/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, abril 15, 2013

A TERRA SERIA AFETADA SEM A LUA ?

 Não há uma certeza sobre as conseqüências desse desastre.
Esta é uma dúvida que ainda persiste.  Os astronomos ainda não tem certeza sobre as conseqüencias desse desastre. Ainda assi, especialistas no assunto afirmam que eventos devastadores podem acontecer aqui na Terra. O impacto imediato poderia ocorrer nas marés, já que elas sofrem grande influêncuia do Sol e da Lua, sendo a segunda a força dominantes.
O eixo rotacional da Terra também sofreria, mudando de uma posição quase perpendicular do plano elíptico para uma posição paralela a ele. Esse balanceio iria provocar mudanças climáticas drásticas: quando o eixo apontasse para cima, cada ponto do globo iria receber uma quantidade constante de calor durante o ano, mas, quando o eixo ficasse em paralelo, as pessoas passariam seis meses do ano suando em baixo do sol latente e depois congelariam nos seis meses seguintes. 
De todas as calamidades, porém, não seriamos nós os mais castigados. O náutilo, um molusco (foto), seria a criatura mais prejudicada. Ele mora dentro de uma concha em forma de espiral dividida em compartimentos e fica na parte mais extensa das divisões. A cada dia, o organismo marinho adiciona mis uma camada à sua concha. No fnal de todo mês, quando a Lua completa uma volta em torno da Terra, ele abandona seu compartimento atual, o fecha e se muda para o novo. Portanto, se você remover a Lua da historia, o náutico ficará para sempre no mesmo compartimento.  
QUIS Resp. do FS - Como se pode pesar o sol?

De acordo com Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o que se pode calcular é a massa do sol e não o seu peso. A forma tradicional se baseia na Lei da Gravitação Universal de Newton: sabendo-se qual é a distância entre a Terra e o Sol e a força de interação entre ambos, é possível fazer o cálculo da massa deste astro. “Além disso, podemos obter sua massa (equivalente a 1,989 x 1030 kg) conhecendo seu volume (por observação) ou a quantidade deenergia que ele emana para a Terra por segundo”, afirma Ednilson. Perg. resposta amanhã: Como se sabe a que distância caiu um raio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */