/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, setembro 08, 2017

AR-DIÁRIO - "S.O.S A BORDO?"

                              Há um médico a bordo?                                                 O que acontece quando um passageiro passa mal no voo

Atenção. Se houver algum médico a bordo, por favor, se identifique”. Se você ouvir um comissário falando isso no alto-falante, tem passageiro passando mal. Mas, você sabe como são os procedimentos em um caso assim? E como diminuir as chances de você passar mal dentro de um avião? Veja as respostas para estas perguntas abaixo.                                                                                                                 Companhias aéreas são obrigadas a ter médicos a bordo?
Não, mas deveriam, segundo o médico João Márcio Garcia, conselheiro do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo). “O ideal é que houvesse pelo menos.um paramédico                                                                                                                             .                Se um passageiro passa mal, um médico é obrigado a se identificar?
Sim, responde João Márcio Garcia, conselheiro do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo). "Embora ele esteja na condição de passageiros e só possa contar com os recursos disponíveis, a sua não identificação poderia caracterizar como omissão de socorro, mesmo que o passageiro apresente problemas que não condizem com a especialidade do médico.                                                                   Como evitar ter problemas de saúde a bordo?
Segundo Garcia, pessoas que sofram de doenças crônicas devem consultar seu médico antes da viagem para saber se seu problema de saúde pode se agravar durante o voo; levar remédios de uso contínuo na bagagem de mão e, em voos mais longos, é recomendável que o passageiro use meias elásticas, que previnem a formação de coágulos nas pernas (também chamado de trombose venosa profunda). “O passageiro também deve evitar ingerir bebidas alcoólicas antes de um voo, pois o álcool aumenta as chances de ter tontura e enjoos. Alimentos de difícil digestão podem gerar problemas gástricos no viajante”. 
Quais são os problemas de saúde mais comuns em um voo?
“Náusea, vômito e outros problemas gástricos são as ocorrências mais comuns em voos. Mas há também muitos casos de queda de pressão arterial e hipertensão entre os viajantes”, diz o médico. “Além disso, fatores psicológicos, como o medo de voar, podem causar manifestações físicas, como subida da pressão arterial ou queda de pressão. Pessoas que têm esse tipo de ansiedade devem procurar um médico antes de viajar, que pode prescrever um sedativo. E eu não recomendo a automedicação”.  
Que equipamentos aviões devem ter para atender passageiros?
No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que todos os aviões tenham a bordo mais de duas dezenas de itens capazes auxiliar para passageiros com problemas de saúde. Aí estão incluídos termômetros, máscara de ressuscitação boca-a-boca com válvula unidirecional, ataduras, gazes, compressas para queimaduras, analgésicos, antihistamínicos, materiais para acesso venoso, medicamentos injetáveis e instrumental para intubação.                                                                                            E se alguém morre em um voo?
Apesar de raras, há ocorrências de mortes em pleno voo. Em muitos casos, a pessoa falecida é colocada em uma fileira de assentos onde não haja passageiros e coberta com uma manta. Se o avião estiver lotado, o morto pode ter de ficar em seu assento de origem, ao lado de outros viajantes.

sábado, setembro 02, 2017

AR-DIÁRIO - "A Vida pór um fio"...


  Alpinista quer completar maratona de 117 picos mais altos dos Andes                             

Depois de escalar 59 montanhas com 6 mil metros de altitude nos Andes, o montanhista Máximo Kausch, poderia se dar por satisfeito: de acordo com os registros que mantém, ele já seria a pessoa que mais escalou montanhas com mais de 5,5 mil metros em todo o mundo.
Porém, o projeto pessoal do alpinista é mais ambicioso. Ele pretende escalar todas as 117 montanhas com mais de 6 mil metros da cordilheira sul-americana.
Ele subiu os 59 picos, do Equador até a região central do Chile, em dois anos — e espera concluir as escaladas restantes em outros dois. A tarefa parece impossível para um montanhista ocasional, mas é diversão pura para alguém que passa oito meses por ano nas montanhas. "Ninguém vai na maioria desses lugares há anos ou décadas. Estou montando um banco de dados que vai ficar disponível para qualquer montanhista que queira escalá-las", diz ele. 

Deserto
Máximo nasceu na Argentina e se mudou para o Brasil com a família quando tinha oito anos. Ele trabalha como guia de montanha e já escalou em mais de 25 países, como China, Arábia Saudita, Tadjiquistão, Nepal e Paquistão.
Ele começou a escalar com 15 anos, e aos 17 subiu sua primeira montanha acima de 5,5 mil metros. Aos 23 já estava guiando clientes em montanhas com mais de 8 mil metros no Himalaia.Em 2012, depois de escalar pela quinta vez o Cho Oyu (montanha no Himalaia com 8.201 metros), Máximo teve a ideia de escalar todos os picos com mais de 6 mil metros dos Andes.
"No início, achei que seriam cerca de 50 picos. Passei 3 anos mapeando as possíveis rotas e como me aproximar das montanhas." Muitas delas sequer têm nome ou são conhecidas por quatro ou cinco nomes diferentes e conclui: “Não sabemos quase nada sobre os Andes. As pessoas conhecem o Aconcágua (a montanha mais alta das Américas, com 6.962 metros) ou o Siula Grande (6.344 metros), por causa do livro Tocando o Vazio (publicado no Brasil em 2004). Mas além desses (picos de) 6 mil (metros) há pelo menos 115 outros picos menos explorados, e muitos nunca foram escalados por ninguém antes"
   Da BBC Brasil

quinta-feira, agosto 31, 2017

AR-DIÁRIO - "Maior asteróde"



 Maior asteroide já registrado pela Nasa a se aproximar da Terra "chega hoje"
A uma distância de 7 milhões de quilômetros, o asteroide Florence, como foi denominado, passará com segurança e sem representar grandes problemas para a Terra. As medidas apontadas pelo telescópio espacial Spitzer, indicam que o corpo mede 4,4 quilômetros.

Outros asteroides já passaram até mais próximos da terra, porém o tamanho deste é o que impressiona. Para Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos da Terra, o asteroide é o maior em comparação com todos os outros que já passaram pela terra. "O Florence é o maior asteroide a passar tão perto por nosso planeta desde que o programa da Nasa para detectar e rastrear asteroides próximos da Terra começou", afirma Chodas.
O Florence foi descoberto em 1981 pelo ônibus espacial Schelte, no Siding Spring Observatório na Austrália. Seu nome homenageia Florence Nightingale (1820-1910), fundador da enfermagem moderna. A passagem desse asteroide é a mais próxima da Terra desde 1891, o mais perto que ele chegará do nosso planeta novamente será em 2500.

terça-feira, agosto 29, 2017

RELIGIÃO, FANATISMO OU TERROR?

 PASTOR QUE TINHA CASCAVEL COMO SINAL DE FÉ MORRE DE UMA PICADA
O pastor Mack Wolford, 44, morreu em maio do ano passado, em consequência de uma picada da cascavel que com a qual ele celebrava cultos havia anos.
O ataque do bicho ocorreu quando ele falava a fiéis em um culto ao ar livre em Bluefiled, West Virginia (EUA). O pastor foi picado na coxa, quando se sentou ao lado da cascavel. Ele foi levado para a casa de um parente e, depois, às pressas para um hospital. Não houve tempo para neutralizar o efeito do veneno, que destrói o sistema nervoso, causando uma morte dolorosa.
Wolford era conhecido como “Pastor Serpente” por estar sempre acompanhado da cascavel, como faziam antigamente pastores pentecostais.
Ele dizia que a sua fé em Deus o tornava forte diante do Satanás, simbolizado pela serpente. Costumava citar Marcos 16: 17-18: "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão".
Esse trecho bíblico teria sido a última coisa que Jesus disse aos seus seguidores antes de subir ao céu, após a sua ressurreição. Apesar disso, Wolford tinha um bom motivo para não acreditar nessa conversa: quando ele tinha 15 anos, seu pai, um pastor, morreu justamente por causa da picada de uma serpente.
Com informação do Washington Post e da Bíblia Online.
É lamentável que o fanatismo de certas religiões, preferem  trocar o óbvio pela fé. A fé é necessária para vivermos sempre com esperança, mas sem fanatismo e nem como meio de vida.



sexta-feira, agosto 25, 2017

AR-DIÁRIO: "Aviação e as nossas dúvidas"

RAIO DERRUBA AVIÃO?

Não, raios podem atingir o avião no ar – algo que não é encarado como ameaça. “Caso uma descarga atinja o avião, ela passa pela sua estrutura e é liberada para o ambiente pelas extremidades da aeronave, como as asas”, conta Guzzo. “Os passageiros e os sistemas do avião estão seguros, pois o campo elétrico dentro da estrutura do avião é nulo. Além disso, qualquer sistema eletrônico do avião é dotado de uma blindagem que o protege de sobrecargas externas”.
Mesmo assim, se houver a ocorrência de um raio atingindo a aeronave durante o voo, a tripulação, após o pouso, informa um técnico de manutenção em terra para que seja efetuada uma verificação na fuselagem do jato.
Kuhnumi/Creative Commons
Pixabay/Creative Commons
 E a Turbulência?
O chacoalhar do avião durante uma turbulência, o pouso em pistas cercadas por arranha-céus ou a mera consciência de que você está a mais de 10 mil metros de altura são fatores com potencial para dar frio na espinha de qualquer um. Mas relaxe!
 Segundo Dan Guzzo, piloto de formação e gerente de segurança operacional da Gol, turbulência não derruba avião. “As aeronaves são construídas com materiais extremamente resistentes e desenvolvidos para suportar forças muito maiores do que as de uma turbulência. Portanto, é impossível que asas ou qualquer outra parte da fuselagem sofram avarias em áreas de forte instabilidade”, afirma ele. “E as aeronaves comerciais são dotadas de radares meteorológicos que nos permitem desviar de turbulência”.Diretor de segurança operacional da Azul, o comandante Ivan Carvalho conta que também existem as chamadas “áreas de turbulências de céu claro”, que nem sempre são detectadas pelos radares. “É uma turbulência mais imprevisível, mas que é facilmente transposta pela aeronave. Neste momento, a grande preocupação que o piloto tem é com os passageiros, que podem sofrer desconforto ou se chocar com algo durante a turbulência. Por isso é fundamental estar com o cinto de segurança afivelado durante toda a viagem.                                                                                  Decolagem e pouso são momentos mais tensos?         Segundo Dan Guzzo, a resposta é “sim”. Mas, por isso mesmo, trata-se de dois momentos nos quais o cuidado com o avião é tão grande que a margem para qualquer erro é quase nula. “No pouso e na decolagem, os pilotos devem estar com um nível de atenção redobrado”, diz Guzzo.“São momentos em que eles têm que lidar com uma série de atividades que envolvem a preparação da aeronave para realizar estes procedimentos. Além disso, há um contato mais frequente com a torre de controle que passa as informações e autorizações necessárias. Para garantir total atenção a estas fases de maior carga de trabalho existe um período de tempo chamado de 'cockpit estéril' [aproximadamente 10 minutos após a decolagem ou antes do pouso]. Nestes intervalos a atenção da tripulação está focada exclusivamente na operação da aeronave. Nem mesmo os comissários de bordo são autorizados a se comunicar com os pilotos durante o 'cockpit estéril', a não ser para tratar de assuntos de segurança”.

terça-feira, agosto 22, 2017

AR-DIÁRIO - "A ESTAÇÂO VOSTOK"

  Estação Vostok, a morada do frio                                                Literalmente, um ambiente para poucos. No verão, suas instalações acolhem, em média, 25 pesquisadores.
Em 21 de julho de 1983, foi registrada a temperatura mais baixa de que se tem notícia na Terra: 89,2 graus Celsius negativos. O local foi a estação de pesquisa russa Vostok, na Antártida. Inaugurada em 1957, Vostok está situada a uma altitude superior a 3 400 metros, numa região elevada do leste antártico chamado Platô Polar. É considerada a mais isolada base científica do mundo. Literalmente, um ambiente para poucos. No verão, suas instalações acolhem, em média, 25 pesquisadores. No inverno, o número cai para 13 moradores, responsáveis pela manutenção da base. O abastecimento nesse ponto remoto do planeta é feito de três a quatro vezes por ano, por meio de aviões cargueiros que despejam toneladas de alimentos e equipamentos. Nas últimas décadas, a estação ganhou muita importância científica. Nos seus arredores foi descoberto, em 1970, um lago subterrâneo com 12 000 quilômetros quadrados, encoberto há 30 milhões de anos por uma capa de gelo de incríveis 5 000 metros de espessura. Entusiasmados com o achado, os pesquisadores agora se dedicam a estudar as formas de vida que ali se desenvolveram. Afinal, trata-se de um mundo à parte do nosso, que evoluiu milhões de anos sem ter qualquer contato com a superfície. Que tipo de vida nasceria a 89,2 graus Celsius negativos?

• O maior glacial do mundo é o Lambert, descoberto em território antártico australiano em 1956. Tem 700 quilômetros de extensão.

segunda-feira, agosto 21, 2017

AR-DIÁRIO: "UM NAUFRÁGIO INTRIGANTE"

 O NAVIO NAZISTA QUE ZARPOU DO BRASIL EM 1939
Há suspeitas de que o SS Minden, que afundou na Islândia em 1939, levava 4 toneladas de ouro do Brasil


A empresa britânica Advanced Marine Services (AMS), especializada na recuperação de tesouros naufragados em alto mar, localizou recentemente o navio alemão SS Minden, que partiu do Rio de Janeiro para a Alemanha,  em setembro de 1939, e naufragou a 200 quilômetros da  costa da Islândia. (foto ao lado)
Agora, a companhia tenta obter liberação da justiça Islandesa para recuperar  um contêiner que pode conter quatro toneladas de ouro - com valor de 100 milhões de libras (cerca de R$ 413 milhões). A história foi publicada neste fim de semana pelo tabloide inglês The Sun.

O MISTÉRIO DO OURO NAZISTA:
1- Caso seja comprovada a existência do ouro, existe chance de ele ter saído do Brasil.
2- O navio era de bandeira brasileira? Não. O SS Minden saiu do porto do Rio de Janeiro, mas navegava sob bandeira da Alemanha Nazista.  Ele zarpou da então capital brasileira cinco dias depois da eclosão da 2a. Guerra Mundial
3- Quem tem direito de explorar o navio?  O naufrágio ocorreu a 200 km da costa da Islândia , portanto, dentro, das águas territoriais irlandesas.
E desde de sempre, as nossas  riquezas vão sendo levadas, agora pelos nossos políticos, para bancos suíços  

sexta-feira, agosto 18, 2017

AR-DIÁRIO- "Mais um gigante no ar"

                                                       

                        VEM AI O GIGANTESCO BOEING 797
A Boeing prepara o lançamento desta aeronave para breve. Falta, apenas, a adaptação de alguns aeroportos para receberem essa maravilha, que, na verdade, emite pouco ruído. O problema está na pista de pouso. O seu design revolucionário, que combina asa e fuselagem, foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisas da NASA.
Este "mamute" tem uma envergadura de 265 pi (comparado a 211 do 747) e pode usar a pista para o AIRBUS A380 com uma envergadura de 262 pi.
 O 797 é uma resposta direta ao A380, que já recebeu 159 pedidos firmes. A Boeing já "matou" o seu Super Stretched Jumbo 747X, em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas. Em vez disso, continuou a desenvolver o Ultimate Airbus, o 797, o fantasma da fábrica de Long Beach, Califórnia.
O Airbus A380 foi projetado nas pranchas de desenho em 1999 e exigiu 13 mil milhões de dólares em custos de desenvolvimento. Portanto, está em desvantagem para a Boeing. O Airbus é um avião estilo "velho" tubular para as próximas décadas. Por outro lado, o Boeing 797 é, realmente, uma enorme asa voadora.

quinta-feira, agosto 17, 2017

AR-DIÁRIO: Seja Juiz deste caso ...

 HOMEM QUE SOBREVIVEU À FORCA É TRATADO PARA NOVA EXECUÇÃO
Um homem condenado à morte, por tráfico de drogas, e enforcado na prisão de Bojnourd, no nordeste do Irã, na semana passada, poderá ser executado pela segunda vez. Alireza M., de 37 anos, foi encontrado vivo no necrotério, um dia após o enforcamento. De acordo com a Anistia Internacional, o juiz responsável pelo caso afirmou que Alireza está em um hospital, mas será executado novamente quando a "equipe médica confirmar que seu estado de saúde é bom o suficiente". A organização pediu ao Irã, que pare a execução."A perspectiva terrível desse homem diante de uma segunda execução, depois de ter passado por todo o calvário já uma vez, apenas reforça a crueldade e a desumanidade da pena de morte", disse Philip Luther , diretor da Anistia Internacional no Oriente Médio e no norte da África. Quem deveria substituí-lo deveria ser um político do mensalão. Não acha? "As autoridades iranianas devem suspender imediatamente a execução de Alireza e emitir uma moratória sobre todos os outros (condenados)." A imprensa oficial do Irã informou que Alireza foi declarado como morto após ter ficado pendurado durante 12 minutos. Quando a família do prisioneiro foi buscar o corpo, no dia seguinte à execução, ele foi encontrado ainda respirando. Segundo a Anistia, um membro da família teria dito que as duas filhas do prisioneiro eram as pessoas "mais felizes do mundo", depois de descobrirem que o pai estava vivo."A realização de uma segunda execução de um homem que de alguma forma conseguiu sobreviver a 12 minutos de enforcamento, depois de ter sido certificado que ele estava morto e cujo corpo estava prestes a ser entregue a sua família, é algo simplesmente medonho. Isso denuncia uma falta básica da humanidade que, infelizmente, está por baixo do sistema de Justiça do Irã", disse Luther.                                                                                                                                     Estatísticas. A Anistia Internacional estima que pelo menos 314 pessoas tenham sido executadas no Irã em 2012. Neste ano, a organização contabiliza 508 execuções. A maioria dos executados foi condenada por delitos relacionados ao tráfico de drogas. "É natural que as autoridades iranianas devam combater a sério os problemas sociais, de segurança e econômicos relacionados ao tráfico e ao abuso de drogas. No entanto, a dependência em relação à pena de morte para combater o tráfico de drogas é errada e viola o direito internacional", disse Luther. "As pessoas querem ser protegidas do crime, mas a pena de morte não torna as sociedades mais seguras."  Vamos procurar acompanhar este caso até o seu desfecho, sobretudo pela alegria das filhas ao verem que o pai não havia morrido. É de cortar o coração!        

quarta-feira, agosto 16, 2017

AR~-DIÁRIO: "CONHEÇA O NOVO GIGANTE DO AR"

           Maior aeronave do mundo voltou a ser fabricada na Grã-Bretanha
Ela tem 92 metros de extensão, 18 a mais que os maiores aviões comerciais, o Airbus A380 e o Boeing 747-8, e nove a mais que o avião de carga Antonov An-225, até então a aeronave mais comprida já construída.
À primeira vista, é possível confundir a Airlander com um imenso dirigível, por seu balão inflado a gás e a cápsula logo abaixo.
Mas sua forma aerodinâmica única, que parece uma série de charutos colados uns aos outros, permite gerar sustentação como faz a asa de um avião.
Isso é muito importante, porque assim seus projetistas puderam fazer uma máquina mais pesada que o ar, o que elimina a necessidade de uma grande equipe mantê-la no solo por meio de cordas quando ela pousa.
A aeronave pode até mesmo ser aterrissada por controle remoto, sem qualquer pessoa a bordo, em terra ou na água.
A aeronave voltou a ser desenvolvida no Reino Unido depois que os recursos do exército norte-americano para o projeto se esgotaram.
A Airlander custa 60 milhões de libras (o equivalente a R$ 240 milhões).
"Estamos colocando 2 bilhões de libras na pesquisa e desenvolvimento numa nova geração de aviões mais silenciosos, eficientes energeticamente e que têm menor impacto no meio ambiente", diz o secretário de negócios da Grã-Bretanha, Vinci Cable.
"Esse projeto muda as regras do jogo em relação ao que é possível colocar no ar", diz ele. "Essa ideia sempre existiu. Só estávamos esperando a tecnologia chegar ao ponto necessário para concretizá-la."
Maior aeronave do mundo volta a ser fabricada, nos hangares históricos, onde foram fabricados dirigíveis há mais de 100 anos, e foram reativados para fabricação da Airlander.
Não é surpresa que seja necessário estar no maior hangar da Grã-Bretanha para ver a maior aeronave do mundo.
Nos hangares Cardington foram feios os dirigíveis britânicos do início do século 20 - incluindo o R101, de final trágico.
O gigante era duas vezes mais comprido que a Airlander, tinha um belo salão de jantar e era considerado o futuro da aviação, até o momento que foi devorado por um incêndio depois cair na França em 1930, matando 48 das 54 pessoas a bordo.
A tecnologia percorreu um longo caminho desde então. O Airlander é inflado com hélio inerte em vez do inflamável hidrogênio.

"Sobrevoaremos a Amazônia e algumas das maiores cidades do mundo a apenas 20 metros de altura e exibiremos tudo pela internet", diz Dickinson.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */