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terça-feira, agosto 05, 2014

"Trágica estatística da aviação mundial"

13 maiores acidentes em número de vitimas

(1º em número de vítimas)- Em 27 de março de 1977 - Dois jatos jumbo (foto) colidiram na pista de aterrissagem do aeroporto de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Eles foram desviados porque o aeroporto de destino de ambos, Las Palmas, foi fechado após a descoberta de uma bomba. Resultando a morte de 520 pessoas. 2º)-12 de agosto de 1985 - Um Boeing 747 da Japan Airlines perdeu as funções do controle de voo primário devido a uma ruptura no sistema de pressão e chocou-se contra uma montanha no Japão.-349 mortos. 3º)-12 de novembro de 1996 - Um avião que ia do Cazaquistão para Deli, na Índia, chocou-se no ar com um voo da Saudi Arabian Airlines que saia da capital indiana para a Arábia Saudita. 346 mortos. 4º)-3 de março de 1974 - Um DC-10 da companhia aérea Türk Hava Yollari que ia de Istambul para Paris e Londres, caiu por uma pane após pousar na capital Francesa, reabastecer, embarcar mais passageiros e partir para a Inglaterra. 329 mortos. 5º)-23 de junho de 1985 - Boeing 747 da Air-Índia cai perto da costa da Irlanda depois da explosão de uma bomba em sua fuselagem. 301 mortos. 6º)-19 de agosto de 1980 - Um jato L-1011 da Saudi Arabian Airlines explode durante pouso de emergência em Riad devido a fogo no compartimento de carga. 290 mortos. 7º)-17/julho/2014Boeing 777 da Malasya Airlines,abatido na zona separatista da Ucrânia. 298 mortos. 8º)-3 de julho de 1988 - Um Airbus A-300 da Iran Air foi derrubado por um porta-aviões norte-americano sobre o Golfo Pérsico. 275 mortos. 9º)-19 de fevereiro de 2003 - Um avião da Força Aérea da Guarda Revolucionária Iraniana chocou-se com um pico das montanhas de Sirach. 271 mortos. 10º)- 25 de maio de 1979 - Um DC-10 da American Airlines caiu pouco depois de decolar de um aeroporto de Chicago devido a um problema na asa esquerda. 269 mortos. 11º)-01 de setembro de 1983 - Um Boeing 747 da Korean Air Lines foi derrubado por um caça soviético após entrar no espaço aéreo da União Soviética, perto da ilha Sakhalina- 271 mortos. 12º)-25 de maio de 1979 - Um DC-10 da American Airlines caiu logo após decolar de um aeroporto de Chicago devido a um problema na asa esquerda. 269 mortos. 13º)-08 de março de 2014 - Com a aparecimento de possíveis partes do Boeing-777-200, da Malasya Airlines, que fazia a ligação entre Kuala Lumpur/Pequim na China, com 239 ocupantes. Se esses se indícios confirmarem que são mesmo da aeronave misteriosamente desaparecida, há cinco meses, esse acidente passaria a ocupar exatamente esta 13a. posição pelo numero de perdas de vidas humanas.

segunda-feira, agosto 04, 2014

"Teste de Geografia"

Por que há tanto petróleo no Oriente Médio?
Estação de Petróleo na Arábia Saudita
Porque a região passou por vários processos naturais que favoreceram o acúmulo desse óleo chamado de ouro negro. Há 40 milhões de anos, o movimento das placas tectônicas - gigantescos blocos de rocha sobre os quais se assentam oceanos e continentes do planeta - contribuiu para o fechamento dos oceanos primitivos da região. Essa água evaporou e minúsculos vegetais marinhos se depositaram no fundo dos mares. Por meio de decomposição - e também de aumento na pressão e na temperatura -, o material orgânico desses micro organismos deu origem ao petróleo. A sorte do Oriente Médio é que lá cada uma dessas etapas aconteceu no tempo geológico mais adequado. Além disso, o choque entre as placas teve outro efeito. "A Península Arábica se desprendeu da África e se deslocou para o norte. A colisão entre as placas Arábica e Eurasiana criou muitas dobras nas camadas do subsolo onde o petróleo se deposita", afirma o geólogo Peter Szatmari, da Petrobrás.
Nesses enormes reservatórios subterrâneos, o petróleo ficou armazenado entre grãos de areia e rochas sedimentares - materiais que, no Oriente Médio, são abundantes e muito porosos, deixando o petróleo fluir com facilidade. Outro fator importante: o óleo não escapa do subsolo graças a uma camada impermeável de sal - também originada da evaporação dos mares antigos -, que funciona como uma tampa protetora. Como se não bastasse, tudo isso ainda está aliado a outra vantagem: o clima seco. "Com ele, há pouca possibilidade de que água e bactérias rompam a camada de sal, penetrem no solo e contaminem o óleo", diz Peter.
A casca terrestre é feita de imensos blocos de rocha chamados placas tectônicas. No Oriente Médio, duas delas se mantêm em choque uma com a outra: a placa Arábica e a Eurasiana. Essa colisão cria, no subsolo, vãos que acabam se transformando em reservatórios de petróleo

sábado, agosto 02, 2014

---FS---"MARAVILHAS DO BRASIL (8)

LENÇÓIS MARANHENSES
Uma das principais maravilhas naturais do mundo
Fotos: (1) - A vista de Lençóis e de tirar o fôlego; (2) - Lagoa da Gaivota, a mais bonitas de Lençóis; (3) -A natureza exuberante no Delta do Parnaíba, e (4) - O Parnaíba é o único Delta em mar aberto das Américas. O Parque Lençóis Maranhenses, foi eleito por internautas brasileiros, como uma das principais atrações turísticas brasileiras, numa enquete realizada  pela Revista Época. Também foi selecionada na árdua a tarefa como uma da três representantes do Brasil em certame promovido por um Grupo Suíço que organizou escolheu as 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Só não ganhou porque das três representantes do Brasil, foi  vencida por duas belas concorrentes, o Rio Amazonas e Foz do Iguaçu. Mesmo assim, Lençóis figura entre  as maiores maravilhas naturais de todo o Planeta.. O Parque Nacional dos Lençóis, é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, formado ao longo de milhares de anos da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.Vamos votar neste e nas demais maravilhas que representam as nossas riquezas naturais.

terça-feira, julho 29, 2014

"Uma revelação surpreendente"

                               DO CHÃO PARA A MESA
 A história da mesa de refeições seguiu paralelamente à evolução do homem
O primeiro impulso para a criação da mesa foi o gesto de tirar a comida do chão. A partir daí, adotar um pedaço de pedra como apoio era o ensaio para o futuro móvel. Com o uso da madeira, a peça foi ganhando formas elaboradas e se tornou importante elemento da casa. Sua história segue a evolução social do homem – dos nômades, que carregavam a mobília, até a tecnologia atual. As primeiras mesas de refeição de que se tem registro eram do Egito e da Grécia antiga. Os egípcios ricos comiam em modelos circulares de três pés e os gregos em peças pequenas sobre um pedestal. Mas no resto do mundo o hábito era comum.
O quadro da Última Ceia, uma das obras que celebrizou Leonardo Da Vinci, não aconteceu diante de uma mesa como se conhece. O costume era sentar-se em almofadas e comer com os pratos no chão.
Assim foi até a Idade Média, quando se começou a colocar tábuas sobre suportes dobráveis, o que permitia fazer as refeições em qualquer cômodo. Foi na Inglaterra, no final do século XIV, que os carpinteiros criaram peças pequenas que se expandiam com tábuas embutidas e modelos com laterais dobráveis. Os tampos tornaram-se menos pesados e as pernas mais graciosas. No século XIX, a nobreza passou a reservar um ambiente para as refeições. Colocar a mesa no centro de uma sala simbolizava riqueza.
Hoje, as mesas privilegiam materiais leves e modernos, como alumínio, vidro e ferro, práticos de limpar e conservar. As formas foram simplificadas, mas sempre com estilo.

quarta-feira, julho 23, 2014

"O gigante dos Oceanos"


Veja a maior embarcação do mundo sendo lançada ao mar

O maior casco de navio já construído no mundo foi lançado recentemente para fora da doca, mas a dona da embarcação divulgou estas imagens desse grande momento. O Prelude foi lançado ao mar no estaleiro Samsung Heavy Industries (SHI) em Geoje, Coréia do Sul.  O momento ocorreu depois de 14 meses de construção. De acordo com a Royal Dutch Shell, detentora da embarcação, o navio será capaz de transportar a mesma quantidade de litros que 175 piscinas olímpicas juntas.
Com 488 metros de comprimento, esta embarcação é maior que a Casa de Ópera de Sidney, o London Eye, o Taji Mahall e a Torre Eiffel. A  empresa deve ancorar a embarcação a 200 km da costa da Austrália, com objetivo de atender o crescente mercado asiático em um projeto de referência que deverá custar cerca de US$ 10 bilhões. O projeto do campo de Prelude deve operar apenas em 2017, quando será capaz de produzir 3,6 milhões toneladas de gás liquefeito em um ano. De acordo com a Shell, 600 engenheiros trabalham no projeto de instalação do navio. A embarcação, de 93 metros de altura, utiliza 6.700 propulsores e chega a  retirar 50 milhões de litros de água do oceano por hora para ajudar a resfriar o gás natural. A expectativa é de que ficará na costa australiana entre 20 e 25 anos para desenvolver o projeto.
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