/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, junho 10, 2011

DO ARQUIVO ESPECIAL

MANCHETE ANUNCIA A MORTE DO REI DO ROCK
(Nesta foto rara: 1a. página do The Sun, anunciando em primeira mão a morte de Elvis Presley aos 42 anos)
Na noite de 15 de Agosto Elvis vai ao dentista por volta das 11:00 da noite, algo muito comum para ele. De madrugada ele volta a Graceland, joga um pouco de tênis e toca algumas canções ao piano, indo dormir por volta das 4 ou 5 da madrugada do dia 16 de agosto. Por volta das 10 horas Elvis teria levantado para ler no banheiro, o que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério. O desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no banheiro de sua suite, na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee. Os fatores predisponentes sistêmicos, os hábitos cotidianos e as circunstâncias que culminaram com a morte de Elvis Presley, são dos pontos mais polêmicos e controvertidos entre seus biografos e fãs. Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden. Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada.

(*) Elvis Aaron Presley, nasceu East Tupelo no Mississipi, em 8 de janeiro de 1935 e morreu em Memphis, 16 de agosto de 1977). Foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues. Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Entre seus sucessos musicais podemos destacar: "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender" "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue". No Brasil seus maiores sucessos foram: "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "King Creole" e "Bridge Over Troubled Water".

segunda-feira, junho 06, 2011

MUNDO POLUIDO

OS 10 LUGARES MAIS POLUIDOS DO MUNDO: Rússia, China e India, contém a maioria das áreas onde a poluição tóxica produz efeitos devastadores
O sofrimento de Sumqayit (à esq), foi nos tempos soviéticos, a cidade localizada no Azerbaijão que serviu como centro de fabribação de qúimicos, e como resultado de um legado de lixo tóxico, elevando os casos de câncer em até 51%; Na 2a. foto. os Filhos da poluição: a mineração que ainda existe em La Oroya, no Peru, leva a altos níveis de chumbo no sangue, que podem causar danos ao cérebro, em quase todas as crianças da cidade.
Recentemente, Sumqayit, no Azerbaijão, ganhou o prêmio na lista dos dez locais mais poluídos do mundo, publicada pela Blacksmith Institute. Mais uma herdeira do legado tóxico da indústria soviética: A cidade de 275 mil habitantes convive com uma forte contaminação de metais, petróleo e produtos químicos, conseqüência de seus dias como centro de produção química. Resultado: a população tem entre 22% a 51% de ter casos de câncer.

As demais cidades mais poluídas:
Chernobyl, Ucrânia
– As partículas radioativas liberadas no maior acidente nuclear da história continuam a se acumular, afetando até 5,5 milhões de pessoas e um grande aumento dos casos de câncer da tireóide. Dzerzinsk, Rússia – Em um dos centros de fabricação de químicos durante a Guerra Fria, os 300 mil habitantes da cidade têm uma das menores expectativas de vida no mundo, graças ao refugo injetado diretamente no solo. “A longevidade média mal chega aos 45 anos. Kabwe, Zâmbia – A segunda maior cidade do sul da África era o lar de uma das maiores fundições de chumbo do mundo até 1987. Como resultado, a cidade inteira está contaminada com esse metal pesado, que pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso em crianças e fetos. La Oroya, Peru – Apesar de ser uma das menores comunidades na lista (a população é de 35 mil habitantes), também apresenta um dos maiores índices de poluição devido à mineração de chumbo, zinco e cobre da Doe Run, uma empresa de mineração americana. Linfen, China – Uma cidade no coração da região de carvão da China, na província de Shanxi. Seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil. Além disso, “a poluição do ar é tanta que mal dá para enxergar alguma coisa”. Norilsk, Rússia – Essa cidade acima do Círculo Ártico contém o maior complexo de fundição de metais e, portanto, parte da pior neblina poluída do mundo. “É tanta poluição no ar que não há uma planta viva numa área de 30 km da cidade. A contaminação (por metais pesados) já chegou a 60 km de distância. Sukinda, Índia – Lar de uma das maiores minas de cromita do mundo. Esse metal é usado para fazer aço inoxidável, entre outras coisas – e de 2,6 milhões de pessoas, as águas desse vale contêm compostos carcinogênicos de cromo hexavalente, cortesia das 30 milhões de toneladas de resíduo de rocha ao longo do rio Brahmani. Tianying, China – Centro da produção chinesa de chumbo. A cidade conta com160 mil habitantes e está entre as oito áreas mais poluídas do país, de acordo com o governo da China. As concentrações de chumbo no ar e no solo estão entre 8,5 a 10 vezes acima dos padrões de saúde Vapi, Índia – Essa cidade no final do cinturão industrial do país, no estado de Gujarat, abriga o resíduo industrial de mais de mil fábricas, incluindo petroquímicas e indústrias de pesticidas armacêuticos, entre outros químicos. “As empresas tratam a água que utilizam e conseguem tirar a maior parte da sujeira, mas não há onde colocar essa sujeira, que continua sendo jogada fora sem tratamento,” diz Hanrahan.

sábado, junho 04, 2011

---FS---"Arquivos de um Repórter"

OS BALÕES DO PADRE CARLI

O padre católico Adelir Antônio de Carli foi protagonista, e vítima, de um dos mais bizarros acidentes já ocorridos no Brasil. O padre era um ativista político, quando estava na Diocese de Paranaguá, no Paraná, tendo se destacado na defesa dos moradores de rua daquela cidade contra a violação dos direitos humanos supostamente perpetrada por agentes de segurança pública. Suas denúncias tiveram algum êxito, resultando em prisões de alguns agentes e até do Secretário Municipal de Segurança Pública.
O Padre Carli tinha um envolvimento com esportes aéreos havia tempos. Em 2005, entrou na escola de voo livre Vento Norte, de Curitiba. Esportes aéreos oferecem certos riscos, minimizados em parte pela disciplina, padronização e planejamento das atividades. O Padre Carli, porém, demonstrou ter o perfil exatamente oposto de um bom aviador: segundo seu instrutor de parapente, não se interessava pelas aulas teóricas, era indisciplinado e exibicionista, características comuns e muito perigosas no aerodesporto. O padre acabou se envolvendo numa atividade aérea que não tem nenhuma regulamentação no Brasil, o voo em balões de hélio, semelhantes aos balões usados por crianças em festas e feiras. O Padre Carli já tinha comentado com o seu instrutor de parapente sua idéia de fazer um voo em balões de hélio de Paranaguá ao interior do Brasil. O instrutor pensou que o padre estava brincando e não deu muita importância ao fato. A falta de planejamento do voo manifestou-se poucos minutos após a decolagem em Paranaguá, em 20 de abril de 2008. As condições meteorológicas eram ruins, com a presença de nuvens nimbus-stratus, uma frente fria ativa e ventos em direção ao Atlântico. O padre e sua "aeronave" improvisada foram em direção sudeste logo após decolar, para o litoral norte do Estado de Santa Catarina. O padre entrou em contato com sua equipe de terra e controladores de voo por meio de um telefone celular, afirmando que estava fora da rota, mas que estava bem e subindo. Alguns estimam que tenha voado acima de 15 mil pés, onde corria o risco de hipotermia e hipóxia. Carli demonstrou claramente seu despreparo ao planejar o voo, ao pedir para a equipe instruções de como operar o GPS, pois não conseguia sequer saber onde estava exatamente. Depois de perder contato, o Padre Carli foi declarado desaparecido, a FAB e a Marinha imediatamente iniciaram missões de busca e salvamento, sem sucesso, embora tenham encontrado alguns dos balões de Carli flutuando no oceano (foto). Em 3 de julho de 2008, o rebocador Anna Gabriela, encontrou um corpo no mar, no litoral norte do Rio de Janeiro, próximo à cidade de Maricá. O Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro fez exames de DNA e comprovou que o corpo era do Padre Carli. O seu corpo foi sepultado na cidade de Àmpere, no Paraná.

sexta-feira, maio 27, 2011

BLOGTUR (A Ilha de Fiji)

FIJI, UM PARAÍSO NA TERRA
É prática comum em jornalismo, uma matéria ter mais texto do que fotos. Porém, este paraíso na Terra, nos traz à mente um sábio e milenar provérbio chinês: "Uma imagem vale mais do que mil palavras" Partindo deste princípio, vamos nos limitar a colocar a legenda em cada foto, e indicar qual o melhor caminho para se chegar a este pedacinho de céu.Os matizes maravilhosos do mar de Yasawa, vistos durante a aproximação para o pouso na ilha. Este loca paradisíaco foi locado para a filmagem de um sucesso do cinema: "Lagoa Azul"
Champagne Beach. Esta praia é só sua por um dia inteirinho. Talvez o lugar mais lindo do mundo!
Escondido de tudo e de todos, este é o seu chalé exclusivo, se asim desejar. No fim da tarde, um grupo vem a este local para tocar músicas típicas para você acompanhar o por-do-sol, no mar bem à sua frente.
A piscina do Yasawa Lodge, altamente recomendado para as pessoas que curtem o céu, sem tirar os pés da Terra. Como chegar e ficar? Chegar não é nada fácil para nós brasileiros. O caminho mais curto é via Pacífico Sul, Chile e Tahiti, embora não seja o mais rápido. Para chegar mais rapidamente, o jeito é voar para Los Angeles e de lá seguir non-stop pela Air Pacific (a companhia aérea nacional) ou a Air New Zealand, em vôos que duram aproximadamente 10 horas. Queremos agradecer o material cedido pela JETSITE, que ocupa na Internet um dos espaços mais nobres. Acesse: jetsite.com/br

sábado, maio 14, 2011

---FS---"Arquivos de um Repórter"

AEROPOTOCASAcaba de ser inaugurada na Europa a verdadeira Ponte-Aérea. O avião viaja com a própria ponte para facilitar também na hora da aterrissagem!
Toda a família sai para mais um fim de semana para um lugar que é um verdadeiro céu!"Este vai ser aquele pouso... Nem o ruído do destravamento do trem de pouso eu escutei - Que bela aterrissagem para um simples cadete - Parabéns, Você vai ter uma longa e brilhante carreira de oficial""Não se apavore sargento. A nossa morte vai ser tão rápida que não haverá tempo para hierarquias. Aproveita e um adeusinho a este mundo"... (FOMOS!!!)

segunda-feira, maio 09, 2011

COMBATE AO TRÁFICO

Aviões não tripulados para luta antidrogas na Bolívia

Bolívia e Brasil já fizeram uma demonstração do projeto no final,durante a visita a La Paz do ministro de Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo

O Brasil colocará à disposição da Bolívia aviões não tripulados para a luta contra o narcotráfico, informou nesta segunda-feira o vice-ministro boliviano de Defesa Social, Felipe Cáceres, em um momento em que ambos os países discutem em La Paz possíveis operações antidrogas conjuntas. “Haverá capacitação policial, apoio logístico, (a entrega) no futuro de quatro helicópteros para apoio na interdição, falamos da assistência de aviões não tripulados VANT (foto), para o controle de vigilância de pontos fronteiriços”, disse Cáceres, principal responsável político antidrogas.
Cáceres explicou nesses termos a ajuda que o Brasil dará à Bolívia e cuja cooperação afina-se em um diálogo político-técnico entre autoridades dos dois países. Os acordos já foram fechados.
Uma demonstração de voo dos aviões VANT já foi realizada no povoado de Chimoré, na região cocaleira de Chapare (centro da Bolívia).
Essa é a primeira vez que esse tipo de aeronave é utilizado no país andino, apesar de ainda não terem sido divulgados os termos para seu uso.
Cáceres explicou que a cooperação brasileira com a Bolívia, terceiro produtor mundial de coca e cocaína depois de Peru e Colômbia, ocorrerá em meio à “regionalização da luta contra as drogas e no âmbito da Unasul (União de Nações Sul-Americanas)”.
A Bolívia busca a cooperação internacional, em tecnologia e recursos econômicos, para a interdição aos entorpecentes, depois de expulsar no fim de 2008 a agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA), que justamente se encarregava de facilitar dinheiro, capacitação policial e informação de inteligência.

segunda-feira, maio 02, 2011

ARQUIVO ESPECIAL (Serra Pelada)

SERRA PELADA, O JOGO DO TUDO OU NADA ! As imagens falam por si...Serra Pelada é uma região do Estado do Pará que se tornou conhecida em todo Brasil durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido aberto o maior garimpo a céu aberto do mundo. Localizada no município de Curionópolis ao sul do Estado do Pará, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município. Estima-se que cerca de 120 mil pessoas viveram ali no auge do garimpo, de 82 a 86. A primeira pepita foi encontrada em, dezembro de 79, por um vaqueiro da fazenda do velho Genésio, dono daquelas terras. A fofoca correu e, entre fevereiro e março, o ouro era só na Grota Rica, um curso d´água que dava numa raiz de capim, e nem precisava ser cavado quase nada. Não demorou muito para encontrarem um dos maiores depósitos de ouro do mundo logo ao lado desse local, ampliando-se pela aberração geológica que conhecemos como Serra Pelada, que produziu muitos sonhos e decepções, além de muitas mortes. O apogeu do garimpo ocorreu durante o ano de 1983, quando para aqueles que lá estiveram, afirmam que é o mais próximo do inferno do que o homem pode imaginar. Observe bem a foto abaixo: No auge do garimpo, em 1980, Serra Pelada virou um verdadeiro formigueiro humano. Todos lutavam de sol-a-sol para realizar seu sonho, mas só alguns conseguiram ganhar nesse jogo do Tudo ou Nada. Alguns perderam a própria vida, quando buscavam uma vida melhor!

quinta-feira, abril 28, 2011

MAR: UM DESAFIO

O MAIOR MEGULHO DA HISTÓRIA E O NOVO DESAFIO

A ilustração proporcional (ao lado), mostra o contraste entre a montanha mais alta do planeta, e o maior buraco no fundo do mar: A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, (Oceano Pacífico), com 11.500 metros de profundidade, Assim, entre o ponto mais alto e o mais profundo há uma distância de 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser 2.652 metros mais alto para ficar equivalente a fossa das Ilhas Marianas, uma espécie de vale submarino, cuja a parte mais profunda, equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. As Fossas das Ilhas Marianas, estão localizadas no Oceano Pacífico, na fronteira convergente entre as placas plactônicas do Pacífico e das Filipinas. Geológicamente, a fossa das Marianas é a convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. A depressão Challenger é o ambiente mais extremo da Terra. A pressão da água é de inimagináveis 11 mil toneladas por m² ou 1.100 vezes a pressão atmosférica. Para se ter uma idéia do que isso representa, submarinos militares só conseguem descer no máximo a 300 metros, e o gás de cozinha (GLP) de um botijão doméstico está sob uma pressão de “apenas” 150 toneladas por m² ou 15 vezes a pressão atmosférica. Além disso, a região da fossa das Marianas é suscetível a terremotos submarinos, e a temperatura da água é de poucos graus acima de zero. Fendas lançam lavas vulcânicas e fontes hidro-termais lançam jatos de água que alcançam a temperatura de centenas de graus, sob uma escuridão total. Somente uma máquina conseguiria levar um ser humano a depressão Challenger e trazê-lo com vida.

A HISTÓRIA DO SUBMARINO TRIESTE

Em janeiro de 1960, Jacques Piccard, oceanográfico suiço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana, ousaram chegar aonde nenhum homem havia chegado. E assim a bordo do submergível Trieste (foto), realizaram a histórica descida, que levou cerca de 5 horas e a volta pouco mais de 3 horas. As Características do submersível Trieste: Ele possui uma esfera de aço de 13 toneladas, com 1.9 metro de diâmetro interno, 2.027 metros de diâmetro externo e 12.7 cm (5 polegadas) de espessura, com capacidade para 2 tripulantes. Foi usada a liga de aço mais resistente do mundo, a HY-100. A janela, de formato cônico, é feita de um acrílico especial mais resistente que o quartzo fundido, com diâmetro interno de 6 cm, externo de 40 cm e espessura de 15.24 cm (6 polegadas). A força total exercida sobre a esfera de aço a 11 mil metros de profundidade é de indescritíveis 140 mil toneladas, 40% a mais do que o peso de um porta-aviões classe Nimitz.
DEPOIS DE MEIO SÉCULO O HOMEM QUER VOLTAR AO FUNDO DO MAR Decorridos mais de meio século do grande feito que vimos acima, a mídia tem ressaltado que as profundezas nunca vistas do oceano é mais nova iniciativa do bilionário britânico Richard Branson, da Virgin, o mesmo que está desenvolvendo já em fase avançada um aparelho para levar turistas ao espaço.O novo projeto é construído de titânio e fibra de carbono, e apta a suportar a pressão a mais de 8.600 metros de profundidade. A cápsula transparente, é capaz de levar apenas um tripulante. É feita de um único corte de quartzo, já que o vidro não resistiria à pressão do fundo do oceano. MasBranson afirma que criar um submarino como esse (nesta foto ilustrativa), é mais difícil que construir uma nave espacial, por causa do ineditismo da iniciativa. O submarino tem finalidade primordialmente científica. Terá câmeras para filmar o fundo do mar e pás para colher amostras marítimas. O primeiro mergulho de teste pode ser realizado ainda neste ano. (BBC)

segunda-feira, abril 25, 2011

A DESTRUIÇÃO:

LAGO VITÓRIA

O segundo maior lago do mundo, sofre graves variações por causa da poluição
O Lago Vitória é o segundo lago do mundo, e faz parte da cadeia de Grandes Lagos Africanos, localiza-se num planalto elevado na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África oriental, e suas águas ocupam a administração territorial de três países: Tanzânia, Uganda e Quênia. É predominante o uso de línguas africanas ao redor do lago.Com 68.870 km² de área (quase a mesma da Irlanda), é o maior lago tropical no mundo e o segundo maior lago de água doce no mundo em termos de área. Relativamente raso, razão pela qual, é o sétimo maior lago de água, com um volume de 2.760 quilômetros cúbicos de água. É uma das nascentes do Rio Nilo, o Nilo Branco. Existem mais de 3.000 ilhas no seu interior, muitas das quais habitadas, entre as quais, as Ilhas de Ssese em Uganda, um grupo grande de ilhas no noroeste do lago, e se tornando um destino popular para turistas. ECOLOGIA E IMPACTO SOCIAL - O crescimento populacional ao redor do Lago Vitoria, tem um papel vital no apoio apoio de milhões de pessoas que vivem ao seu redor, numa das regiões mais densamente povoadas da Terra, a África oriental. Também o seu ecossistema está extremamente doente. Durante os anos cinqüenta, um peixe chamado Perca do Nilo (Lates niloticus), um voraz predador, foi introduzido no lago, numa tentativa de melhorar o rendimento da pesca, mas acabou devastando o ecossistema local, dizimando mais de 200 espécies nativas. Mais tarde, os bons lucros iniciais com as capturas da Perca do Nilo diminuíram dramaticamente. Atualmente, a Perca do Nilo está sendo retirada, e é sabido que algumas das espécies nativas aumentaram novamente. Outro problema do eco-problema, também está obtendo um resultado satisfatório, depois de muita luta contra o aumento enorme do Jacinto de água (Eichhornia crassipes), nativa da América tropical, que formou um tapete espesso, causando dificuldades para o transporte e a pesca. Em 1995, 90% do litoral de Uganda foi coberto pela planta, mas conseguiram também, conseguiram alcançar bons resultados na resolução deste problema, ao introdusirem um inseto que apenas se alimenta dessa planta, que tem o nome científico de Neochetina eichhorniae. Um outro problema, este de dificil solução, refere-se a variação no nível do Lago Victoria. A perda de oxigênio no lago por causa da poluição tornou a água turva e conseqüentemente houve o aumento de hibridações entre os Haplocromídeos do lago. Enfim, é o o mundo pedindo socorro nos seus mais diversos pontos e circustâncias. Fotos: (1) - A sua imensidão na foto feita do espaço; (2) - Pescadores na jornada diária pela sobrevivência; (3) Observe no mapa -(à esq.) a extensão do Lago Vitória, espraiando-se por três países africanos: Tanzânia, Uganda e Quênia.

terça-feira, abril 19, 2011

BRASÍLIA 51 ANOS

"Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã o do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino" [ Juscelino Kubitschek de Oliveira ] ---21 de abril de 1960---
Apesar dos pesares, devemos nos orgulhar de Brasília, a nossa capital federal, desde 21 de abril de 1960, Brasília quando foi inaugurada oficialmente, Brasília tornou-se uma cidade fora dos padrões normais. Construída, a partir do nada, mas estrategicamente planejada, Brasília é uma cidade mística por natureza. Não é atoa que milhares de turistas a visitam para conhecer sua originalidade, desvendar seus segredos e ver de perto seus cartões postais.
O famoso Plano Piloto, projeto de Burle Marx e Lúcio Costa (é precisamente um imenso avião). Brasília, é procurada diáriamente por imigrantes na luta por uma vida melhor, talvez seja por isso que ela cognominada de a "Capital da Esperança"! Além do seu traçado urbanístico, há vários pontos que merecem sua visita. Da torre de TV, no coração da cidade, descortina-se por inteira toda a cidade. Brasília conta com um belíssimo lago artificial, o Paranoá, quase dentro da cidade, modernas superquadras e lindos Palácios como o do Planalto, do Itamarati, culminando com o majestoso Palácio da Alvorada.
Todo o planejamento feito para a construção da cidade, garantiu a ela grandes obras que compõem a sua arquitetura singular. A famosa Esplanada dos Ministérios foi uma idéia privilegiada ao se conectar com o nosso Congresso Nacional, paisagem cotidiana na vida do seu povo. As visitas obrigatórias não param por aí. O estilo da Catedral encanta a todos que a visitam. O Memorial JK guarda parte da história do país da cidade e de seu fundador. No ano passado foram inaugurados o Museu Nacional da República e a Biblioteca Nacional de Brasília, que trouxeram mais exuberância a capital. A Praça dos Três Poderes, o Teatro Nacional, o Catetinho (casa onde morou Juscelino Kubitschek durante a construção da cidade), o Parque da cidade, o Panteão da Pátria, o Itamaraty, dentre outros, fazem da capital federal brasileira um belo ponto turístico, pena que poucas vezes ouvimos seu nome dissociado de tantos escandalos. Depois de amanã, nossa Belacap ficará mais velha, mas sua arquitetura e natureza a tornarão eternamente jovem: PARABÉNS BRASÍLIA PELOS SEUS 51 ANOS

segunda-feira, abril 18, 2011

CONTROVÉRSIAS DO DESCOBRIMENTO

REVIVENDO A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Esta semana, na próxima sexta-feira dia 22, o Brasil está comemorando os 511 anos da sua controvertida descoberta, ocorrida em 1500. (Curiosamente seis anos antes em 1494), Portugal e Espanha já haviam assinado um acordo, chamado de Tratado de Tordesilhas, que dividia o mundo a partir de um meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Essa linha passa na altura das atuais cidades de Belém (PA) e Laguna (SC). Portugal ficou com as terras a leste e a Espanha, com as terras a oeste. Dessa forma, os dois países estabelecem os limites dos territórios descobertos durante a expansão marítima.

Fotos: (1)- A Torre de Belém em Lisboa, nas margens do rio Tejo, foi construida em 1515, para homenagear heróis navegantes portugueses que se aventuravam a enfrentar mares bravios, com recursos da época. Hoje ela é patrimômio da humanidade. Daqui partiram, as 13 caravelas comandadas por Cabral, que no dia 22 de abril chegaram a Porto Segurno na Bahia (2a. foto) (Na 3a. foto) O caminho feito pela expedição sob o comando de Pedro Alvares Cabral.
Em 1500, duas expedições espanholas passam pelo Nordeste brasileiro a caminho da AméricaCentral. Não há confirmação de que tenham aportado no território. A primeira, chefiada por Vicente Yañez Pinzón, aproxima-se do Ceará em janeiro; a segunda, chefiada por Diego de Lepe, cruza o litoral entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco no mês seguinte. Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegam ao litoral sul da Bahia em 22 de abril. É o descobrimento do Brasil (foto abaixo). O desembarque acontece no dia seguinte, e, em 26 de abril, é celebrada a primeira missa no território encontrado. Até hoje não foram encontrados documentos que permitam saber, com certeza, se a descoberta foi intencional ou acidental. Mas Portugal sabia da existência de terras a oeste desde a chegada de Colombo à América e já havia garantido parte delas pelo Tratado de Tordesilhas. E seus navegadores conheciam bem as correntes marítimas do Atlântico Sul. Com a chegada de Cabral, o país toma posse oficialmente das novas terras. Nota do Blog: O que acabamos de ler só confirma, a nossa incerteza sobre a versão oficial do descobrimento do Brasil. Mas esse assunto fica para os historiadores resolverem...

sábado, abril 16, 2011

--FS--"Arquivos de um Repórter"

NA BOLIVIA AS ESTRADAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO! (1a. parte) Esta é La Paz, a capital da Bolívia, a mais alta capital do mundo: 3.600 metros, altitude reclamada pelos clubes nas disputa pela "Libertadores de América". Na verdade, mesmo sendo o país mais pobre do nosso continente, a Bolívia registra baixo índice de criminalidade. A sua topografia é uma das mais irregulares do mundo. Sua população está estimada em 10 milhões de habitantes. Apesar das dificuldades, a Bolívia é um país privilegiado pela sua potencialidade turística, como picos nevados da Cordilheira dos Andes, as inúmeras e fascinantes lagunas e o Titicaca, considerado o lago navegável mais alto do mundo! Por conta de sua topografia irregular que ocupa grande parte de seu território, como os Andes, que atravessam o seu continente de ponta-a-ponta, chegando a alcançar na parte mais larga 650 km. Esta é uma das razões que inclui muitas de suas estradas entre as mais perigosas do mundo. como veremos a seguir.

As estradas que ligam os cumes andinos ao trópico no norte de La Paz, são lavradas na rocha, estreitas e sinuosas com centenas de curvas fechadas e cotovelos à beira de precipícios (como oda foto). As "estradas da morte" ecomo são chamadas são consideradas as mais perigosas do mundo. A descida de proximadamente 4 km de desnível, é feita pela esquerda para que os caminhões carregados de frutas ou madeira subam junto à rocha ficando mais afastados dos precipícios. Em certos trechos, o motorista tem de retroceder até encontrar espaço suficiente para permitir a passagem de um veículo que viaja em sentido contrário. Nos locais altos, é comum a visibilidade ser prejudicada pela densa neblina, que não pemite se enxergar além de um metro. As "estradas da morte"são rejeitadas e causam preocupação e irritação aos milhares de habitantes de Los Yungas, norte e sul, ou mais ao norte, em Caranavi, Tipuani, Palos Blancos, que apesar dos riscos oferecem paisagens deslumbrantes. (continua a seguir)

--FS--(continuação)

Estradas da Bolívia (continuação)

As autoridades bolivianas, porém, admitem que essas estradas, especialmente as para Los Yungas estão entre as três mais perigosas das 20 principais vias da Bolívia, não só por sua topografia como pela imprudência dos motoristas, especialmente os do serviço público, que não respeitam as normas, costumam estar bêbados ou não submetem seu veículos à revisão técnica. O plano estratégico do Serviço Nacional de Estradas indica que "um dos maiores problemas sociais é o alto índice de acidentes nas estradas, que, deixam uma média anual de quase mil mortos e mais de 6 mil feridos". Um relatório feito pela divisão de acidentes de trânsito da polícia e pela Organização Panamericana de Saúde diz que entre 1.999-2.003 foram registrados ao todo cerca de 100 mil acidentes.

Nas fotos abaixo, o novo trecho Cotapata-Santa Bárbara, em construção há cerca de 17 anos, para aliviar o tráfego da estrada velha que apresentamos na 1a. parte deste blog. Este trecho segundo um jornal Boliviano, tem sido aberto ao público provisoriamente. As fotos desta pagina são raras, e contrariam as leis da física. Algumas se assemelham a colméias de abelhas.












Em resumo: Todas as fotos, mas especialmente esta última, ultrapassam o que se pode chamar de surrealismo. Colaboraram nesta matéria, Lincoln Kirsten e Maria Alice, que estiveram no Consulado Boliviano em São Paulo, para a obtenção das estatísticas contidas nesta matéria, apesar de defasadas.

sexta-feira, abril 15, 2011

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BELIZE é só BELEZA Fotos: (1) - Ilha Hurricane Splite; (2) - O incrível Blue Hole e (3) - Uma praia típica em BelmopánBelize, também conhecido como Belice, é um pequeno país da América Central, situado a Sul do México, que faz igualmente fronteira com a Guatemala e com o Mar das Caraíbas. Pertence à Commonwealth e a sua população é de quase 400000 pessoas. Vive sob uma Democracia Parlamentar e a sua moeda é o dolar.A capital de Belize é Belmopán, mas a sua cidade mais povoada é Ciudad de Belice, que tem 15.000 habitantes. A extensão deste pequeno país do Caribe é de 23.000 quilómetros quadrados e tem mais de de 300 km de costa. Foi uma colônia britânica até 1981, quando conseguiu a sua independência. No Mar das Caraíbas, a ilha mais próxima deste país é Honduras, sendo, ambos, divididos por cerca de 70 km do Mar das Caraíbas, pelo chamado Golfo de Honduras. Das suas línguas, devemos destacar duas, a língua oficial, o inglês, e a língua maioritária, o espanhol. Da sua geografia, vários aspectos devem ser salientados: Em primeiro lugar que é um país maioritariamente plano, o seu rio principal é o Belice, que cruza todo o país e a sua maior elevação é o pico Victoria, que alcança os 1.200 metros de altitude. Merece ser citado que pertencem a Belize os mais vastos recifes de coral do Mar das Caraíbas, pelo que os seus fundos são um autêntico paraíso para os amantes do mergulho. O clima de Belice é tropical, e em determinadas épocas do ano, o risco de furacões e tempestades tropicais é muito grande. No que se refere à economia do país, atualmente o turismo é a sua principal fonte de receitas, embora as atividades como a agricultura e a pesca também exercem uma importante quantidade de divisas para o Produto Interior Bruto do país. O turismo cultural é também importante, pois conta com ruínas e vestígios arqueológicos de origem Maia. Com relação a infra-estrutura turistica, deve se destacar o Cayo Ambergris, o destino mais procurado do país, dotado de importantes infra-estruturas turísticas com grandes hotéis, apartamentos e vivendas luxuosas, que podem alojar com bastante conforto quem desejar passar suas férias contemplando estas belezas de Belize.
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