/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, julho 21, 2011

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

História da queda do muro de Berlim Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões. No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético. Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.

O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar. Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro (mostrada na histórica foto). Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha.

terça-feira, julho 19, 2011

POR QUE O CARRO É MAIS BARATO...

...na Argentina, no Chile e em outros países? (Este Gol 1-Motion com airbags fabricado no Brasil, custa aqui em torno de 45 mil, no Chile 29 mil)
A (N.A.D.A) distribuidora com sede nos EUA, realizou recentemente um encontro para avaliar a diferença de valores comparativos de veículos vendidos em alguns países, que foi acompanhado pelos nossos colaboradores nos EUA. O Corolla por exemplo: Custa no Brasil U$ 37,5 mil; na Argentina U$ 21,6 e nos EUA U$ 14,5 mil. Outro exemplo revoltante é a diferença do Jetta: No México seu preço é de R$ 32,5 e no Brasil R$ 65,7 mil; O Gol-Motion com airbags fabricado no Brasil: No Chile custa R$ 29 mil, No Brasil em torno de R$ 45 mil; o Kia Soul fabricado na Coréia do Sul: No Paraguai custa U$ 18 mil e no Brasil U$ 65,7 mil.
Para nós consumidores, a principal razão de tanta diferença d
e preço, do mesmo carro no Chile é entendida pela diferença tributária e tarifária praticada em cada país. Nos baseamos baseamos no apetite voraz da nossa Receita Fiscal, cujos tributos estão entre os mais altos do mundo. Nossos colaboradores procuraram saber se há outros fatores além destes. Procuraram alguns dirigentes que pudessem esclarecer o “fenômeno”, alguns explicaram, mas não justificaram. Outros como o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, afirmou que câmbio pesa na composição do preço, mas acha que se o Brasil eliminasse os impostos o preço do carro para nós ainda continuaria mais caro do que em outros países, porque aqui se pratica o preço mais próximo da nossa realidade. “ Lá fora é mais difícil vender automóveis”, e citou que o nosso custo de vida é que é muito alto, e citou os sanduíches da Mcdonalds, os do Brasil são os mais caros do mundo”. Em seguida ouviram depoimentos de dois empresários que talvez conseguiram resumir o quadro, com estes depoimentos: Para Sérgio Habib, ex-presidente da Citroën, tem muita coisa errada no Brasil, além dos preços do carro. “Um galpão na China custa R$ 400 mil o metro quadrado, no Brasil custa R$ 1,2 mil”. “O frete Xangai e Pequim custa U$ 160,00 e de São Paulo a Salvador R$ 1,8 mil”.
Para Carlos Gomes, presidente da Peugeot Citroën, há no Brasil outro fator que pesa muito no custo final dos veículos. “As montadoras que se estabeleceram depois no Brasil, vieram para competir no mercado vendendo carros a preços mais baixos, mas são obrigadas a seguir o patamar determinado pelas líderes Fiat e Volkswagen, donas dos maiores volumes de venda e referência do mercado”.

sexta-feira, julho 15, 2011

BOGTUR INDICA>>>

UM MUSEU ARQUEOLÓGICO A CÉU ABERTO O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km.

A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. As características que mais pesaram na decisão da criação do Parque Nacional são de natureza diversa: - culturais - na unidade acha-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente). Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres (nas fotos), sendo os outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, são aldeias de ceramistaagricultores, são ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e, sítios arqueo-paleontológicos; - ambientais - área semi-árida, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas - a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco - com paisagens variadas nas serras, vales e planície, com vegetação de caatinga ( o Parque Nacional Serra da Capivara é o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas), a unidade abriga fauna e flora específicas e pouco estudadas. Trata-se, pois, de uma das últimas áreas do semi-árido possuidoras de importante diversidade biológica; - turísticas - com paisagens de uma beleza natural surpreendente, com pontos de observação privilegiados. Esta área possui importante potencial para o desenvolvimento de um turismo cultural e ecológico, constituindo uma alternativa de desenvolvimento para a região. Fotos: (1) Pedra Furada; (2) Uma formação de rara beleza; (3) As paredes de arenito, caracterisam o Parque. Fotos foram cedidas pelo blog: "Imagens do Piauí" Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade.

quinta-feira, julho 14, 2011

DOCUMENTÁRIO CULTURAL

NOS CONFINS DO BRASIL Fotos: (1) -Dunas móveis a cerca de 1,5km da costa atlântica, na altura do Farol de Albardão, município de Santa Vitória do Palmar (RS); (2) Arroios cortam dunas e praia, drenando a água doce dos banhados próximos.

Um documentário cultural está revelando ao público uma parte do litoral sul do país ignorada pela maioria dos brasileiros Belas imagens de um litoral solitário com paisagens naturais de rara beleza. Para o telespectador desavisado, pode parecer mais um daqueles clássicos filmes da National Geographic ou Discovery Chanel. Trata-se, no entanto, do primeiro documentário sobre o extremo sul da costa brasileira, dirigido pelo oceanógrafo Ulrich Seeliger, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Furg. Lançado em DVD, Litoral selvagem pretende vencer as fronteiras do universo acadêmico e cumprir uma importante função social: popularizar o conhecimento científico na área de oceanografia. Dunas móveis a cerca de 1,5 km da costa atlântica, na altura do Farol de Albardão, município de Santa Vitória do Palmar (RS).
Praias desertas, areias ao vento e dunas movediças compõem o cenário de uma história literalmente bonita por natureza, que se desenrola entre Rio Grande, a 312 km de Porto Alegre, e a barra do Chuí, a mais meridional cidade brasileira, n
a fronteira com o Uruguai. Espécies raras de animais e plantas, algumas ameaçadas de extinção, integram o elenco. A ação dos séculos sobre esse litoral singular é o agente da trama; o tempo é o protagonista. Todos esses elementos se harmonizam, dividindo espaço na tela e proporcionando uma peculiar experiência audiovisual. São 25 minutos de ciência, e de entretenimento também. Pode parecer pouco tempo, mas para que esses breves instantes se concretizassem foram necessários cinco anos de grande dedicação. O trabalho, finalizado em 2007, já circula principalmente no meio acadêmico e tem recebido muitos elogios. Seeliger conta que a realização do documentário foi um desafio. Isso porque, segundo ele, não basta ter disponíveis centenas de publicações acadêmicas sobre o tema. “Isso é inútil se não houver um bom resumo do assunto.” Foi justamente isso que ele fez: sintetizou décadas de estudos científicos em 78 frases utilizadas na narração do filme. O texto é de fácil entendimento por qualquer leigo. O projeto sugere um novo horizonte para filmes de divulgação científica no Brasil, ao transferir conhecimento acadêmico para meios populares. “Não há hoje nenhum mecanismo hábil para essa transferência”, sustenta Seeliger. “Até pouco tempo, nem se pensava nisso. Mas hoje o próprio CNPq reconhece oficialmente a importância dessa prática”, tanto que desembolsou boa parte dos R$ 300 mil necessários à sua realização. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul e a Furg também contribuíram.

quarta-feira, julho 13, 2011

ARQUIVO ESPECIAL...

AS PRIMEIRAS FOTOS


A primeira fotografia permanente do mundo feita por Joseph Nicéphore Niépce em 1826.

A fotografia não é a obra final de um único criador.Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta. Mas a primeira fotografia reconhecida (foto), é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.
A primeira fotografia colorida, tirada por James Clark Maxwell em 1861.

Os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia nem prevenir a cor de enfraquecimento. A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 (foto), pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, não chegou ao mercado antes de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfacolor em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.

terça-feira, julho 12, 2011

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

A traumática passagem da faixa presidencial
Ao se aproximar à transmissão de faixa de Fernando Henrique a Lula, vieram à tona os dias de tensão que precederam a passagem da faixa presidencial de Juscelino a Jânio Quadros. Foi criado em torno desse ato um verdadeiro clima de terror psicológico que poderia chegar à agressão física. Mauro Chaves (falecido recentemente), foi um experiente e bem relacionado jornalista, que publicou com detalhes, no Estado de S.Paulo, a tensão que essa transmissão produziu em em Brasília, em (31/01/1961).

JK PASSA A FAIXA A JQ
Preparava-se a posse de Jânio Quadros, após retumbante vitória, apesar do prestígio popular que desfrutava o construtor de Brasília, JK ouvira dizer o que Jânio pretendia fazer na hora da transmissão da faixa presidencial: Um discurso mostrando o estado em que se encontrava a Administração pública do País, com inflação descontrolada, corrupção, desorganização generalizada, e muito mais. Juscelino ficou acabrunhado ante a perspectiva de ser inteiramente desmoralizado, diante de uma quantidade imensa de jornalistas, do Brasil e do mundo inteiro. Pensou em não comparecer à transmissão da faixa ao seu destemperado sucessor. Mas logo desistiu da idéia, pois não era homem de fugir de situações e, durante toda a sua vida pública, fez ecoar a frase que se tornara antológica: “Deus poupou-me do sentimento do medo”. Então, ele teria de encontrar uma outra solução, mas qual? Que argumentos um recém-eleito presidente da República, em estado de graça e glória, com discursos que faziam o povo vibrar, chorar e tremer de emoção haveria de aceitar para não deixar seu adversário antecessor em situação de irremediável constrangimento? Juscelino pensou, pensou, passou a noite sem dormir, refletindo, mas não consultou ninguém, pois sabia que qualquer opinião poderia mais atrapalhar do que ajudar Até que chegou ao seguinte raciocínio: perante o País e o mundo, seria muito pior – e teria maior repercussão –, a desmoralização de um presidente que vai governar do que a de um que já governara. Então decidiu: se Jânio Quadros o “esculhambasse” à queima-roupa, na passagem da faixa simplesmente lhe desferiria um soco no rosto. Certamente, o escândalo seria estampado em todos os jornais do mundo – e dificilmente Jânio escaparia do epíteto “o presidente que apanhou na posse”. Tomada à decisão, Juscelino fez vazar para Jânio suas intenções, e o resultado foi que os dois discursos, acabaram sendo eleborados a quatro mãos (e negociados, linha a linha, pelos seus assessores. Sem tocar em inflação, corrupção ou desorganização, ao receber a faixa, Jânio homenageou o grande espírito democrático de seu antecessor. M.C.

sexta-feira, julho 08, 2011

FATO INÉDITO NO FUTEBOL

Portuguesa Santista um time contra o Apartheid --- A Associação Atlética Portuguesa, de Santos, mais conhecida como Portuguesa Santista, foi fundada em 1917. Foi uma das fundadoras da Federação Paulista de Futebol–FPF. Durante anos disputou com regularidade o Campeonato Paulista. Rebaixada para a 2ª. divisão, retornou a divisão principal como campeã em 1964. Atualmente, está no ostracismo disputando o Campeonato da 2a. Divisão. Depois de uma trajetória vitoriosa nos campeonatos das décadas de 1920 e 1930 (foi inovadora na construção do seu estádio, o Ulrico Mursa, nos anos 20: o primeiro a ter arquibancada de concreto e coberta na América Latina), seria no ano de 1950 que a Portuguesa Santista faria sua primeira excursão ao exterior, justamente em terras lusitanas, onde alcançaria uma campanha com cinco vitórias em sete jogos, marcando 17 gols e tomando apenas 7. Havia disputado partidas contra o Sporting de Braga, FC Tirsense, FC Porto, Vitória de Guimarães, Acadêmica de Coimbra, Sporting de Lisboa e EC Marítimo, na Ilha da Madeira.---A Portuguesa é um dos quatro clubes brasileiros FITA AZUL, titulo honorário concedido pela CBF, (conferido aos clubes que excursionam ao exterior sem sofrer derrota). Essa título foi conquistada na sua 2a. excursão no ano de 1959, quando a Santista, obteve 15 vitórias em 15 jogos, marcado 75 gols e sofrendo 10.
FATO INÉDITO NA HISTÓRIA DO FUTEBOL
Na verdade este clube foi o único a dar um pontapé no apartheid na Àfrica do Sul contra o racismo no esporte. Esses jogadores (foto) e outros que completavam a delegação, se uniram e não entraram em campo. Por causa desse ato a África do Sul foi banida de todos os tipos de modalidades esportivas pela FIFA. Além dessa medida, as relações diplomáticas entre Brasil e África do Sul ficaram estremecidas durante anos. Este fato ocorreu num amistoso contra um time da Cidade do Cabo, na África do Sul. Os jogadores estavam no hotel quando um dirigente local trouxe o recado: “Nossa política não permite jogadores negros na partida. Entrem apenas com os brancos”. A notícia chegou aos ouvidos de Dennis Brutus, presidente da Associação Esportiva da África do Sul, um branco que marcou a vida na luta contra o apartheid. Dennis havia criado a associação três meses antes, com a participação de Nelson Mandela, para combater o racismo no esporte. De imediato, o ativista enviou um telegrama para o presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek: “Soubemos que um time brasileiro, na Cidade do Cabo, está sendo impedido de contar com os seus jogadores negros para um amistoso contra um time local. Pedimos que o Brasil se levante contra o racismo. Queremos que o povo brasileiro mostre que não aceita o racismo”. JK entrou em contato com os dirigentes da Portuguesa, demonstrando apoio à equipe. Foi a primeira vez que o governo brasileiro se posicionou contra o apartheid sul-africano. O jogo foi cancelado. Em entrevista recente à tevê, Brutus, que morreu no fim de 2009, deixou um recado aos brasileiros envolvidos no episódio: “Muito obrigado por ter nos ajudado na nossa luta por Humanidade”.
Na foto1: A delegação da Portuguesa desembarcando em Santos, do navio holandês “Ruys”, em 11/06/1959. O time campeão foi recepcionado calorosamente por uma multidão na cidade. Os jogadores
desfilariam em carro de bombeiro pelas ruas de Santos, e aclamados como heróis.

terça-feira, julho 05, 2011

MAR PEDE ÁGUA...

MAR MORTO PEDE ÁGUA PRA NÃO MORRER
Desde o fim do século XX se imagina um canal até o Mar Morto para gerareletricidade. Agora, com a possibilidade de também salvar o Mar Morto, oprojeto se torna duplamente atrativo. Uma alternativa possível seria a construção de um canal entre o Mediterrâneo e o Mar Morto, projeto que já existe desde o o fim dos anos 70. No ano passado, porém, ficou claro que a solução do Mar Vermelho é a que as provavelmente vai vingar. Os governos de Israel, da Jordânia e a autoridade Palestina fecharam uma parceria para o sesenvolvimento de um estudo de viabilidade do canal que seria patrocinado pelo Banco Mundial a um custo estimado em 10 bilhões de euros. O projeto naturalmente preocupa os ambientalistas. Um temor é que a mistura com as águas do Mar Vermelho provoque no Mar Morto uma proliferação de algas que poderia se tornar incontrolável. O Mar Morto tem esse nome porque nenhuma espécie aquática consegue viver em suas águas, extremamente salgadas (na foto acima). Em contrapartida, ele serve de abrigo para dezenas de microrganismos encontado pelos cientistas, que o consideram um laboratório para o estudo da evolução. O declínio das águas do Mar Morto não impede que o turismo em muitos trechos de seu litoral. Nos últimos anos, os hotéis têm se multiplicado. O mesmo ocorre com os spas, que oferecem como grande atração os banhos de lama medicinal. Banhar-se nas praias do Mar Morto é também uma atração à parte- devido a sua alta sanilidade, a água é mais densa, o que possibilita aos banhistas boiar com muito mais facilidade do que em outras praias. As próprias crateras formadas pelo recuo constante das águas se tonaram uma uma nova atração turística. Os buracos nas margens do Mar Morto já somam 3 mil, e a curiosidade em torno deles atrai cada vez mais turistas.

sexta-feira, julho 01, 2011

BLOGTUR, INDICA>>>

O MARAVILHOSO PRINCIPADO DE MÔNACO
Mônaco é um pequeno principado situado ao sul da França. O território monegasco, ampliado em mais de 30 hectares entre 1969 e 1972, com terrenos ganhos no mar, estende-se por quase 3 km, ao longo da costa ligúrica-provençal. O principado encontra-se protegido pelos contrafortes dos Alpes Marítimos (Tête de Chien, 573 m; monte Agel, 1.100 m). Goza de um clima mediterrânico muito suave no inverno e apresenta uma vegetação exuberante, o que explica que, em meados do século XIX, se tenha convertido em estância balneária e se tornado um centro turístico de fama mundial.
Mônaco é o segundo menor país do mundo ficando apenas atrás da Cidade do Vaticano. Fica localizado no Sul da França (Costa Azul) a dezoito quilómetros de Nice, na fronteira com a Itália.
O Principiado possui um clima mediterrânico quente com verões suaves e invernos amenos. Além das finanças, a economia monegasca é movimentada em grande parte pelo setor imobiliário: as duzentas empresas de construção civil são a força motriz da economia. O turismo é uma das mais importantes fontes de renda do país. O setor hoteleiro é dinâmico, com cerca de 3 mil quartos que recebem, ao ano, em torno de 300 mil visitantes. O maior atrativo de Mônaco é seu "paraíso fiscal" do principado: lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda.Algumas curiosidades sobre o Principado:
(1)--
Grace Kelly, renomada e bela atriz de cinema, nasceu nos Estados Unidos, tornou-se monegasca, pelo casamento com Rainier III de Mônaco; (2)-- Apenas 16% dos habitantes são monegascos. Os demais habitantes são franceses (47%), italianos (16%); (3)-- O idioma oficial é o francês, mas falam-se várias outras línguas devido às variadas origens de seus habitantes. Dentre estas, as principais são o monegasco, o inglês e o italiano. (4)-- Mônaco é também sede de um GP de Fórmula 1, o qual foi vencido em 87, 89, 90, 91, 92 e 93 pelo saudoso piloto brasileiro Ayrton Senna, conhecido por "rei de Mônaco", que diversas vezes deu banho de champagne na família real, quebrando o protocolo; (5)-- O seu do importante Instituto Oceanográfico, já foi dirigido por Jacques Cousteau.

terça-feira, junho 28, 2011

DOS VELHOS ARQUIVOS:...

PADRE TIRA MEDALHA DE OURO DE ATLETA BRASILEIROEsta foto histórica, registra o momento mais marcante - e lamentável - das Olimpíadas de 2004, quando o atleta brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima, liderava a prova e foi agarrado por um manifestante religioso o padre irlandês Cornéluis Horan, que furou o esquma de segurança e impediu que o nosso maratonista ganha-se a medalha de ouro.

Os Jogos Olímpicos de 2004, finalmente voltaram ao seu local de origem. Temia-se que a capital grega não fosse dar conta da organização do evento, mas tudo correu bem. Na cerimônia de abertura, os gregos deram um espetáculo que remetia à Antiguidade e à criação das Olimpíadas.
Foram os maiores Jogos da história até então, com 201 países participantes e 10.625 atletas. Infelizmente, a quantidade de casos de doping confirmados também marcou Atenas-2004. Como resultado de uma rígida política de controle, foram registrados 24 casos positivos.
O Brasil conseguiu um feito inédito: conquistou cinco medalhas de ouro (poderiam ser 6 se o padre não atrapalhasse), mesmo assim ficou em 16º na classificação geral, sua melhor posição na história das Olimpíadas.

Vanderlei só conseguiu voltar à corrida com a ajuda de outro espectador, mas perdeu o ritmo e acabou ficando em terceiro, e teve que se contentar com uma de bronze. Em reconhecimento do Comitê Olímpico, junto com o bronze, ganhou a medalha Barão de Coubertin, honraria entregue somente a atletas que demonstram elevado grau de esportividade e espírito olímpico.No quadro de medalhas final, Os Estados Unidos foram os primeiros colocados, a China ficou em segundo, com apenas três medalhas de ouro a menos que os EUA, a Rússia veio em terceiro e a Grécia em 15º, apenas uma posição à frente do Brasil, graças a traquinagem do religioso.

segunda-feira, junho 27, 2011

A Eterna Batalha: PÁSSAROS X AVIÕES

PÁSSAROS EM ROTA DE COLISÃO

De 1990 a 2007, cerca de 80 mil incidentes com pássaros foram reportados na aviação civil, quase um choque para cada 10 mil voos, de acordo com a FAA e o Depart. de Agricultura. (Sobreviventes, aguardam por socoro sobre as asas da aeronave) O caso mais recente de grandes proporções aconteceu no inicio de 2009, quando um avião Airbus A-320, logo após ter decolado do aroporto de La Guardia,em Manhattan (Nova York) com destino a Charlotte na Carolina do Norte, voo 1549 com um total 155 ocupantes. Poucos minutos após a decolagem, o comandante comunicou aos controladores de vôo um "duplo choque com pássaros" e o pior, dizendo que havia perdido a força propulsora nos dois motores, a afirmação é de Alex Caldwell, porta-voz da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo. O POUSO O pouso de emergência feito pela heróica tripulação da United Arways nas águas geladas do rio Hudson.

O que menos poderiam supor: tripulantes e passageiros do vôo 1549, que estavam em vias de realizar um vôo tão curto (como mostra a foto). Tudo acabou bem, graças as condições do tempo, a proximidade do gelado rio Hudson, em Manhattan (Nova York), e principalmente pela perícia da tripulação da United Airways, comandada por Chelsey Sullenberger. Apesar do susto, causado por esse pouso de emergência não houve uma só vítima fatal a se lamentar e os 155 ocupantes: 150 passageiros e cinco tripulantes puderam ser resgatados, assustados pelo forte choque contra a água e alguns apresentando pequenas escoriações.

sábado, junho 25, 2011

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"

CIDADE AMERICANA TEM APENAS UMA MORADORA> Elsie Eiler, de 77 anos, é a moradora mais inteligente, rica, bonita, jovem, velha e interessante de Monowi, uma cidadezinha no interior do Nebraska, nos Estados Unidos. Ela também é a única habitante do município. Elsie Eiler caminha em frente a prédio abandonado que costumava ser uma loja, em Monowi, no Nebraska; a cidade já teve 150 moradores, mas hoje apenas Elsie mora no local
Monowi nasceu na década de 30 com cerca de 150 habitantes. A estrada de ferro local, que liga Norfolk, em Nebraska, a Winner, na Dakota do Sul, trouxe fazendeiros e suas famílias. Mas a mecanização tirou os pequenos agricultores do negócio. Além disso, o fechamento da estrada de ferro em 1971 decretou o início da morte da cidade.
De acordo com o censo no ano passado, a cidade é a única dos Estados Unidos a só ter uma habitante. Em 2000, duas pessoas viviam na cidade. No entanto, o outro morador, Rudy, marido de Elsie, morreu em 2004.
“Provavelmente, temos o recorde de queda de população. De um censo a outro diminuímos em 50% nossa população”, brinca Elsie.
A moradora tem um restaurante na cidade, que, aliás, é o único estabelecimento comercial do município. Ela serve algumas refeições por dia para os viajantes que passam pela estrada que corta Monowi. A cidade também tem uma biblioteca com 5.000 livros e que, obviamente, é pouquíssimo visitada.
Elsie conseguiu manter a cidade de Monowi viva para o governo. Hoje, ela se considera prefeita da cidade. “Eu sou tudo. E nem precisa de eleição, pois eu seria a única eleitora”, conta.
Quando seu marido morreu, Elsie ficou famosa justamente por se tornar a única moradora da cidade. Isso atraiu turistas. “Todos que visitam o município são curiosos. Gosto deles, são bem amigáveis”.
Por Elsie, Monowi terá apenas uma moradora, provavelmente, até sua morte, quando a cidade irá desaparecer. “Eu quero continuar aqui até o fim”, conta.

segunda-feira, junho 20, 2011

A INTELIGÊNCIA A SERVIÇO DO MAL

O INCIDENTE DE PALOMARES: AS BOMBAS NUCLEARES PERDIDAS
Durante as décadas de 1950 e 1960, auge da Guerra Fria, tanto as aeronaves soviéticas quanto as americanas carregavam regularmente armas nucleares a bordo, para poder entrar em combate de imediato para "revidar uma agressão". Naturalmente, um medo era constante: e se uma aeronave armada com bombas nucleares sofresse um acidente? Os cientistas que projetavam e construíam as bombas tinham essa preocupação, já que os acidentes com os aviões eram tidos como praticamente inevitáveis, eles projetaram os artefatos de maneira a evitar, a qualquer custo, uma explosão nuclear acidental, que poderia ser catástrofica. De fato, embora tenham ocorrido acidentes, nenhuma bomba nuclear explodiu acidentalmente até hoje. Mesmo assim, é claro que um acidente envolvendo bombas nucleares é um evento dramático, e o que ocorreu em 17 de janeiro de 1966 na costa mediterrânea da Espanha, perto da localidade de Palomares, foi um dos piores.O acidente envolveu um bombardeiro Boeing B-52G, que transportava quatro bombas termonucleares B28, de 1,5 megatons, e um avião-tanque KC-135, ambos da Força Aérea dos Estados Unidos, que carregava 110 mil litros de combustível. O B-52 tinha decolado da Turquia, junto com outras aeronaves do mesmo grupo, e voavam para sua base na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.As duas aeronaves voavam a cerca de 31 mil pés de altitude, sobre o Mar Mediterrâneo, quando se aproximaram para iniciar a operação de reabastecimento, a segunda da missão, às 10 horas e 30 minutos de 17 de janeiro de 1966. O B-52 se aproximou demais, sendo atingido em cheio pelo boom de abastecimento, já estendido pelo operador, e chocou-se com a barriga do KC-135, que explodiu em seguida, matando seus quatro ocupantes. O B-52 também explodiu, mas 4 dos 7 tripulantes conseguiram escapar, saltando de para-quedas antes da explosão, e não se feriram.
Das quatro bombas nucleares a bordo, três caíram em terra, no vilarejo pesqueiro de Palomares, e uma caiu no mar. Explosivos convencionais em duas das bombas que caíram em terra explodiram, espalhando pela área fragmentos de plutônio, o mais perigoso elemento químico conhecido. Felizmente, e para espanto dos tripulantes sobreviventes do B-52, não houve explosão nuclear.A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) rapidamente montou uma operação de guerra para resgatar as bombas nucleares e limpar a área. Três das bombas foram encontradas em menos de 24 horas após o acidentes. Duas estavam destruídas e outra estava relativamente intacta. A quarta bomba não foi encontrada, e logo se concluiu que tinha caído no mar.Os civis da área foram todos evacuados, devido ao perigo dos resíduos de plutônio espalhados pela explosão. As bombas e destroços em terra foram removidos, assim como uma grande quantidade do terreno próximo. Entretanto, 15 por cento do plutônio espalhado pela explosão, aproximadamente 3 Kg, nunca foi encontrado. O plutônio é um metal pirofórico, e sua combustão provocou uma nuvem radioativa que se espalhou rapidamente por fortes ventos de 30 Knots, por uma grande área ao redor de Palomares.

sábado, junho 18, 2011

---FS--- "Arquivos de um Repórter"

FOTOS CURIOSAS DE AERONAVES
Mais um presente do Aeropotocas para a sua coleção.FOTO INÉDITA: Pela primeira vez dois aviões são fotografados durante acasalamento em pleno vôo!!! "O que está acontecendo Comandante?" - "Acho que a pintura não está conseguindo acompanhar a velocidade do avião!"
"Atenção comissários: Aqui fala o comandante - Imediatamente, fechem todas as janelas da aeronave, porque se esses `mosquitos´ invadirem a cabine estaremos todos.." (censurado)
REUNIÃO DE APOSENTADOS NO AEROPORTO DE ORLY EM PARÍS

sexta-feira, junho 10, 2011

DO ARQUIVO ESPECIAL

MANCHETE ANUNCIA A MORTE DO REI DO ROCK
(Nesta foto rara: 1a. página do The Sun, anunciando em primeira mão a morte de Elvis Presley aos 42 anos)
Na noite de 15 de Agosto Elvis vai ao dentista por volta das 11:00 da noite, algo muito comum para ele. De madrugada ele volta a Graceland, joga um pouco de tênis e toca algumas canções ao piano, indo dormir por volta das 4 ou 5 da madrugada do dia 16 de agosto. Por volta das 10 horas Elvis teria levantado para ler no banheiro, o que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério. O desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no banheiro de sua suite, na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee. Os fatores predisponentes sistêmicos, os hábitos cotidianos e as circunstâncias que culminaram com a morte de Elvis Presley, são dos pontos mais polêmicos e controvertidos entre seus biografos e fãs. Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden. Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada.

(*) Elvis Aaron Presley, nasceu East Tupelo no Mississipi, em 8 de janeiro de 1935 e morreu em Memphis, 16 de agosto de 1977). Foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues. Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Entre seus sucessos musicais podemos destacar: "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender" "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue". No Brasil seus maiores sucessos foram: "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "King Creole" e "Bridge Over Troubled Water".

segunda-feira, junho 06, 2011

MUNDO POLUIDO

OS 10 LUGARES MAIS POLUIDOS DO MUNDO: Rússia, China e India, contém a maioria das áreas onde a poluição tóxica produz efeitos devastadores
O sofrimento de Sumqayit (à esq), foi nos tempos soviéticos, a cidade localizada no Azerbaijão que serviu como centro de fabribação de qúimicos, e como resultado de um legado de lixo tóxico, elevando os casos de câncer em até 51%; Na 2a. foto. os Filhos da poluição: a mineração que ainda existe em La Oroya, no Peru, leva a altos níveis de chumbo no sangue, que podem causar danos ao cérebro, em quase todas as crianças da cidade.
Recentemente, Sumqayit, no Azerbaijão, ganhou o prêmio na lista dos dez locais mais poluídos do mundo, publicada pela Blacksmith Institute. Mais uma herdeira do legado tóxico da indústria soviética: A cidade de 275 mil habitantes convive com uma forte contaminação de metais, petróleo e produtos químicos, conseqüência de seus dias como centro de produção química. Resultado: a população tem entre 22% a 51% de ter casos de câncer.

As demais cidades mais poluídas:
Chernobyl, Ucrânia
– As partículas radioativas liberadas no maior acidente nuclear da história continuam a se acumular, afetando até 5,5 milhões de pessoas e um grande aumento dos casos de câncer da tireóide. Dzerzinsk, Rússia – Em um dos centros de fabricação de químicos durante a Guerra Fria, os 300 mil habitantes da cidade têm uma das menores expectativas de vida no mundo, graças ao refugo injetado diretamente no solo. “A longevidade média mal chega aos 45 anos. Kabwe, Zâmbia – A segunda maior cidade do sul da África era o lar de uma das maiores fundições de chumbo do mundo até 1987. Como resultado, a cidade inteira está contaminada com esse metal pesado, que pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso em crianças e fetos. La Oroya, Peru – Apesar de ser uma das menores comunidades na lista (a população é de 35 mil habitantes), também apresenta um dos maiores índices de poluição devido à mineração de chumbo, zinco e cobre da Doe Run, uma empresa de mineração americana. Linfen, China – Uma cidade no coração da região de carvão da China, na província de Shanxi. Seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil. Além disso, “a poluição do ar é tanta que mal dá para enxergar alguma coisa”. Norilsk, Rússia – Essa cidade acima do Círculo Ártico contém o maior complexo de fundição de metais e, portanto, parte da pior neblina poluída do mundo. “É tanta poluição no ar que não há uma planta viva numa área de 30 km da cidade. A contaminação (por metais pesados) já chegou a 60 km de distância. Sukinda, Índia – Lar de uma das maiores minas de cromita do mundo. Esse metal é usado para fazer aço inoxidável, entre outras coisas – e de 2,6 milhões de pessoas, as águas desse vale contêm compostos carcinogênicos de cromo hexavalente, cortesia das 30 milhões de toneladas de resíduo de rocha ao longo do rio Brahmani. Tianying, China – Centro da produção chinesa de chumbo. A cidade conta com160 mil habitantes e está entre as oito áreas mais poluídas do país, de acordo com o governo da China. As concentrações de chumbo no ar e no solo estão entre 8,5 a 10 vezes acima dos padrões de saúde Vapi, Índia – Essa cidade no final do cinturão industrial do país, no estado de Gujarat, abriga o resíduo industrial de mais de mil fábricas, incluindo petroquímicas e indústrias de pesticidas armacêuticos, entre outros químicos. “As empresas tratam a água que utilizam e conseguem tirar a maior parte da sujeira, mas não há onde colocar essa sujeira, que continua sendo jogada fora sem tratamento,” diz Hanrahan.

sábado, junho 04, 2011

---FS---"Arquivos de um Repórter"

OS BALÕES DO PADRE CARLI

O padre católico Adelir Antônio de Carli foi protagonista, e vítima, de um dos mais bizarros acidentes já ocorridos no Brasil. O padre era um ativista político, quando estava na Diocese de Paranaguá, no Paraná, tendo se destacado na defesa dos moradores de rua daquela cidade contra a violação dos direitos humanos supostamente perpetrada por agentes de segurança pública. Suas denúncias tiveram algum êxito, resultando em prisões de alguns agentes e até do Secretário Municipal de Segurança Pública.
O Padre Carli tinha um envolvimento com esportes aéreos havia tempos. Em 2005, entrou na escola de voo livre Vento Norte, de Curitiba. Esportes aéreos oferecem certos riscos, minimizados em parte pela disciplina, padronização e planejamento das atividades. O Padre Carli, porém, demonstrou ter o perfil exatamente oposto de um bom aviador: segundo seu instrutor de parapente, não se interessava pelas aulas teóricas, era indisciplinado e exibicionista, características comuns e muito perigosas no aerodesporto. O padre acabou se envolvendo numa atividade aérea que não tem nenhuma regulamentação no Brasil, o voo em balões de hélio, semelhantes aos balões usados por crianças em festas e feiras. O Padre Carli já tinha comentado com o seu instrutor de parapente sua idéia de fazer um voo em balões de hélio de Paranaguá ao interior do Brasil. O instrutor pensou que o padre estava brincando e não deu muita importância ao fato. A falta de planejamento do voo manifestou-se poucos minutos após a decolagem em Paranaguá, em 20 de abril de 2008. As condições meteorológicas eram ruins, com a presença de nuvens nimbus-stratus, uma frente fria ativa e ventos em direção ao Atlântico. O padre e sua "aeronave" improvisada foram em direção sudeste logo após decolar, para o litoral norte do Estado de Santa Catarina. O padre entrou em contato com sua equipe de terra e controladores de voo por meio de um telefone celular, afirmando que estava fora da rota, mas que estava bem e subindo. Alguns estimam que tenha voado acima de 15 mil pés, onde corria o risco de hipotermia e hipóxia. Carli demonstrou claramente seu despreparo ao planejar o voo, ao pedir para a equipe instruções de como operar o GPS, pois não conseguia sequer saber onde estava exatamente. Depois de perder contato, o Padre Carli foi declarado desaparecido, a FAB e a Marinha imediatamente iniciaram missões de busca e salvamento, sem sucesso, embora tenham encontrado alguns dos balões de Carli flutuando no oceano (foto). Em 3 de julho de 2008, o rebocador Anna Gabriela, encontrou um corpo no mar, no litoral norte do Rio de Janeiro, próximo à cidade de Maricá. O Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro fez exames de DNA e comprovou que o corpo era do Padre Carli. O seu corpo foi sepultado na cidade de Àmpere, no Paraná.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */