/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, março 08, 2013

---FS---ATÉ NO BRASIL ELE GERA POLÊMICA...

O OURO NEGRO QUE MOVE O MUNDO, GERA  AGUERRAS. (O petróleo mais difícil e dispendioso de ser extraído, é obtido através de plataformas marinhas.) O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Combinação complexa de hidrocarbonetos. Composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio (N), oxigênio (O), compostos de enxofre (S) e íons metálicos, principalmente de níquel (Ni) e vanádio (V). Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha não se incluem nessa.definição. O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também, atualmente, a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, como benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. O ouro negro já provocou muitas guerras, por ser a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. Até no Brasil, antes mesmo de se explorar toda a potencialidade do pré-sal, todos os estados já brigam pela divisão que seus recursos gerarão. Depois de a presidente Dilma fazer a partilha dos recursos entre todos eles, na madrugada desta 6a. feira, o Congresso Nacional derrubou o veto. Agora os estados produtores de petróleo como Rio de Janeiro, Espirito Santo  e São Paulo vão recorrer ao STF (Superior Tribunal Federal) contra a derrubada dos vetos à lei dos royalties que acaba de ser aprovada, como era prevista.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Como udemos acompanhar neste texto, são multiplas as suas utilidades, por isso, não seria exagero se dissessemos: O Petróleo é o sangue do mundo. Eis o quadro geral da que coloca o petróleo em várias comparações mundiais: A maior exportadora de petóleo é Arábia Saudita: com 8,6 bilhões de barrís/dia. O maior importador do mundo: EUA, 20,5 bilhões de barris/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */