/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, julho 04, 2013

Coragem ou esperteza....

Qual é o segredo dos encantadores de serpente?
(Um flautista malandro, ganha a vida, ao "encantar" com sua música uma serpente Naja)
Não se trata de nenhuma magia musical e sim de esperteza. Todas as cobras - inclusive a Naja, a mais usada para esse tipo de apresentação - são praticamente surdas. O som da flauta, portanto, não tem nada a ver com a história. Quando o encantador abre o cesto onde está a serpente, ela se levanta naturalmente, pois faz parte de seu comportamento instintivo manter parte do corpo ereta. O que desperta a curiosidade do animal é o movimento que o encantador faz com a flauta. "Se ele executar o mesmo movimento com a mão ou com o braço, a cobra ficará interessada do mesmo jeito", afirma o biólogo Giuseppe Puorto, do Instituto Butantã de São Paulo. Outro truque pode ajudar no sucesso da apresentação. "Alguns especialistas contam que os encantadores também passam urina de rato na ponta da flauta, o que atiça o faro da naja e ajuda manter sua atenção fixa no instrumento."
Encantadores de serpentes estão em extinção na Índia
Na famosa aldeia de Vadinagar, na Índia, ter um par de serpentes era frequentemente um sinal de talento. Não é mais. Hoje, os homens que em um passado recente tiravam o sustento de encantar as cobras com suas flautas estão tendo que mudar de vida para sobreviver. Uma Lei rígida de Proteção da Vida Selvagem Indiana, os antigos encantadores não podem mais caçar as serpentes para utilizá-las em suas apresentações – o que está levando vários deles a atravessar dificuldades financeiras e a abandonar a profissão. Em respeito a essa tradição milenar, o encantador Karsan Nath, informa que o governo indiano está socorrendo as famílias em dificuldades.
Mesmo sendo uma prática de pura esperteza, há que se fazer justiça a esses homens que passaram a maior parte de suas vidas, ao lado das Naja, a cobra mais venenosas do mundo

2 comentários:

  1. esse reporter é o cara,usa o espaço com muita propriedade.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que estes caras são um bando de xarlatões e farsantes cinicos metiros porque
    para atiçar o faro da cobra estes individus
    passam urina de rato para atiçar serpente
    por isso estes xarlatões não pode ser conciderados encantadores de serpentes mas
    um bando de xarlatões que retira o animal da própria natureza para servir de espetaculo para turistas do mundo inteiro

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */