/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, outubro 24, 2013

O preço da evolução...

                                              
CIDADES INUNDADAS PELO PROGRESSO  - Muitas cidades históricas como Igaratá e pontos turísticos como Sete Quedas, hoje estão submersos em nome do progresso. Com a explosão demográfica , cresce a necessidade por água para o consumo, a construção de novas hidrelétricas e de outros serviços essenciais. Esse crescimento porém, exige  medidas drásticas que acabam inundando histórias e recordações que só permanecem imersas em nossas lembranças.
A cidade de Igaratá, surgiu da fé de um povo que construiu e se reuniu ao redor da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, no século XIX. O Município desenvolveu-se durante o ciclo do café. A construção da Via Dutra, fez com que Igaratá perdesse o rumo do desenvolvimento, mas não sua inabalável fé, aliada à coragem dos seus habitantes que não sucumbiram diante de um grande desafio: a inundação da velha cidade para a construção da Represa do Jaguari, na década de 60. Esta foto foi tudo o que sobrou da velha cidade da grande São Paulo, que nos foi cedida por Robinson de Oliveira Raimundo. Localizada entre as rodovias D.Pedro I e Dutra, na década de 60, teve inicio a construção da represa para produzir energia para as necessidades de desenvolvimento do Vale do Paraíba. Por sua condição de cidade ribeirinha do Rio Jaguari, decidiu-se por inundá-la. 
Com esforços da população e das autoridades municipais, em 1.968 surgiu a esperança de se reconstruir a cidade em outro local. Em 24 de Abril de 1.969 chegaram as primeiras máquinas para a construção da Nova Igaratá, marcando o início da segunda fase da história do Município. Em 5 de Dezembro de 1.969, debaixo de pesadas chuvas, a população foi obrigada a deixar a cidade velha, trasladando-se para a nova, ainda em construção. Na época ainda não havia abastecimento de água, que foi suprida por caminhões da Prefeitura e da Cesp. E o centro da nova cidade virou um canteiro de obras.
Na 1a. foto, a nova Igararatá e sob o lago, submerge a velha cidade; na 2a., a grandiosidade da bela represa, hoje um importante centro turístico do estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */