/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, agosto 29, 2014

"Cidades Fantasmas" - (6)

 ORADOUR-SUR-GLANE (FRANÇA), UMA HISTÓRIA TRISTE !
Oradour-sur-Glane é uma pequena cidade, localizada na região de Limousin, na França. Até o ano de 1944 muitas pessoas viviam normalmente, porém no dia 10 de junho, quatro dias após o famoso “Dia D” da Segunda Guerra Mundial, ela deixou de ser apenas uma pequena aldeia do interior, para se tornar um símbolo da crueldade Nazista.
Logo após a invasão dos Aliados na costa da Normandia, as tropas Nazistas começaram um avanço desesperado para tentar manter suas posições, que lhe davam o domínio da França. Uma das unidades enviadas para luta foi a 2ª Divisão Panzer SS do Reich, da Waffen-SS, uma tropa de elite do Exército Alemão.
No meio do seu caminho para a costa, o comandante dessa unidade recebeu a informação de dois franceses traidores, que na aldeia de Oradour-sur-Glane, havia um oficial alemão preso e que ele seria queimado em público. Por esse motivo, as tropas germânicas cercaram o local e forçaram todos os moradores a irem para a praça local, onde os homens foram separados das mulheres e crianças.

Os prisioneiros foram colocados em um celeiro e as mulheres em uma igreja. Com todos presos, os alemães iniciaram seu plano macabro. Primeiro eles mataram os homens fuzilados e atearam fogo no local, de todos os 195 homens que lá viviam, apenas 5 conseguiram escapar desse inferno com vida.

Já as mulheres e crianças que estavam presas na Igreja, foram queimadas vivas lá dentro, e quem tentava fugir era metralhado sem piedade, de todas as 452 pessoas que foram trancadas na igreja, apenas uma sobreviveu: Marguerite Rouffanche, que conseguiu pular uma janela sem ser notada pelos Nazistas.

Essa atrocidade foi tão grande que o próprio general das forças alemãs quis enviar o comandante dessa divisão a julgamento, algo pouco comum, pois os Nazistas não eram de se preocupar com atrocidades. Felizmente a própria guerra cuidou desse monstro, que morreu poucos dias depois de ter ordenado o ataque aos civis, assim como seus comandados, que foram massacrados pelos Aliados.
Alguns garotos curiosos, de vez em quando povoam o que restou da cidade arrasada pelos nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */