/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, outubro 19, 2010

CASA PRÓPRIA PARA O SEM TETO DO PANTANAL
Da Amazônia ao Centro-Oeste, a arara-do-pantanal já voou vários estados
Enquanto a ararinha-azul sofre porque é apreciada como bicho de estimação, a majestosa arara-do-pantanal, a Anadorhynchus hyacinthinus, tonou-se vulnerável por ter paladar muito exigente. Maior de todas as araras, ela só come dois tipos de castanha, a acuri e a bocaiúva. Para piorar, depende dos manduvis -- árvore de madeira macia, fácil de escavar com o bico -- para abrir os ocos onde costuma por os ovos. Acontece que as aves agora estão tendo que disputar tanto as frutas quanto os troncos moles, não com outros animais mas com a fúria das queimadas.
A saída dizem os biólogos, e improvisar. Uma medida que deu certo foi a construção de ninhos artificiais. Depois de experimentar vários, de materiais com fibra de vidro e galões de plástico, perceberam qe as aves preferiram caixotes de madeira. Em três anos ja instalaram no município de Miranda, Mato Grosso do Sul, 135 caixas a uma altura média de 20 metros. Mas o importante é que deu certo. O resultado foi excelente. "Em apenas dois anos foram registrados um aumento de 285% nos nascimentos", afirma a bióloga Neiva Guedes.
o nascimento de sete filhotes; mais recentemente eles chegaram a 27, mesmo tendo tendo as araras ocupado apenas 10% das casa pré-fabricadas. O resto ficou com espertos tucanos, gaviões e corujas , que logo o invadiram. Em compensação, os sem teto-acabaram liberando os manduvis para as araras. Isso, efetivamente, contribuiu para elevar o número de filhotes.

segunda-feira, outubro 18, 2010

A PRIMEIRA VIAGEM TURÍSTICA AO ESPAÇO
A nave-mãe White Knight Two (WK2), decolando, no último domingo carrega a SpaceShipTwo (SS2), que se separou da nave mãe a 13,7 mil metros de altura para realizar o seu primeiro voo solo. (foto abaixo).
A nave espacial SpaceShipTwo (SS2) já havia realizado em março deste ano, o seu primeiro vôo de testes acoplada sob a asa da nave-mãe White Knight Two (WK2), (foto), já se preparando para um voo solo com o objetivo de ser o marco da popularização do turismo espacial, tal como foi proposto pelo magnata britânico Richard Branson, dono da Companhia Virgin Galatic
Este é primeiro voo de ambas as naves (acopladas) e foi realizado na base aérea do deserto de Mojave, 130 km a noroeste de Los Angeles.
O PRIMEIRO VOO SOLOA SS2 durante passeio sobre o deserto de Monjave (EUA)
O veículo de turismo espacial teve sucesso, no último domingo, no seu primeiro voo de teste não conectado à nave-mãe. O experimento aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos. No primeiro voo de teste em março deste ano, sob a asa da nave-mãe White Knight Two. Dessa vez, a nave VSS (Virgin Space Ship Enterprise) se separou da nave-mãe a 13,7 mil metros de altura. A bordo da espaçonave estavam o piloto Pete Siebold e o copiloto Mike Alsbury. Os dois objetivos principais do voo eram se separar da nave-mãe e, para os dois pilotos, assumir o comando da nave e pousá-la em uma base aérea do deserto de Mojave, 130 km de Los Angeles.
Branson, dono da Virgin, diz que a nave estará em condições de oferecer os primeiros voos no espaço em 18 meses. Ele informou que os futuros passageiros do veículo já pagaram R$ 335 mil (US$ 200 mil) pelo passeio.
A Virgin Galactic, deseja ser a primeira empresa comercial de turismo espacial, já investiu R$ 75 milhões (US$ 45 milhões) de 330 clientes que reservaram vagas na nave de seis lugares.

quinta-feira, outubro 14, 2010

Um pouco da grandeza do PRÉ-SAL
O pré-sal é uma grande reserva de petróleo existente abaixo da camada de sal entre os estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O reservatório se estende por uma faixa de 800 km que vai do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo. A profundidade dessa jazida é de 7.000 a 8.000 metros, abaixo do leito do mar, depois de uma camada de sal. A maior parte das reservas petrolíferas “pre-sal” ou “subsal” atualmente conhecidas no mundo estão em áreas marítimas profundas e ultra-profundas. Tudo teve origem a milhões de anos quando a África e a América do Sul formavam um único continente, a Pangea, a mais de 200 milhões de anos.
Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles, o de Tupi, o principal. Há também o Guará, Bem-Te-VI, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros. Apenas a descoberta dos três primeiro campos do pré-sal, o Tupi e o Iara já dobraram as reservas brasileiras, que eram de 14 bilhões e agora são de 33 bilhões de barris.
Existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris. A expectativa é que o Brasil passe a ser um grande exportador de petróleo, ficando entre os 10 maiores do mundo.
O governo anuncia a criação de uma nova estatal, a PETROSAL e mudanças na lei que regula a exploração e distribuição do petróleo no Brasil. Os estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro querem ficar com a maior parte dos Royalties, que é pago aos estados produtores de petróleo. A proposta do governo, é distribuir com os
outros estados e movimentos sociais.
Este gráfico mostra em detalhes as várias camadas, até se alcançar o Pré-Sal, entre 5 e 6 mil metros de profundidade. Uma Tarefa que exige grandes investimentos e muito trabalho.

terça-feira, outubro 12, 2010

prêmio Nobel

Dissidente chinês recebe Prêmio Nobel da Paz; Pequim reage e nega acesso
O dissidente chinês Liu Xiaobo, 54 (foto) foi agraciado na última sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz devido à sua atuação em defesa dos direitos humanos. O anúncio gerou pronta e dura reação da China, que qualificou a decisão de uma "blasfêmia". "Liu Xiaobo é um criminoso sentenciado pela Justiça chinesa por violar as leis da China", disse a Chancelaria em Comunicado. "A decisão é completamente contrária ao próprio espírito do prêmio e é uma blasfêmia ao Nobel da Paz."
CRÍTICA
Não só o governo chinês foi contrário a premiação, mas muitos ativistas políticos chinêses criticaram a decisão do comitê do Nobel, afirmando que outros dissidentes mereciam o prêmio mais do que ele.
Para Wei Jingsheng, que passou cerca de 20 anos na prisão pela atuação pró-democracia no país, afirma que Liu é um moderado que quer colaborar com o governo chinês e por várias vezes já fez críticas a outros opositores que propõem mudanças mais profundas do que as defendidas pelo Nobel da Paz. "Na opinião de muitos que estiveram no massacre da Paz Celestial, houve muitos que tiveram uma participação muito mais clara do que Liu. Embora, até hoje, seu nome e destino continuam ignorados o grande herói da resistência foi este jovem da (foto abaixo) ao se colocar a frente-a-frente de quatro blindados.

Nosso mundo já se acostumou a lembrar alguns heróis, os responsáveis por conquistas diretas e também por manter acesa dentro de nós a chama da fé. Mas só alguns marcaram politicamente e socialmente bem mais do que uma geração com seus atos e palavras.
Há 20 anos, porém, nascia a história de um herói anônimo. Um homem desarmado que munido apenas de sua fé foi capaz de intimidar um soldado treinado para causar dor e morte. Ao se postar a frente do blindado na Praça da Paz Celestial, aquele chinês mostrou ao mundo a força de sua coragem. Ele não agrediu, não jogou pedras no tanque, apenas ficou diante dele, recusou se curvar diante da tirania da ditadura comunista. Deu uma lição que não pode ser esquecida. Dizem algumas fontes locais que o militar, piloto do tanque, teria sido fuzilado naquela noite. Já o nosso herói continua anônimo, alguns dizem que morreu também, outros que está exilado. Eu prefiro acreditar que ele ainda está lá, como um eterno símbolo revolucionário que inflama os espíritos de seu povo.
Finalmente o dissidente chinês Liu Xiaobo - laureado com o Nobel da Paz 2010 na última semana, tomou conhecimento do premio, no domingo quando sua mulher foi autorizada a fazer-lhe o comunicado. Liu num gesto generoso e de reconhecimento, dedicou seu prêmio às vítimas da praça de Tiananmen, segundo a ONG Human Rights in China.

quarta-feira, outubro 06, 2010

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SÃO PAULO TEM DIA E HORA PARA PARAR
Uma rede de TV fez reportagem recentemente e concluiu que, se medidas urgentes não forem tomadas, a cidade de São Paulo irá parar, literalmente anote: Dia 14 de novembro de 2012 (uma quinta-feira), véspera de feriado, com um congestionamento de 500 km. O cálculo foi feito a partir do número de veículos novos que entram em circulaçãodiariamente em São Paulo -- cerca de 800, segundo informações do Detran.
Essa é uma ameaça que está se tornando comum na maioria das cidades brasileiras. Como Belo Horizonte, por exemplo, onde existe um veículos para cada 2,4 habitantes, médisa semelhante à São Paulo (2,06 habitantes por carro) e maior que a do Rio de Janeiro, que mesmo sendo a segunda cidade do país e com uma população duas vezes maior do que a de Belo Horizonte, possui um carro para cada 3,5 habitantes.
O êxito da indústria automobilística brasileira tem como efeito colateral um problema negligenciado por sucessivos governos, que ignoram que o trânsito não pode ser encarado apenas como questão de infraestrutura viária. É um assunto de interesse econômico, ambiental e de saúde pública, que a feta diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Ambientalmente, as emissões de monóxido de carbono e ozônio, ampliada pelo excesso de carros e congestionamentos, têm comprometido a qualidade do ar das cidades brasileiras> Em termos de saúde pública, além das doenças respiratórias decorrentes da poluição, pode-se acrescentar problemas físicos e psicológicos, de artrites a estresse, de fadiga a irrratibilidade, por conta dos engarrafamentos. É um autênco choque na qualidade de vida dos cidadãos, que desperdiçam em média quatro horas diárias com deslocamento. Os congestionamentos reduzem a qualidade de vida e a SAÚDE FICA SEM SAÍDA.

terça-feira, outubro 05, 2010

GUERRA DA CORÉIA ESTÁ FAZENDO 60 ANOS EM MEIO A TENSÕES
As Coreias do Sul e do Norte estão completando 60 anos da guerra que já fez cerca de três milhões de vítimas segundo estimativas e que, oficialmente, ainda não acabou. O conflito de três anos começou com a invasão norte-coreana e terminou com um armistício, não com um tratado de paz, fazendo com que as Coreias continuem tecnicamente em guerra há seis décadas. Durante uma cerimônia solene em Seul, na Coreia do Sul, o presidente Lee Myung-bak pediu hoje que o Norte interrompa as "provocações militares" e se desculpe por ter afundado um navio de guerra sul-coreano há alguns meses. Pyongyang nega o envolvimento no naufrágio no qual 46 pessoas morreram e acusa Seul de se juntar a uma campanha dos Estados Unidos de difamação para elevar as tensões. Além disso, advertiu que represálias do Sul podem levar a uma nova guerra. A Coreia do Norte afirma que o conflito entre 1950 e 1953 foi disparado por provocações do Sul e de seu aliado, os Estados Unidos, que ainda mantém 25.500 militares ao sul da fronteira. Centenas de veteranos sul-coreanos e de outros países que participaram da guerra se juntaram a famílias, diplomatas e convidados para a cerimônia em Seul.
Cobrança:
O governo de Barack Obama ridicularizou a Coreia do Norte por afirmar que os Estados Unidos devem US$ 65 trilhões ao país por causa dos prejuízos com a guerra da Coreia. Segundo Pyongyang, o valor inclui US$ 26,1 trilhões devidos por "atrocidades" de guerra, afirmando que o conflito resultou em mais de 5 milhões de norte-coreanos mortos, feridos, sequestrados ou desaparecidos. Um funcionário do Departamento de Estado disse há dias que o país comunista é um "caso perdido" em razão do fracasso de suas políticas e chamou o pedido de compensação de "absurdo". Ao lembrar o 60º aniversário do início do conflito, o porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley, disse que a Coreia do Norte não tem ninguém para culpar a não ser a si mesma por seu isolamento e disse que Pyongyang deveria cumprir os acordos e desistir de suas armas nucleares, além de parar de ameaçar seus vizinhos. A Coreia do Norte afirma que o custo monetário de seu sofrimento por causa do conflito chega a US$ 65 trilhões, cinco vezes a dívida dos Estados Unidos. Os Estados Unidos também advertiram a Coreia do Norte a conter as "ações que agravaram as tensões", em meio a temores de que Pyongyang esteja se preparando para uma nova rodada de testes de mísseis. Com informações da Dow Jones.

segunda-feira, outubro 04, 2010

De acordo com a Cofederação Nacional dos Transportes (CNT), cerca de 25% dos acidentes nas estradas deserais envolvem caminhões. Já pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constatou que 60% das colisões e atropelamentos no estado são causados por embriaguez. No entanto, essa situação está longe de se se resolver. Um estudo de revista "Saúde Pública", que ouviu motoristas de caminhão em postos de Minas Gerail e São Paulo, concluiu que 66% utilizam anfetaminas durante os trajetos e 91% ingerem álcool.
Por essa razão, um deputado estadual desenvolveu o projeto de de lei 1.074/09. que já foi aprovado, segundo o qual, os postos de combustíveis e restaurantes localizados às margens das rodovias estaduais paulistas são obrigados afixar em suas dependências e em locais visíveis, cartazes alertando os motoristas de caminhões sobre os riscos de dirigitrem sob efeito de alcool , drogas e medicamentos. Pois bem, a exemplo do Código Nacional de Trânsito e recentemente a aplicação do uso do bafômetro, também funciona por alguns dias. Hoje, ninguem se lembra dessas medidas. A falta de policiamento, o jeitinho brasileiro, embora as estatísticas oficiais procurem maquiar os resultados, o que se tem verificado é que o abuso está voltando a cada dia e as leis vão caindo no esquecimento e cada vez infelizmente a situção das nossas vias públicas vão piorarando, porque num país em que o público aposta se determinada lei pega ou não o que se pode esperar? A verdade é que essa irresponsabilidade se tranforma cada vez mais num grave problema de saúde pública.

sexta-feira, outubro 01, 2010

NATUREZA IMPLACÁVEL ...
Atafona (RJ): Onde mar avança e destrói ruas e construções
1- A praia do balneário de Atafona em 1961 (à esquerda) e em 2007 (à direita), quando o mar já havia avançado sobre boa parte da faixa costeira (fotos: Departamento Nacional de Obras e Saneamento e Gilberto Ribeiro). 2- A erosão causada pelo mar destruiu casas, prédios e ruas na praia. 3- Os sedimentos acumulados às margens do rio Paraíba do Sul devido à construção de barragens são levados pelo vento e formam dunas que invadem a cidade de Atafona e a alta concentração de sal das águas matou a vegetação local (foto: Projeto Atafona).
O balneário de Atafona, em São João da Barra, no norte fluminense, tem assistido, nos últimos anos, ao triste espetáculo da erosão causada pelo mar, que avança cada vez mais sobre a cidade. As ondas destroem casas, prédios e ruas e despertam o temor e a curiosidade de turistas e da população local. Esse melancólico cenário é o mote do documentário ficcional Atafona, por quê?, realizado por alunos do curso de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com alunos de Geografia da UFF e de Engenharia Cartográfica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A idéia do filme surgiu como uma forma de alertar as pessoas sobre a situação difícil em que se encontram os habitantes da praia de Atafona, que são obrigados a deixar seus lares para trás. O documentário tem 18 minutos de duração e é dirigido pelo professor Miguel Freire, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, e produzido pelo cartógrafo Gilberto Pessanha Ribeiro, dos departamentos de Análise Geoambiental da UFF e de Engenharia Cartográfica da Uerj.
Atafona, por quê? mostra as diferentes visões sobre as causas do avanço do mar na região. Para isso, usa as personagens Atenah, que representa o discurso científico; e Métis, que traz o relato melancólico dos moradores; além das indagações da pequena Atafona. Filmado em novembro de 2006, o curta-metragem contou com a participação de atrizes locais. Segundo Ribeiro, que estuda o avanço do mar em Atafona desde 2004, a causa mais provável do fenômeno é a combinação de fatores naturais, como o vento, as ondas e o movimento das marés. A força dos ventos amplia a capacidade destrutiva das ondas sobre a praia e faz com que o mar avance cada vez mais rápido. Além disso, a ação humana é um agravante. “A construção de barragens no rio Paraíba do Sul diminuiu a quantidade de sedimentos e água que chegam à praia”, explica. “Dessa forma diminui-se a faixa de areia e aumenta-se a intensidade da erosão.” Os sedimentos acumulados nas margens do rio acabam sendo levados pelo vento e formam dunas que invadem a cidade, Até 2006, o avanço das águas era de 3 metros por ano, mas, a partir de 2007, a situação se agravou e o mar tem progredido a uma velocidade de 5,7 metros por ano. “Ao todo, o avanço chega a 480 metros em algumas regiões”. "Esse fenômeno é cíclico e pode continuar pelos próximos 100 anos”, alerta Ribeiro. Por outro lado, o fenômeno estimulou o turismo na região, que atualmente recebe cerca de 200 mil turistas e veranistas por ano. Atafona, por quê? mostra, de maneira brilhante, como arte e ciência podem caminhar juntas. O filme usa imagens insólitas, como praias repletas de ruínas e destroços e dunas de areia que engolem casas, e traça um relato poético do fenômeno natural. Dessa forma, consegue chamar a atenção da sociedade para um problema negligenciado pelas autoridades locais.
>>>(à dir.): Revist@-@R e fhotolink

sexta-feira, setembro 24, 2010

Saúde

 NOVO MÉTODO PODE PREVER INFARTOS
O cardiologista israelense Michael Schechter, do Instituto do Coração do Sheba Medical Center, desenvolveu uma técnica não invasiva capaz de prever o que acontecerá ao coração dos pacientes nos próximos três ou quatro anos. Um aparelho semelhante ao medidor de pressão sanguínia  ligado a um monitor que permite elaborar um prognóstico apurado da saúde cardíaca do paciente.
Para saber o que ocorre dentro das artérias que irrigam o coração, o teste mede a elasticidade do endotélio -- revestimento celular interno das veias do braço. "Se verificarmos 50% de redução dessa função no braço, podemos prescrever um tratamento agressivo para evitar um enfarto", diz Shechter.
"Esse é o melhor método para todos os tipos de pacientes. Não se usa material radioativo, o exame exige pouco tempo e nã há necessidade  de exercício antes ou durante o teste", completa.  
Nota: Essa notícia foi divulgada  há mais de um ano e até agora não temos mais informações se esse método já está  sido aplicado e  salvado vidas preciosas.

sábado, setembro 18, 2010

---FIM DE SEMANA---"Arquivos de um Repórter"

 Você já foi a Bahia?...  Abrimos esta matéria com este titulo, em homenagem ao grande compositor baiano Dorival Caimmy, que melhor retrata a sua Bahia em verso e prosa, inspirado nas belezas da boa terra, em especial a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil Colônia (de 1549 a 1763), quando perdeu o posto para o Rio de Janeiro. Até hoje as duas metrópoles competem para atrair turistas nacionais e estrangeiros. Em Salvador as conexões com a África são explícitas, o que a torna especial entre as cidades brasileiras. A
cultura afro-brasileira se deixa literalmente tocar pelos turistas que escolhem Salvador. As cores e os sons do continente que forneceu seus homens mais robustos e capazes como escravos (os frágeis não resistiam sequer à viagem de navio) se renovam diariamente no sincretismo da religião, em terrei
ros ou igrejas; no berimbau que chama a capoeira a qualquer hora do dia; nas formas redondas das baianas servindo quitutes com óleo de dendê e leite de coco. Os casarões do Pelourinho, cartão-postal e patrimônio da humanidade, foram restaurados nos anos 90 do século 20 e desde então a área é sinônimo de boas-vindas, confraternização, conforto em hotéis e pousadas. Quem se instala ali está longe da praia e a poucos passos dos ensaios do Olodum, da explosão barroca do Convento de São Francisco e da Missa Negra (catolicismo com atabaques) na igreja de Nossa Senhor a do Rosário dos Pretos.Praias e trios elétricosSalvador se desenvolveu como pólo urbano de grandes distâncias entre uma atração turística e outra. A cantada praia de Itapuã, por exemplo, fica a 27 km do centro - A praia de Ondina tem a vantagem de receber os trios elétricos no Carnaval e Rio Vermelho é concorrida pela vida noturna e pelas famosas baianas do acarajé. E o circuito Barra-Ondina tem o refresco permanente do mar, chacoalhando os ossos pela avenida Oceânica, do bonito Farol da Barra até Ondina. Os abadás são vendidos por dia ou com desconto para todos os dias (neste caso, atrás de um bloco só), o que permite ao folião variar de paisagem, das ladeiras do centro às avenidas da orla, e também do tipo de música.Cidade Alta, Cidade BaixaO Elevador Lacerda e o Plano Inclinado do Pilar ligam a Cidade Alta à Cidade Baixa. Muito antes da existência de ambos, a divisão arquitetônica que reflete uma sociedade de duras hierarquias foi transposta das cidades de Portugal para a colônia no Novo Mundo. Na parte superior se instalavam o poder do rei, da justiça e da igreja. Na parte baixa espalhavam-se atividades como as do comércio e transportes, com a obrigação de defender a fina flor da sociedade em caso de ataque.  
Enntre os "1.000 Lugares para Conhecer antes de Morrer" do best-seller de Patricia Schultz, 46 itens estão no Brasil (mais o roteiro gastronômico em São Paulo) e, destes, 12 atrações ficam no Rio de Janeiro e seis na da Bahia. Sobre a capital soteropolitana, o guia recomenda não cometer a indelicadeza de se despedir da visita antes de visitar o Pelô, brincar nas festas e comer o acarajé.

sexta-feira, setembro 17, 2010

QUIZ...

                                                                                                        Física
                     QUAL É A VELOCIDADE DO SOM ? Avião ultrapassando a velocidade do som, que é de 340 metros por segundo. As ondas sonoras não se propagam de forma instantânea. É possível comprovar tal afirmação no caso do trovão e do relâmpago: ambos se produzem ao mesmo tempo, mas o relâmpago é visto com antecedência e só depois se ouve o barulho do trovão. Isso acontece porque a luz é mais veloz do que o som. Por isso, em uma altura maior, o ar fica menos denso, e a velocidade de propagação do som diminui. Na água, o som adquire uma velocidade de 1.500 metros por segundo. Através de metais, como o ferro, o som se propaga a 5.127 metros por segundo e, em alguns tipos de aço, a 6.080 metros por segundo. QUIZ: 1 - O que é a barreira do som? 2- Qual é o meio em que se propaga a velocidade do som? Informação: Como o som se propaga através de ondas, necessita de um meio elástico, que vibre, como a água do planeta, o ar da atmosfera ou o solo. Portanto, o som não se propaga no vazio. Respostas do Quiz: (1)- É a barreira que forma o corpo quando a velocidade deste se aproxima da velocidade adquirida pelo som nesse mesmo meio. (2)- A velocidade do som se propaga através do ar, a 340 metros por segundo.
Parabéns! 

terça-feira, setembro 14, 2010

Monument Valley

 NOS TEMPOS DA DELIGÊNCIA
Apesar de poucos terem chegado até lá,a grande maioria, porém, já conheces estas paisagens muito familiares no mundo todo. A natureza montou o cenário, e Hollywood, realizou ao longo do tempo inúmeros filmes de faroeste que mostram toda a natureza do velho oeste, com filmes e artistas que marcaram época com filmes como este que da título a esta matéria. Vamos saber um pouco mais deste local exótico chamado de Monumental Vale localizado no estado americano de Nevada.
Por estar situado dentro de uma reservas indígena, Monument Valley não pode ser visitado por conta própria. Os próprios Navajos organizam e exploram a visitação turística do local. As melhores excursões tem como ponto de partida o hotel Goulding's Lodge, situado praticamente de frente para a entrada de Monument Valley. Mas de manhã bem cedo percorremos os 30 km até Goulding's Lodge e nos inscrevemos numa das excursões diárias que percorrem a reserva indígena. Existem excursões completas, de dia inteiro e excursões de meio dia, de forma a oferecer opções para todos os visitantes.
Para não dizer que não há cidade alguma nesta região existe Kayentap, uma equena localidade de 5 mil habitantes que faz parte da Nação Navajo, uma grande reserva indígena que ocupa uma boa fatia do estado do Arizona e abriga os descendentes da tribo que, antes da chegada do homem branco, era a dona  absoluta destas terras. E assim, organizamos um roteiro que se inicia em Flagstaff, Arizona ,e pela estrada 163, segisssemos em frente, mas como ninguém é de aço, pernoitaríamos em Kayenta, e que serviria como ponto de partida para nossa visita ao Monument Valley, e de onde seguiríamos em frente até Salt Lake City. Kayenta está situada cerca de 30 km ao sul do vale, tem poucos hotéis, restaurantes e mercados, mesmo assim é um verdadeiro oásis em meio a estas terras desérticas, fornecendo quase todos os serviços essenciais aos turistas.
O Monument Valley conserva a mais duradoura e definitiva imagem do Oeste americano. As figuras ficam isoladas predominando o vermelho cercado por morros vazios e um grande deserto arenoso que ter sido filmado e fotografado inúmeras vezes ao longo dos anos, tanto para longa-metragens como para filmes, anúncios e folhetos de férias. Devido a isso, a área émuito familiar, mesmo em uma primeira visita, mas logo é evidente que as cores naturais são realmente tão brilhantes e profundas como as de todas as imagens. O vale não é um vale no sentido convencional, mas sim um amplo espaço que oferece as vezes uma paisagem desolada, mas logo  interrompida por formações de desintegração subindo centenas de metros no ar, os últimos remanescentes das camadas de arenito que cobre toda a região. 
Mesmo ainda distante por  esta estrada de acesso, já se pode ver os monumentos construidos pela ação do tempo. Neste mapa dos EUA, a localização do estado do Arizona, que abriga o Monument Valley
Map of USA AZ.svg

segunda-feira, setembro 13, 2010

o fantástico projeto alma

                                                      O PROJETO ALMA

O projeto ALMA é um ambicioso projeto científico de construção de um rádio-telescópio que irá englobar cerca de 64 antenas transportáveis, sub-milimétricas, de 12 metros de diametro cada uma, com uma linha de base se extendendo por até 14 quilômetros. Seus receptores cobrirão o intervalo de 70 a 900 GHz. Apontando as antenas em uníssono para um único objeto astronômico, e combinando os sinais detectados por todas as antenas com um processador de sinal digital super rápido, este gigantesco rádio-telescópio obtém um detalhamento de imagem 10 vezes melhor do que o apresentado pelo Hubble Space Telescope (HST). A área combinada de todas as 64 antenas usadas para coletar sinais provenientes de corpos celestes é mais do que 40 vezes maior do que aquela disponível atualmente para os astronomosque usam os telescópios submilimétricos existentes. 
COMO SURGIU ESTE POJETO?
O custo deste projeto foi estimado em 400 milhões de dólares (em 1997).   Como surgiu este projeto?O ALMA é o resultado de uma fusão de 3 grandes projetos de rádio-astronomia. O Millimeter Array (MMA) dos Estados Unidos, o Large Southern Array (LSA) de vários países europeus e o Large Millimeter and Submillimeter Array (LMSA) do Japão. Cada um destes projetos havia sido considerado como alta prioridade pelas suas respectivas comunidades científicas. O projeto europeu e o norte-americano se fundiram no ALMA em 1999 e o desenvolvimento e desenho do projeto começou naquele mesmo ano. O Canadá começou a participar logo depois. Mais tarde, o Japão se uniu ao projeto ALMA. No dia 6 de abril de 2001, representantes da Europa, Japão, América do Norte e Chile, assinaram, em Tóquio, uma resolução afirmando a sua mútua intenção de construir e operar este gigantesco rádio-telescópio a ser instalado no Chile.ALM
ONDE VAI SER INSTALADO O ALMA?
As antenas ficarão localizadas a uma altitude de 5000 metros, na Zona de Chajnantor, a leste da vila de San Pedro de Atacama, no Chile (foto abaixo). Este é um local excepcional para astronomia (sub)milimétrica, possivelmente

terça-feira, setembro 07, 2010

A PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
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O Museu do Ipiranga (foto), é o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da cidade de São Paulo. É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte". O arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi contratado em 1884 para realizar o projeto de um monumento-edifício no local onde aconteceu o evento histórico da Independência do Brasil, embora já existisse esta idéia de se contruir o museu.  O Quadro "O Grito do Ipiranga" é uma tela pintada por Pedro Américo, em 1888
O Museu Paulista tem em seu acervo de mais de 125 mil artigos, entre objetos (esculturas, quadros, jóias, moedas, medalhas, móveis, documentos e utensílios de bandeirantes e índios), iconografiae documentação arquivística, do século XVI até meados do século XX, que servem para a compreensão da sociedade brasileira, com especial concentração na história de São Paulo. Os acervos têm sido mobilizados para as três linhas de pesquisa as quais o museu se dedica:Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho e História do Imaginário.
Aproveite o feriado e leve a sua familia conhecer o local da nossa indendependência !

segunda-feira, setembro 06, 2010

O MAIOR DESERTO DO PLANETA(O Deserto do Saara e a Cordilheira do Atlas)
O Deserto do Saara é o maior do mundo dentro das suas características. Na na verdade perde em área apenas para a Antártica. O Saara localiza-se ao Norte de África, com uma área total de 9.065.000 km2, sendo apenas um pouco menor que a Europa com (10.400.000 km2). O nome Saara é uma transliteração do árabe, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). Vivem cerca de 2,5 milhões na área do Saara, distribuídas pela Mauritânia, Marrocos, Líbia, Egito, Mali, Níger, Argélia, Tunísia, Sudão e Chade. As fronteiras do Saara são: o Oceano Atlântico a oeste, a Cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul. O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e a Sub-Saariana . A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão. Os humanos viveram na extremidade do deserto quase 500 mil anos. Durante a última glaciação, o deserto do Saara já foi mais úmido (como o Leste africano) do que é agora. Fósseis de dinossauros foram encontrados ali. O Saara moderno, geralmente, é isento de vegetação excepto no vale do Nilo, poucos oásis e algumas montanhas dispersas. A Cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2.400 km através do Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e ainda inclui Gibraltar. O pico mais alto é o Jbel Toubkal, com 4.167 m, localizado no sul do Marrocos. As montanhas do Atlas separam as margens do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara. A população dessas montanhas é constituída principalmente de Berberes no Marrocos e de Árabes na Argélia. Como a América do Norte, a Europa e a África formavam um super-continente há milhões de anos. Acredita-se que a Cordilheira do Atlas se tenha formado como parte de orogénese Allegheniana (orogénese é um processo de movimentação horizontal das placas tectónicas e o principal agente formador do relevo terrestre). Essas montanhas formaram-se quando a África e a América colidiram, e foram uma cordilheira muito mais alta do que o Himalaia de hoje. Atualmente, os resquícios desta cadeia podem ser vistos na Fall line, no leste dos Estados Unidos da América. Algumas reminiscências ainda podem ser encontradas nos Apalaches, formados mais tarde, na América do Norte. As montanhas da Sierra Nevada, na Espanha, também foram formadas nessa colisão continental. As montanhas estão divididas entre o Grande Atlas do Marrocos, o Tell Atlas, mais baixo, que se estende ao longo da costa e o Largo Atlas Saarense, que se estende para o sul.






 Fotos: (1) - Cameleiro às portas do deserto, próximo de Ghadames, no sul do Líbano; (2) -O oásias do Lago Gabr-Aun, no interior das dunas de Ubari, no deserto do Saara.

sábado, setembro 04, 2010

---FIM DE SEMANA---"Arquivos de um Repórter"

Tical, o coração do império maia
Em plena selva, a cerca de 500 km da cidade de Guatemala, está Tikal, uma das principais heranças da civilização maia. Esse império, cujo centro estava na Guatemala, se estendeu para o México e Honduras e teve o seu apogeu entre os séculos 3 e 9.Em apenas 17 km2, Tikal abriga mais de três mil templos, pirâmides e monolitos.
Ai estão os mais altos templos das Américas, que chegam a 70 m. Suas cúpulas emergem acima das copas das gigantescas árvores da floresta tropical da Guatemala. Os edifícios sagrados foram projetados segundo sofisticados cálculos astronômicos, levando em conta as posições do Sol e da Lua.
Caminhando pelas trilhas da florestapode-se admirar macacos-aranha e mais de 300 espécies de pássaros, como diversos tipos de colibris e, com um pouquinho de sorte, o Quetzal, pássaro sagrado dos maias cujas plumas enfeitava os penteados da realeza.
                           Templo Acrópolis Norte e a localização de Tikal no mapa da Guatemala
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