/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, julho 27, 2017

AR-DIARIO "Grandes obras de Engenharia"

A PONTE-TÚNEL DOS EUA:                                                                   Esta é uma grande obra que impressiona muito por reunir:  ponte e túnel numa mesma obra. 
 
 Pelo seu nome, muitos acham que ela serve de ligação entre Suécia e Dinamarca, mas na realidade esta obra fica nos Estados Unidos, no estado da Virgínia, sendo parte integrante da Rodovia Interestadual 664, que liga Hampton a Chesapeake, como demonstra o mapa (abaixo).

A ponte tem cerca de 4.800 metros de cumprimento e um túnel 1600 metros à (esq.) sendo o principal  caminho para os turistas que visitam a NASA e para quem se dirige a várias bases militares da região. A obra foi iniciada em 03/Set/1985 e a solução de mesclar ponte e túnel foi em função da passagem de grandes navios e até de porta- aviões pelo local. Boa parte da obra foi realizada em pré-moldados. As seções do túnel, por exemplo, eram trazidas prontas, em 15 seções de 300 pés (99 metros cada), e se encaixavam no fundo do canal, totalizando 4.800 pés (1.584 metros), de Portal a Portal. A primeira seção foi colocada em março de 1988 e a última em Junho de 1989, ou seja, média de colocação de uma peça por mês. A Obra custou aos cofres Americanos cerca de US$ 400 milhões, consumindo 408.000 toneladas de concreto e 21.800 toneladas  de aço. Foi aberta ao tráfego em 30 de abril de 1992.
Uma curiosidade: A obra seria chamada inicialmente de Ponte-túnel Rio James (por onde ela passa), mas devido à sua proximidade com o local da batalha entre os navios USS Monitor e CSS Virgínia (Merrimac) em 1862, na guerra civil americana, ela foi batizada de "Monitor-Merrimac Memorial Bridget-Túnel".

Um comentário:

  1. Essa ponte até confunde mesmo, mas existe uma outra ponte chamada "oresund bridge" que liga copenhague na dinamarca e malmo na suécia, com um comprimento de 16 km, sedo 8km de ponte até uma ilha artificial de 4km e mais 4km de túnel sob o solo submarino que ligam o restante do estreito de oresund.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */