/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, novembro 11, 2014

"Estamos destruindo o Planeta"


Painel da ONU conclui sobre impacto humano no clima     Fonte: Associated Press.
O painel das Nações Unidas dedicado ao estudo de mudanças climáticas concluiu no último fim de semana um relatório sobre o aquecimento global com evidências que tem sido descritas como conclusivas sobre a forma como os humanos estão alterando o clima na Terra. O documento do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) combina outros três estudos realizados anteriormente.Além de discutir a influência da ação humana, espera-se que o relatório mostra os impactos climáticos, incluindo o derretimento de geleiras e elevação do nível do mar, que já está acontecendo se tornará irreversível se o mundo não reduzir emissões de gases estufa. 
O IPCC diz que os cientistas hoje têm 95% de certeza de que a emissão desses gases por meio da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais causas do aquecimento visto desde meados do século 20. O vice-presidente do Painel, Jean-Pascal van Ypersele, escreveu no Twitter que o relatório foi adotado depois de uma rodada de conversas.   O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) disse que o estudo "oferece evidências científicas conclusivas de que as atividades humanas continuam causando mudanças sem precedentes no clima da Terra". O chefe do PNUMA Achim Steiner disse que o mundo tem tecnologia e capacidade para agir e que deve fazê-lo urgentemente. O custo de realizar cortes nas emissões aumenta exponencialmente a cada ano,porque"passam a ser necessárias mudanças mais drásticas na nossa economia". 
Embora o IPCC evite dizer especificamente aos governos o que eles deveriam fazer, o estudo apresenta cenários mostrando que o aquecimento global pode ser colocado em xeque se o mundo mudar seu sistema de energia para fontes renováveis como o vento e a energia solar, além de implementar tecnologias para capturar gases estufa da atmosfera.

sábado, novembro 08, 2014

---FS---A FERROVIA QUE VIROU ROMANCE

A LENDÁRIA MADEIRA-MAMORÉ
Para cada dormente um trabalhador Morto."Trem Fantasma". Foi o título que o historiador Francisco Foot Hartmann escolheu para seu livro, que trata da impressionante história da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, entre os anos de 1907/1912. ---Visando aproximar as regiões produtoras de látex, em pleno auge da comercialização internacional da borracha, o projeto atendia também aos desejos das autoridades preocupadas com a ocupação da Amazônia. Houve algumas tentativas ainda no século XIX, que fracassaram por falta de verba, infra-estrutura técnica e hesitação frente às difíceis condições da caracterização ambiental da região (chuvas e cheias dos rios, vegetação densa, variedade das doenças tropicais).
Em 1907, a empreitada foi iniciada, contando com a experiência da companhia americana May, Jekyll & Randolph, que já havia produzido projetos semelhantes em Cuba e na Guatemala. Para construir cerca de 364 km de estrada-de-ferro, foram arregimentados perto de 30 mil homens, das mais diversas nacionalidades e de inúmeras regiões do Brasil. Muitos abandonavam a viagem no caminho, ao ouvirem os rumores sobre as condições de vida na região do rio Madeira. A aliança entre médicos e sanitaristas, para tentar frear as incessantes epidemias, e o esquema rígido de controle de disciplina e submissão dos trabalhadores, foram indispensáveis para que a construção chegasse ao seu final.             Calcula-se que o número de mortos tenha chegado aos 6 mil. Diz a lenda que: "ele é o mesmo número de dormentes que foram fixados para assentar os trilhos".          Dormentes, aliás, importados da Austrália. Esforços e mortos à parte, quando ficou pronta a ferrovia, em 1912, o Brasil havia ficado para trás no mercado mundial da borracha. A Inglaterra, nos primeiros anos do século, preocupou-se em plantar, sistematicamente, seringais no Ceilão (atual Sri Lanka), que dominava como colônia. Se a borracha seguia sendo de vital importância para a difusão de inúmeros produtos industriais e para o próprio funcionamento das fábricas, ter acesso ao látex deixou de ser um problema. O preço da borracha desabou, assim como o interesse pela Madeira-Mamoré.
A rodovia Cuiabá - Porto Velho foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, como mais uma iniciativa de privilégio para o transporte rodoviário no país. A partir de então, a Madeira-Mamoré foi sofrendo um processo de abandono e sucateamento, sendo completamente desativada em 1972. Seus arquivos foram incinerados.                      UM PAÍS SEM MEMÓRIA..
Estas fotos revelam o que  nós sabemos: O Brasil não preserva a sua memória. A locomotiva, aparentemente em bom estado, está totalmente corroída pelo tempo, e se alguém pegá-la em qualquer parte, ela se desmancha, enquanto isso, os trilhos que se embrenham pela mata ainda guardam um pouco  da história de 6 mil homens que perderam suas vidas para construí-la. Pobre do país, que prioriza o transporte individual, cujos veículos pagam impostos pesados que alimentam a máquina da corrupção!  
Acesse também o link da Revista-AR e veja a história de todas as Copas Mundiais realizadas até hoje e também os principais esquadrões de demonstração aéreas do Mundo.

sexta-feira, novembro 07, 2014

"Depois de 90 anos..."

AVE DA AMÉRICA DO NORTE É VISTA EM SP
               Após 90 anos esta ave "Maçarico Branco", natural da América do Norte, foi vista na represa de Guarapiranga, em São Paulo
Apesar de sempre ser associada a poluição, a represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, trouxe uma grande surpresa para o biólogo Fabio Schunck que comentou surpreso: "Depois de uma chuva forte, fui até o Parque Praia São Paulo ver se tinha aparecido algum Maçarico. É que essas aves descem para se proteger das tempestades. Cheguei lá e vi essa ave tão rara. Foi incrível e emocionante" relata. 
Sem acreditar direito, Schunck, que é ligado ao museu de Zoologia da USP, fez imagens  históricas, como esta que ilustra a matéria. Há 90 anos, um maçarico-branco foi avistado pela última vez na capital paulista, segundo os registros, no século passado. A ave foi vista no bairro do Ipiranga que, na época, ainda tinha muitas áreas naturais, além do famoso e histórico riacho. "Com certeza, não é que essa espécie ficou sumida. Ela deve ter aparecido por aqui, mas ninguém documentou", concluiu o biólogo.   .

quarta-feira, novembro 05, 2014

Um símbolo Mundial"

POUCOS CONHECEM A HISTÓRIA DESTA ESTÁTUA Poucos conhecem a história de um dos maiores cartões postais do mundo: A Estátua da Liberdade. Em 4 de julho, os norte americanos comemoram o dia de as Independência da Inglaterra, conquistada no ano de 1776. A França na época era considerada como uma dos maiores incentivadores desta revolução e como forma de homenagem pela liberdade conquistada encaminhou o monumento que só seria “inaugurada” quase 100 anos depois.
As peças, feitas em Paris, foram enviadas de navio em 1865 e demoraram quase um ano para chegar. Os responsáveis pela ideia do projeto foram o historiador francês Edouard de Laboulaye e o artista Fredéric-Auguste que em 1874 foram aos EUA para procurar um local para a escultura, ao visualizar de seu navio a Ilha Bedloe (hoje chamada de Ilha da Liberdade) no Rio Hudson escolher o local como o ideal. Para isso recrutaram o engenheiro francês Alexandre Gustave Eiffel, também autor da famosa torre francesa, que leva seu nome para desenhar o esqueleto da estátua, porém, ela deveria ser flexível para aguentar os ventos fortes que a região enfrentava.
A conclusão da estátua aconteceu apenas em 1884. Ela foi desmontada e embarcou para os EUA para ser montada no lugar definitivo. Em 28 de Outubro de 1886, milhares de pessoas assistiram à cerimônia de inauguração do monumento.
AS CURIOSIDADES SOBRE A ESTÁTUA:
>O monumento veio em partes da França e montado nos EUA. Sua inauguração aconteceu quase 100 anos após a ideia de sua homenagem.
>Em sua construção foram utilizados mais de 125 toneladas de aço, 31 toneladas de cobre e mais de 27 mil toneladas de concreto fundido.
>Em sua coroa constam mais de 25 janelas que representam os raios que brilham no sol.
> Ela mede 92,99m de altura. A cabeça 5,36m e o nariz 1,37 m
>Os setes raios de sua coroa representam os sete mares e sete continentes. Já a tocha significa a luz e a luminosidade e foi substituída em 1986.
<E por último, um acontecimento de triste memória: No dia 11/11/11, dois aviões comerciais  passaram pelo Rio Hudson, contornaram a Estátua (como mostra a foto) e foram se chocar contra As Torres Gêmeas. no mais ousado  ato terrorista da história. (Por coincidência, à esq. da estátua, a imagem de um voo de rotina
 

terça-feira, novembro 04, 2014

"A Mente e suas Emoções"

 
Tristeza dura mais que outras emoções
De um conjunto de 27 emoções, a tristeza mostrou-se a mais duradoura, ao passo que vergonha, surpresa, medo, nojo, irritação, alívio e, curiosamente, o tédio, geralmente não duram mais do que uns poucos instantes.
De fato, o tédio está entre as emoções cuja experiência é uma das mais curtas.
Philippe Verduyn (Universidade de Leuven - Bélgica) e Saskia Lavrijsen (Universidade de Amsterdã - Holanda), responsáveis pelo estudo, afirmam que isto significa que mesmo que o tempo pareça passar lentamente quando se está entediado, um episódio de tédio normalmente não dura muito tempo.
Eles descobriram que as emoções que duram um tempo mais curto são tipicamente desencadeadas por eventos que têm relativamente pouca importância. Por outro lado, as emoções de longa duração tendem a ser causadas por eventos que têm fortes implicações para as preocupações mais significativas da pessoa.
Isto pode explicar, por exemplo, porque você pode se sentir triste até 240 vezes mais tempo do que sentir vergonha, surpresa, irritação - ou tédio.
Ocorre que a tristeza frequentemente anda de mãos dadas com eventos de grande impacto, como a morte de algum ente querido ou acidentes. "Você precisa de mais tempo para meditar a respeito e lidar com o que aconteceu para compreender totalmente a situação," afirmam os dois pesquisadores.
Tempo e emoções
O tempo de duração pode ser o único elemento capaz de diferenciar entre emoções muito semelhantes. Por exemplo, a culpa é uma emoção que persiste por muito mais tempo do que a vergonha, enquanto a ansiedade permanece mais tempo do que o medo.
"A ruminação é o determinante central do por que algumas emoções duram mais tempo do que outras. As emoções associadas a altos níveis de ruminação vão durar mais," disse Verduyn, explicando o papel que os pensamentos constantes e repetitivos têm sobre a experiência de emoções positivas e negativas.

sexta-feira, outubro 31, 2014

"Celular também nas alturas"

Agora você poderá  usar celulares e computadores durante o voo
 Com as novas normas, passageiros poderão ligar e acessar a internet quando o avião estiver em terra e também no ar
 Não podemos deixar de reconhecer os avanços tecnológicos das últimas décadas. Mas convenhamos, há momentos em que repudiamos certas tecnologias, como o celular por exemplo. Ele invade nossos lares, o trânsito nas cidades, consultórios médicos, interrompem conversas importantes e por ai afora. Até agora só havia um lugar para nos refugiarmos deles. Dentro de um avião (em voo). Mas o celular  que chegava a grandes distâncias, agora também, está sendo liberado para atingir o céu. 
É que as companhias aéreas agora podem pedir autorização para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e liberar o uso de equipamentos eletrônicos, incluindo celulares, tablets e câmeras fotográficas, durante todo o voo.

De acordo com Instrução Suplementar nº 91.21-001, para conseguir a liberação, as empresas devem cumprir requisitos exigidos em normativos da Anac, que assegurem que a utilização de eletrônicos a bordo não causará interferências nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves.

Contudo, não será permitido o uso de equipamentos que possuam antenas transmissoras ou com modo de transmissão ativado. 
Atualmente, o uso de eletrônicos a bordo possui limitações, como a proibição do uso de celular durante todo o voo. Com as novas normas, os passageiros poderão ligar e acessar a internet quando o avião estiver em terra e usar os dispositivos em 'modo avião' no ar. 
 

terça-feira, outubro 28, 2014

"A saúde sob risco"

 
Agrotóxicos:dúvidas, evidências e desafios
O Instituto Nacional de Câncer abre suas portas para discutir grave problema de saúde pública: a relação entre agro-químicos e carcinogênico.

Especialistas discutem, em seminário no Inca, os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e as evidências causais entre o seu uso e o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. 
Falar mal de agrotóxicos soa um tanto clichê. Mas, se você acha que isso é coisa de natureba, bicho-grilo ou ecochato, talvez seja hora de rever sua posição.
Afinal, não foram apenas ambientalistas impertinentes os que declararam guerra ao uso indiscriminado – e por vezes irresponsável – de agroquímicos em nossas lavouras. Instituições públicas de peso, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já afinaram os seus discursos para dizer à sociedade que agrotóxicos são, de fato, uma ameaça real ao equilíbrio dos ecossistemas e, principalmente, à saúde humana.
Eis que uma nova voz soma-se ao coro dos ‘insatisfeitos’. Dessa vez, foi o Instituto Nacional de Câncer (Inca) que, além de aderir à ‘Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida’, abriu suas portas para o 1º Seminário Agrotóxicos e Câncer, realizado no Rio de Janeiro no início deste mês.
A CH On-line esteve presente e registrou na vídeo-reportagem abaixo alguns momentos e reflexões do encontro. O vídeo dá sequência à reportagem publicada na Ciência Hoje em setembro passado, que trouxe à baila a generosidade do mercado brasileiro em relação a produtos tóxicos já banidos em diversos países. Fonte: 



sexta-feira, outubro 24, 2014

"Ciência"

NEUROCIÊNCIA - Voluntários "saem de seu corpo" 
Realidade virtual reproduz intrigante fenômeno da mente humana
<Nesta foto, o neurocientista Henrik Ehrsson induz em um voluntário a experiência de "sair de seu corpo". Com óculos 3D, o participante enxerga uma imagem de suas costas, filmadas por duas câmeras atrás de si. O pesquisador estimula o peito real e o peito virtual do voluntário, que sente como se estivesse vendo seu corpo de fora.
A ciência deu um passo importante para explicar um intrigante fenômeno da mente humana: o caso de indivíduos que afirmam ter tido a sensação de “sair de seu próprio corpo" e enxergá-lo de fora. Com a ajuda da tecnologia de realidade virtual, cientistas conseguiram reproduzir esse fenômeno em laboratório. Os resultados ajudam a entender como construímos a consciência de nosso corpo e podem ter aplicações futuras na medicina, na indústria do entretenimento e em outras áreas. Relatos de indivíduos que afirmam ter “saído de seu corpo” não são novos na ciência. Esse tipo de experiência parece estar associado a um funcionamento anormal do cérebro: o fenômeno pode ocorrer em decorrência de acidentes vasculares cerebrais, de crises de epilepsia ou do consumo excessivo de drogas. No entanto, a neurociência não tinha até aqui uma explicação convincente para o fenômeno. Isso pode mudar com a publicação de dois artigos publicados há algum tempo na revista Science .
Em um deles, o neurocientista sueco Henrik Ehrsson, em trabalho feito na Universidade  de Londres (Inglaterra), apresenta um método para induzir experimentalmente esse fenômeno em indivíduos saudáveis. Um participante fica sentado em uma cadeira, munido de óculos de visão tridimensional usados comumente em aparelhos de realidade virtual. Cada uma das lentes reproduz as imagens transmitidas por duas câmeras atrás desse indivíduo, filmando suas costas.
O intuito do aparato era investigar se os voluntários poderiam perceber o corpo que estavam enxergando como o seu próprio. Para isso, o neurocientista estimulou, com um bastão de plástico, o peito do participante, ao mesmo tempo em que simulava tocar, fora do campo de visão das câmeras, a região em que deveria estar o peito do corpo virtual que os voluntários estavam enxergando (na foto). O resultado confirmou a hipótese do pesquisador: em questionários respondidos após dois minutos de estímulo, os participantes relataram que haviam percebido o corpo que estavam vendo pelos óculos como o seu próprio, como se tivessem se enxergando de fora. A sensação não foi percebida quando o toque no peito real e no peito ilusório dos participantes não era feito de forma simultânea. Os resultados mostram que a resposta foi mais intensa nos casos em que o estímulo ao peito real e ao peito ilusório havia sido feito de forma simultânea, ou seja, os voluntários reagiram como se o próprio corpo fosse atingido pelo toque

quinta-feira, outubro 23, 2014

"Se inveja matasse ..."


 Estes são os 10 países mais felizes do mundo 
Esta pesquisa revela qual o grau de felicidade da população. Quais os fatores que medem a felicidade de um povo? A situação econômica, o acesso à educação, o sistema de saúde, a liberdade política e religiosa, a estabilidade financeira, a qualidade profissional ou mesmo os relacionamentos pessoais?
1º lugar - Noruega- campeã da pesquisa! Vários motivos fazem da Noruega o país  mais feliz do mundo: Veja e compare: Economia estavel, baixíssima taxa de desemprego e governo aprovado pela população.                                                                                 >>>Fotos: (1a.)- Cidade de Bergen, no início da noite; e (2a.) Fiorde de Voringsfossen (ambas na Noruega)

Em 2º lugar - DINAMARCA - Motivo principal a sua estabilidade econômica e pela estabilidade econômica e prosperidade empresarial; -AUSTRÁLIA - Cujo o principal fator é a felicidade de seu povo e o acesso a educação de qualidade; 4º -NOVA ZELÂNDIA -Feliz por valorizar a liberdade de expressão, religiões e orientações políticas de seu povo; 5º - SUÉCIA - Baixa criminalidade, fruto de uma segurança muito atuante; 6º CANADÁ - Grande  satisfação do povo com seu governo,  além da segurança eficiente e educação de alta qualidade; -7º lugar - FINLÂNDIA - Motivo: possui a melhor distribuição de renda do mundo; - 8º - SUIÇA- Seu povo feliz é porque aprova seus governantes e a plena democracia;- 9 - HOLANDA - A felicidade dos holandeses se dá principalmente pela solidariedade de seu povo e a qualidade de vida e 10º lugar - ESTADOS UNIDOS - Motivos: Os americanos amam o seu país e por ser um lugar de ótimas oportunidades.  
De acordo com esta pesquisa feita pelo Instituto Internacional Legatum, os países mais felizes do mundo se concentram na Europa como a Noruega que ficou em primeiro lugar. Além dos países europeus, os Estados Unidos também entraram na lista, ficando em décimo lugar. O Brasil ocupa o 42º lugar. (depois de domingo) pode descer ainda mais. 




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