, ou cidadãos escravizados) ao longo de mais de 50 anos para construir a Grande Pirâmide. Foram usados mais de 2.000.000 de blocos de pedra pesando em média duas toneladas e meia cada. Fazendo uma conta por cima, isto quer dizer que tinham que colocar 107 blocos de 2.5 toneladas por dia! Ou 4.5 blocos por hora isto Non-Stop, 24 horas, 7 dias por semana.  Mas se tomamos o que os Egípcios nos dizem de que a grande pirâmide teria sido construída em 20 anos, ai a coisa toma dimensões insanas. Porque se calculamos homens trabalhando 10 horas por dia, seria necessário  colocar uma pedra a cada 2 minutos. Pensa na logística disso.  Só na grande pirâmide há blocos de 70 toneladas, seria como mover o peso equivalente a 12 caminhões (sem pneus) juntos!! Pense nisso enquanto vemos outros fatos. Vamos considerar agora que além de que os Egípcios sabiam colocar uma pedra em cima da outra mais rápido do que a gente coloca tijolos numa parede de uma casa, está também a precisão do trabalho, que não é um dado menor. Se olharmos a pirâmide do topo para baixo verticalmente, a ponta da pirâmide esta desviada da vertical da base em apenas 6mm. depois de colocar mais de 2 milhões de blocos de 2.5 toneladas a razão de 1 a cada 2 minutos ate 150 metros de altura. As pedras do mesmo peso foram cortadas todas com um erro menor a 0,025cm e tem ângulos retos em todas as faces com precisão de 0,1 grau, nem meu carro tem essa precisão de alinhamento nas rodas), além do que uma vez colocadas no local as pedras encaixavam tão perfeitamente, que seria impossível passar a lâmina de um canivete de 0,04cm entre elas.  As pedras foram trazidas das pedreiras perto do Cairo (20 km), mas a pedra enorme de granito do piso da Câmara do Rei, pesa 80 toneladas e o sarcófago (30 toneladas) tiveram de ser trazidas de Aswan que fica a nada menos que 800 km do sitio, com barquinhos de papiro e sem guindastes pesados?
OBSERVE O ALINHAMENTO- As três pirâmides de Gizeh são uma representação da constelação de Orion.
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