/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, junho 21, 2013

Uma ilusão que pode levar a pobreza

FUTEBOL: POUCOS RICO$ E FAMOSOS, MILHARES POBRES E ESQUECIDOS
Esta faixa atrás do gol, ilustra bem o titulo desta matéria: Enquanto Ronaldinho (o fenômeno) está cada vez mais rico, o São Cristovão de Futebol e Regatas, clube que o revelou sente o gosto amargo do quase total abandono para quem viveu um passado de glorias. Esse exemplo serve para inúmeros jovens que sonham com carreiras milionárias e ao se transformarem em grandes estrelas, como o próprio Ronaldo, Kaká, Robinho, Lucas, Neymar e tantos outros. Esses jovens, vivem pensando na fama, nos carrões de luxo, em palacetes, em lindas mulheres e muita badalação, esquecem-se porém, que a grande maioria, que é quase a total, vive na pobreza e acabaram sem outra opção. E por que isso? Por que a mídia só foca os grandes clubes, enquanto os outros acabam no ostracismo como o São Cristovão, que ainda possui um campo de futebol na Rua Barirí-RJ, já deteriorado e das lembranças de sua história. Tomamos este clube por exemplo, porque hoje está na UTI, e se ainda sobrevive  é graças a um pequeno grupo de apaixonados que lutam para que o caixão não seja fechado. Outros não resistiram e já fecharam e poucos ainda lutam para não fechar. Infelizmente as nossas mídias vivem iludindo milhares de jovens sonhadores, mostrando só os grandes clubes, os grandes craques, os estádios cheios, dinheiro a rodo, lindos carrões e mulheres sedutoras. Esquecem de mostrar também o submundo do futebol. Como vivem seus jogadores e suas famílias. Jovem: Procure observar tudo isso, e seja honesto com você mesmo. Não é crime procurar uma escolinha de futebol e tentar a sorte, mas veja se você reúne condições para no futuro ser um grande jogador (que só uma minoria consegue alcançar o estrelato), o restante não passa de eternos sonhadores. Tenha coragem: Pare enquanto é tempo! E procure  iniciar uma carreira que melhor se ajuste a você e que lhe garanta um bom futuro, mesmo sem fama e até vivendo no ostracismo.  Em resumo, uma profissão que lhe possa dar e a sua família uma vida digna, sem ostentação. E se um dia vier a se casar, lembre-se que provavelmente estará ao seu lado uma companheira de verdade, que só pensa em gostar de você, não da sua fama, no seu dinheiro e no seu prestígio. Certamente você não vai deparar com uma Maria Chuteira, que casa amando a sua fama, o seu dinheiro e  muita badalação compartilhada(com as devidas exceções). Não custa ser honesto com você mesmo e refletir. Se você tem tudo para ser um craque, vai em frente e boa sorte...            A agonia do São Cristovão                                                                                         
 Um clube que já foi querido por muitos quando fundado há 104 anos. Seu título carioca foi conquistado em 1926. Hoje o clube  vive de suas memórias, como o começo da década de 90, quando acolheu e formou o maior artilheiro das Copas do Mundo, o atacante Ronaldo (foto com a camisa do clube). Apesar do destaque na sala de troféus, as lembranças sofrem com a modesta estrutura do clube, que luta pela sobrevivência após cair para a terceira divisão do futebol Carioca. A falta de recursos financeiros pode ser comprovada em pequenas situações. como a deterioração do seu campo de futebol. Sem outros bens disponíveis, o clube chegou a ter um cortador de grama avaliado em mil reais penhorado em uma ação trabalhista, junto de três aparelhos de musculação. Mesmo juntas, as máquinas têm valor de mercado em torno de R$ 5.500.

quinta-feira, junho 20, 2013

Congonhas um risco permanente...

          ESTA TRAGÉDIA PODE SE REPETIRInvestigadores de acidentes aéreos dizem que problema de Congonhas- São Paulo, o mais movimentado aeroporto do Brasil, é a falta de área de escape. Para Peter Ladkin, da Universidade de Bielefeld, e Kenneth Funk 2°, da Estadual de Oregon, o local precisa de mudanças radicais. Isso foi dito há seis anos, após o acidente com o Airbus da TAM, matndo 199 pessoas ao pousar na pista de Congonhas. Você sabe se  alguma coisa mudou?
Sejam quais tenham sido as conclusões das nossas políticas autoridades, de uma coisa temos certeza: a maior catástrofe da história da aviação brasileira, na opinião dos renomados investigadores, fez ressurgir velho provérbio chinês: "Uma imagem vale  mais do que mil palavras" Basta ver este Airbus preparando-se para o pouso no aeroporto de Congonhas passando espremido entre alguns edifícios.
 <<<Ao lado, a fotomontagem da aeronave da TAM que fazia o voo 3054, procedente de Porto Alegre com destino a    São Paulo. Era um  voo com o Airbus A320-233, prefixo PR-MBK, na noite de 17 de julho de 2007. O aparelho ultrapassou o fim da pista 35L de Congonhas durante o pouso, vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista 17R, no lado oposto da avenida Washington Luis que delimita o aeroporto. Estavam no equipamento 187 pessoas; não houve sobreviventes. Houve ainda outras doze mortes no solo. O voo 3054 é o pior  acidente aéreo da história da nossa aviação. Segundo conclusão óbvia dos citados técnicos norte americanos, a situação de Congonhas é esta: "Aviões vão continuar a sair da pista, como acontece todo ano ao redor do mundo. A pergunta óbvia é esta: "O que vocês vão fazer? Culpar os suspeitos de sempre, equipe, sistemas computadorizados, controle do tráfico aéreo, nada disso muda a situação", provoca Ladkin. Funk conclui com esta indagação: "Acidentes podem acontecer novamente, mesmo que mudanças sejam feitas na pista". O problema de Congonhas, segundo os pesquisadores, "é a falta de área de escape."

quarta-feira, junho 19, 2013

E a população cresce...

     ONU ADVERTE:
           EM 15 ANOS FALTARÁ ÁGUA PARA 60% DO MUNDO!
Dentro de 2o anos, a uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma. Segundo a FAO, o consumo de água dobrou em relação ao crescimento populacional no último século. Pouco mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, disse Pasquale Steduto, diretor da unidade de gerenciamento dos recursos hídricos da FAO. Segundo ele, mais de 2,5 bilhões não têm saneamento básico adequado. Steduto pediu maior esforços nacionais e internacionais para proteger os recursos hídricos do planeta. A irrigação para cultivos agrícolas atualmente responde por mais de dois terços de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Em várias partes do mundo, agricultores que tentam produzir alimentos suficientes e obter renda também enfrentam estiagens sistemáticas e crescente competição por água. O que os agricultores têm que fazer, diz a FAO, é armazenar mais água da chuva e reduzir o desperdício ao irrigar suas plantações. "A comunidade global tem conhecimentos para lidar com a escassez de água. O que é necessário é agir", afirma a agência das Nações Unidas.
Acompanhe no Gráfico o desperdício domiciliar:











terça-feira, junho 18, 2013

Voar é seguro mesmo?


Possibilidade de um avião cair por turbulênciaTEMPO RUIM: Um avião da empresa Qantas, da Austrália, (visto no canto direito baixo da foto), contorna uma nuvem de tempestade. Os pilotos desviam da rota para escapar do núcleo dessas nuvens. Por que o voo 447 da AF não teria desviado o necessário de uma delas?
Depois da queda do Airbus da Air France, em junho de 2009, surgiu mais uma  preocupação para aqueles passageiros que têm medo de voar: Nome: turbulência. Nome que é dado à movimentação do ar em grandes altitudes e que faz com que o avião balance. Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças na pressão acontecem o tempo todo, mas quando são previsíveis, o piloto pode fazer ajustes na aeronave para se adaptar a elas – como mudar a potência das turbinas ou a posição dos flaps. Quando a mudança é de uma hora para outra ou quando acontecem muitas variações seguidas, não há como adaptar a aeronave e a pressão faz com que ela balance. Para entender porque isso acontece, é preciso levar em consideração que o avião se mantém no ar graças à força de sustentação, criada pela passagem de ar pelas asas do avião. Quando acontece uma mudança na velocidade do ar, a sustentação também varia, fazendo o avião ficar instável.
E por que acontecem as turbulências? A causa mais comum de uma turbulência são as nuvens de chuva. "Dentro dessas nuvens há grande variação de pressão. O ar está virando em redemoinhos e variando sua velocidade em todos os sentidos, o que causa uma grande turbulência", também podem acontecer turbulências em áreas de céu limpo, quando acontecem as chamadas tesouras de vento. Nesse caso, pode ter massas de ar que sobem por conta de mudanças de temperatura ou pressão. Essas massas podem atingir o avião, mudando sua sustentação. A passagem de aviões grandes também causa uma mudança na velocidade dos ventos, criando a chamada esteira de turbulência, que afeta aviões que passem pela mesma região logo na sequência. Isso normalmente acontece na hora dos pousos e decolagens e, por isso, o controle de voo precisa ficar atento para evitar acidentes. Em geral, as turbulências são previstas pelos radares, que conseguem detectar mudanças na densidade do ar. Assim, o piloto sabe a intensidade da turbulência que terá de enfrentar, se tenta escapar dela ou se segue em frente. "Normalmente, o que o piloto faz em uma zona de turbulência é desengatar o piloto automático e diminuir a velocidade, já que a turbulência é pior quanto maior a velocidade da aeronave. Atualmente, o aquecimento global está modificando também a temperatura na atmosfera e, consequentemente, criando mais áreas de turbulência. Mas o engenheiro aeronáutico afirma que não há motivo para se preocupar. "Uma turbulência pode derrubar uma aeronave, mas para isso tem que ser muito forte. Os aviões são dimensionados para resistir maiores intempéries do que estatisticamente acontecem. A única regra a seguir é não enfrentar a natureza. Ou seja, nunca entrar em uma zona proibitiva, em que já se sabe que haverá mais turbulência do que o avião poderá suportar.

segunda-feira, junho 17, 2013

---FS--- A Revolta do Nosso Planeta...1

CIENTISTAS LOCALIZAM ICEBERG ANTÁRTICO PERTO DA AUSTRÁLIA
Foto e texto enviados por (Bruno Antonio de Houston-TX), mostram iceberg gigante na costa da ilha Macquarie, localizada na metade do caminho entre Antártida e Austrália. O bloco de gelo tem 500 metros de comprimento e cerca de 50 metros de altura.
E muitas autoridades ainda não tratam com a devida seriedade, os sinais de alerta que a cada dia mostrados pela natureza. Para se ter uma pequena ideia do efeito estufa, basta esta matéria, na qual, um grupo de cientistas australianos acaba de anunciar,  revela o descobrimento de um iceberg de 500 metros de comprimento a cerca de oito quilômetros da ilha de Macquarie, situada entre a Austrália e a Antártida. O investigador da Divisão Australiana da Antártida, Neal Young, afirma que outros iceberg foram levados em direção ao norte pelas correntes oceânicas, mas nunca tinham se aproximado tanto da ilha, onde as águas são mais quentes. Young indicou que o bloco de gelo, de cerca de 50 metros de altura, faz parte provavelmente de outros icebergs maiores que se desprenderam da crosta antártica entre 2000 e 2002. O iceberg foi localizado na parte setentrional da ilha, localizada a cerca de 1.500 quilômetros ao sul da região australiana da Tasmânia. Os cientistas opinam que a massa de gelo se romperá e se derreterá rapidamente em sua ascensão em direção ao norte.

sexta-feira, junho 14, 2013

Seguro morreu de velho...

QUE TAL VOAR DENTRO DE CASA ?
Simuladores atraem amantes de aviões e pilotos de verdade
Já Imaginou construir um simulador de avião dentro de casa? Pois foi exatamente o que Matheus Shil resolveu fazer. Já o brasileiro Maurício Catelli (citado neste artigo), preferiu optar por um simulador pronto, e "voar" a partir da sala de sua casa.     Voar sempre exerceu fascínio no homem, e muitas pessoas ao redor do mundo resolveram transformar em realidade essa paixão, pelo menos no mundo virtual, "voando" dentro de casa, com o auxílio de sistemas simuladores.O administrador de empresas Maurício Catelli, 39, tem mais de 2.000 mil horas de voo. A paixão por aviões começou desde cedo por causa do irmão, que era piloto. "Não segui a profissão porque não tinha mais tempo para começar os estudos e não queria ficar longe de minha família", explica. Catelli, entretanto, não deixou de fazer o que gosta. Voa diariamente no computador num simulador de voo. Ele investiu cerca de R$ 60 mil em uma réplica de um cockpit de um Boeing-737/800 instalado num cômodo de sua casa. Posso fazer voos longos todos os dias e, quando termino, já estou em casa", afirma.                                                                               PONTO DE ENCONTRO--A comunidade brasileira Aero Virtual, tem cerca de 10 mil cadastrados, é um dos lugares onde se reúnem os pilotos virtuais. "No nosso fórum, trocamos ideias sobre sobre os simuladores e também sobre a aviação real", explica o administrador da comunidade, Vanderlei Schiavolin. Além do fórum e das notícias, o site oferece cerca de 200 downloads gratuitos de cenários, de pinturas de aviões, de utilitários e de vídeos. "Muitos jovens que simulavam ses voos, estudaram e, hoje, são pilotos de verdade. Eles agora publicam fotos e filmes de suas viagens", conta Schiavolin. Os pilotos virtuais voam em servidores do mundo todo, mas é no Ivao (www.ivao.br.com), sigla em inglês para Organização Internacional da Aviação Virtual, que eles podem simular trajetos reais, inclusive comerciais. No Brasil, há cerca de 9.000 membros ativos."No nosso servidor, há pessoas que são a torre de controle, que conversam com os pilotos e recebem seus planos de voo. Os pilotos devem seguir as regras assim como na vida real ou podem ser penalizados", explica Antonio Sebe, diretor da divisão brasileira da Ivao.

sábado, junho 08, 2013

---FS--- "Beija-Flor, um Capricho da Natureza"

                        CONHEÇA MAIS SOBRE ELE...Trochiliformes é uma ordem de aves que inclui apenas a família Trochilidae e os respectivos 108 gêneros, onde se classificam as 322 espécies conhecidas de beija-flor ou colibri. No Brasil, alguns gêneros têm outros nomes:rabos-brancos, gênero: Phaethornis,ou bico-retos, gênero Helio master.
No antigo sistema classificativo, a família Trochilidae integrava a ordem Apodiformes, juntamente com os andorinhões. Entre as características distintivas do grupo contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, 8 pares de costelas, 14 a 15 vértebras cervicais, plumagem iridiscente e uma língua extensível e bifurcada.
O grupo é originário das Américas e ocorre desde o  Alasca a Norte até a Terra do Fogo, no extremo Sul do continente, numa grande variedade de habitats. A maioria das espécies é tropical a subtropical e vive entre as latitudes 10ºN e 25ºS. A maior biodiversidade do grupo encontram-se Brasil e Equador que contam cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flor. Os troquilídeos estão ausentes do Velho Mundo, onde o seu nicho ecológico é preenchido pela família Nectarinidae.
Características físicas:
Os beija-flor são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. A maior espécie conhecida é o beija-flor-gigante da Patagônia, que, mesmo assim é de tamanho diminuto em comparação com outras aves, com 19 a 21 gramas de peso. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flor estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Consequentemente, o batimento cardíaco é muito acelerado, 1000 batimentos por minuto.

terça-feira, junho 04, 2013

AR-DIÁRIO :"Vulcão Sta. Helena"

 SANTA HELENA, E VESÚVIO INIMIGOS À ESPREITA UM RISCO PERMANENTE
Em Setembro de 2004, a montanha começou a mexer e ganhar vida novamente, com erupções que levaram cinzas a quilómetros de distância nas Cascades. (foto). Isso tem preocupado a costa Oeste dos Estados Unidos, especialmente as populações da Califórnia, no Pacífico. O Monte de Santa Helena e as montanhas vizinhas, inserem-se na Cordilheira Vulcânica das Cascatas, situada no noroeste dos Estados Unidos. Nesta região, o contacto convergente entre a placa Juan de Fuca, progressivamente sobreposta pela placa Norte Americana, gera uma zona de subducção responsável pelo aparecimento deste grupo de vulcões. Assim como a maioria dos vulcões terrestres, o vulcão do Monte de Santa Helena, teve a sua origem nos limites convergentes (ou destrutivos) das placas tectónicas, onde a crosta oceânica, devido à sua maior densidade, mergulha sob a crosta continental, formando uma zona de subducção.
Após 127 anos de inatividade, o vulcão entrou violentamente em erupção em maio de 1980, matando 57 pessoas. Após um tremor de 5,1 na escala Richter, o lado norte do monte entrou em violenta erupção provocando danos ambientais numa área de 550 Km2. A cinza emanada da erupção provocou problemas respiratórios nos habitantes até a distância de 1500 km do vulcão





O Imbatível Gigante dos Ares

 O MAIOR AVIÃO DA HISTÓRIA AVIAÇÃO                                                   No início dos anos 80, os Estados Unidos começaram a utilizar veículos espaciais recuperáveis, os chamados ônibus espaciais, com grande sucesso. Os soviéticos, inspirados por esse sucesso,  começaram logo a projetar seu próprio ônibus espacial, que foi batizado de ANTONOV AN-225A maior aeronave do mundo, e esta soviética, que voou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988. Designada pelo fabricante como Antonov An-225 Mriya, foi exposta orgulhosamente em exposição estática no Paris Air Show de 1989, em Le Bourget, e em voo no Farnborough Air Show em 1990. Mriya significa, em ucraniano, "sonho". Na sua função original, como transportador do ônibus espacial russo, o Buran, o Mriya executou 24 voos de teste. Entretanto, por essa época, a situação política e econômica da União Soviética, sob o governo de Mikhail Gorbachev, estava em franca deterioração, e a própria União Soviética estava chegando ao seu fim. Por fim, a União Soviética foi declarada oficialmente extinta em 31 de dezembro de 1991. O ambicioso programa dos ônibus espaciais russos não sobreviveu a esse fato, e o Buran, que tinha executado uma única missão orbital, em 15 de novembro de 1988, com o colapso soviético e o fim do programa do ônibus espacial russo, o Mriya foi considerado supérfluo e retirado de voo em 1994, mas manteve o honroso titulo de o maior avião já fabricado pelo homem, até os dias atuais. Seus motores foram removidos para equiparem os An-124 Ruslan em operação. Uma segunda aeronave An-225 teve sua construção abandonada em Kiev na Ucrânia, e pelos cinco anos seguintes as duas maiores aeronaves do mundo ficaram totalmente esquecidas. como mostram as fotos. Características do AN-225:  envergadura: 88,4m; altura: 18m; área das asas: 905m²; vel.máxima: 865km/h; dotado de 6 turbinas, e comprimento: 84m. Os atuais gigantes do ar são: o Boeing 747-8 e o Airbus A-380. Cada um tem 76m de comprimento, menos 8m em relação ao AN-225.

quarta-feira, maio 29, 2013

Titulo mundial indigesto

BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL NO USO DE AGROTÓXICOS
Colaborou: Bruno Antonio (Dallas-TX)
O Brasil, segundo estudo da consultoria alemã Kleffmann Group, é o maior mercado de agrotóxicos do mundo. O levantamento foi encomendado pela Associação Nacional de Defesa de Vegetal (Andef), que representa os Fabricantes de Defensivos Agrícolas, mostra que essa indústria movimentou há um ano US$ 7,1 bilhões, ante US$ 6,6 bilhões do segundo colocado, os Estados Unidos. Em 2011, a indústria nacional girou US$ 5,4 bilhões. Segundo Lars Schobinger, presidente da Kleffmann Group no Brasil. O consumo no País, vem crescendo a cada ano.
Veja os alimentos mais perigosos que ingerimos:
Acredite, até o aparente inofensivo pimentão, é o grande vilão desse excesso de agrotóxico que tem espaço em nossas mesas. Ele é o campeão do agrotóxico, entre os 17 produtos analisados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo o seu gerente de toxicologia José Agenor, o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo, desde 2.008, perfeitamente afinado com a pesquisa publicada acima. Depois do Pimentão, os campeões do agrotóxicos, são em contas redondas: Morango (36%), Uva (32%) a Cenoura (30%), e assim por diante. Em contrapartida, ainda vamos encontrar boas notíciais com relação, ao Arroz e o Feijão, que estão abaixo dos índices exigidos ou permitidos pela legislação, isto de certa forma nos tranquiliza um pouco. Em depoimento sobre este assunto, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, disse que: "os excesso e exageros de agrotóxicos é crime e já é caso de polícia". 

quarta-feira, maio 22, 2013

Astronomia

 
Água encontrada na Lua veio da Terra, revela a última pesquisa da Science. Saiba  como...
     Acesse: www.arquivosreporter.blogspot.com
Uma nova pesquisa realizada neste mês de maio indica que a água presente na Lua veio do impacto de um meteorito com a Terra, há 4,5 bilhões de anos. Ao analisar o hidrogênio de magma vulcânico encontrado no satélite, Alberto Saal e seus colegas descobriram que os isótopos são iguais aos encontrados na Terra, em condritos carbonáceos dos meteoritos mais antigos já registrados. Isto indica que o hidrogênio teria saído do nosso planeta, que, ao ser chocado por um meteorito, formou a Lua. O meteorito teria trazido a água para o Sistema Solar.
A teoria mais aceita para formação da Lua é que, enquanto a Terra ainda estava em formação, um grande objeto (aproximadamente do tamanho de Marte) atingiu o planeta, e o impacto lançou fragmentos de rocha no espaço -- o objeto se derreteu e se fundiu ao núcleo da Terra, já os fragmentos de rocha quentes se juntaram para formar a Lua. Agora, a água da Terra também parece ter ido para o satélite no passado, ao contrário do que se achava antes, que a água teria evaporado depois de tamanho impacto.
"A explicação mais simples para o que nós descobrimos é que havia água sobre a proto-Terra no momento do impacto gigante", disse Alberto Saal, geoquímico da Universidade de Brown e autor principal do estudo. "Alguma água sobreviveu ao impacto, e é isso que vemos na Lua."
Resposta da pergunta de ontem: "Como as ostras fabricam as pérolas?"
Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepérola, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas. A maior pérola do mundo, encontrada em abril de 2001, tem 6,2 cm de comprimento, 5,3 cm de largura e 3,0 cm de altura. A preciosidade pesa 169 gramas. Pergunta do dia: "Como funciona a "lanterna" do vaga-lume?" Resp.aman
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