/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 11, 2013

ALERTA: "NÃO VACILE"

A Vacina contra o HPV, epidemia do século 21, está disponível em apenas dois Estados do Brasil e poderá, em breve, ser oferecida pelo SUS. Entenda a importância dessa prevenção
                                                                Fonte: folha Universal

Seguindo a tendência mundial, Distrito Federal e Amazonas anunciaram vacinação gratuita contra o papilomavírus humano (HPV). Paralelamente, tramita no Senado um projeto que prevê o oferecimento em todo o País, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da vacina contra o vírus que atinge mais de 630 milhões de homens e mulheres no mundo e já é considerado a “epidemia do século 21”. Entre as infecções causadas pelos mais de 100 tipos de HPV, estão cânceres nas regiões genitais, anal, cabeça e pescoço.
“O papel do HPV em causar tumores está estabelecido. São milhões de casos de câncer a cada ano e ainda tumores benignos como verrugas genitais, que afetam até 60 milhões de pessoas por ano”, disse a coordenadora do Instituto do HPV da Santa Casa de São Paulo e professora da FMUSP-SP, Luisa Villa, que clamou: “Ofertar essa prevenção única e efetiva para a sociedade trará enormes benefícios à saúde pública.”
O projeto prevê vacinação no SUS para mulheres de 9 a 45 anos. “É voltado a elas porque o câncer mais frequente causado por HPV é o do colo do útero”, disse Luisa, citando o segundo tipo de câncer mais incidente na população feminina do Brasil e que deve registrar 17 mil novos casos e 5 mil mortes no País este ano.
Sem vacina no posto de saúde, a saída é buscar clínicas particulares e gastar de R$ 600 a R$ 1.500 pela prevenção. (Enquanto isso,  os estádios da Copa vão torrando nosso dinheiro!)
A especialista da Santa Casa ainda deixa claro que a transmissão não depende dó de relação sexual. “Ficar" também transmite HPV. Pode haver contaminação com qualquer contato: mãos, instrumentos, troca de roupas”, orientou Luisa, lembrando que a vacina não tira a necessidade de outras prevenções, como uso de preservativo. A médica ainda enfatiza que as mulheres devem continuar fazendo rastreamento citológico, mais conhecido como Papanicolau.


Resposta do QUIZ – “Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?
Normalmente, os navios negreiros transportavam de 300 a 600 escravos. Os negros eram trancafiados no porão dos navios, todos amontoados, e sofriam muito com as péssimas condições de higiene e alimentação.Em O Homem e a Terra no Brasil, de Edgar Rodrigues, consta que a situação era tão precária que, nas duas ou três semanas necessárias para a travessia, morriam de 50 a 70% dos escravos.(P) Quantos humanos já morreram no mundo? Aguarde resposta...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */