/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, março 02, 2010

AR- Em tempo: Chile continua enviando  Exército às ruas após tremor. O número de mortos depois de terremoto de 8,8 graus chegava a 711; (às 20h30 de ontem). A população saqueia supermercados em cidades afetadas. Governo decreta estado de "exceção constitucional por catástrofe" nas regiões de Maule e Bío Bío; cidades têm toque de recolher imposto pelas autoridades; Apesar de toda essa catástrofe que está sendo vivida pelo Chile, esse não é o maior terremoto que o país enfrenta, embora seja o com maior número de vítimas e repercussão. Ondas destruidoras que seguem a um terremoto
O maior terremoto ocorrido no Chile o o mais intenso ocorrido em nosso planeta, foi no dia 22 de maio de 1960, e foi registrado na costa sul-central do Chile, um dos mais destrutivos tsunamis do século XX, que quase impediu a realização do Campeonato Mundial de 1962. Ao visitar o Chile recentemente, verifiquei que em todas as cidades praianas do Pacífico há placas (como a do lado), que orientam o público a direção de fuga, o que pode ser explicado pelos próprios números, enquanto o do Indico regstrou 9,3, o que ocorreu no Chile chegou a 9,5 de magnitude.
TSUNAMI
Causas - Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectónicos são um tipo particular de sismo que origina um deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da acção da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas. Por exemplo, à volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis.

Uma foto raríssima, tirada na costa da Ilha de Sumatra, na região asiática, atingida pelo Tsumani em 2004, mostrando uma impressionante onda de 32 metros. Ela foi encontrada num estojo de uma câmera abandonada. Provavelmente, quem obteve esta imagem dramática deixou de existir instantes depois.) SANTORINI - Estima-se que terá sido entre 1650 e 1600 a.C. que ocorreu uma violenta erupção vulcânica na ilha grega de Santorini. Este fenómeno devastador levou à formação de um tsunami cuja altura máxima terá oscilado entre os 100 e os 150 metros. Como resultado deste tsunami, a costa norte da ilha de Creta foi devastadaematé70kmdamesma. A explosão do Krakatoa - A ilha-vulcão de Krakatoa, na Indonésia, explodiu com fúria devastadora em 1883. Várias ondas tsunami geraram-se a partir da explosão, algumas atingindo os 40 metros acima do nível do mar. Foram observadas ao longo do Oceano Índico e Pacífico, na costa ocidental dos Estados Unidos, América do Sul, e mesmo perto do Canal da Mancha. Nas costas das ilhas de Java e Sumatra, a inundação entrou vários quilômetros adentro, causando inúmeras vítimas, o que influenciou a desistência da população em reabitar a costa, e subsequente êxodo para a selva.
O Terremoto do Índico de 2004 - Uma seqüência de tsunamis fatais, ocorreu neste seculo no dia 26 de Dezembro de 2004, provocando um número recorde de com fatais relatadas em mais de 285.000. Após a tragédia, várias organizações de ajuda humanitária e governos de vários países disponibilizaram ajuda. A maior doação particular foi feita pela guru indiana Mata Amritanandamayi, também conhecida como "Amma", a grande mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */