/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, fevereiro 02, 2013

AR---Fim de Semana---

BRAZIL, UMA PEQUENA CIDADE NORTE-AMERICANA
Fundada em 1884, essa cidade americana com com 8 mil habitantes. Recebeu esse nome por acaso. Entre seus habitantes não há um só brsileiro (com "s"). A pequena cidade, enfrenta crescente onda de desemprego e corre risco de sumir do mapa.

Nenhum só brasileiro com "s" vive neste Brazil. Apesar disso, milhares de residentes se dizem brasileiros. E com razão. Eles, afinal, nasceram no Brasil. Ou melhor, no Brazil, com "z", uma cidadezinha do estado de Indiana, (EUA), a 101 km de Indianápolis, e que e se esvaziando aos poucos.
Quem nasce em Brazil é Brazilian, definição idêntica - em inglês - para quem nasce no Brasil da América do Sul. "Nasci aqui, portanto, sou brasileiro. E com muito orgulho", diz Kenneth Turner, 76 anos. Seus olhos, quase saltaram de órbita, quando soube que estava conversando com "um repórter brasileiro original" - "Você não imagina a minha emoção neste momento. Aqui estou, cuidando da memória deste Brazil que insiste em existir, que luta para não morrer, e de repente me aparece alguém do Brasil que, pelo que sei, está renascendo. É o Brasil moderno visitando o Brazil decadente", diz Turner, visivelmente emocionado.
Ele é o guardião do pequeno, mas bem conservado, museu da Historical Society de Brazil, onde estão objetos e documentos de seu passado de glória, quando a mineração de carvão e a indústria de argila e cerâmica eram suas grandes fontes de riqueza. Numa das paredes estão penduradas as bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil. Entre elas, uma foto do ex-presidente Juscelino Kubitschek, e a primeira página de alguns jornais obtidos em consulados brasileiros nos Estados Unidos.
Segundo Turner. "O nome da cidade surgiu quase por acaso. Pode-se dizer que nasceu "de ouvido". Owen Thorpe, um negociante que via no desbravamento do oeste uma fonte de riquezas, decidiu montar um grande armazém de secos e molhados, que também vendia ferramentas, além de um saloon para animar os trabalhadores que viviam em acampamentos numa área pontilhada de minas de carvão.
Com a chegada da ferrovia, e os negócios prosperando, Thorpe sentiu a necessidade de enviar e receber correspondência. Mas o governo só se dispunha a fornecer esse serviço, instalando um posto de correio, se ali houvesse pelo menos um assentamento. Depois de negociar com as mineradoras, o comerciante criou o povoado em 1844. E decidiu dar a ele um nome que soasse bem. Como os jornais da época traziam notícias relatando conflitos de fronteira do Brasil com países vizinhos. Thorpe achou que o nome
tinha um som agradável, diferente, e então decidiu batizar o povoado de Brazil", conta Turner.

Brazil (foto da avenida principal), ganhou o status de município em 1866. A sulação, que chegou a atingir 40 mil pessoas, hoje esta reduzida a 8.188 habitantes, que ocupam um território de 8,7 quilômetros quadrados. A cidadezinha tem apenas uma maternidade, mas possui três cemitérios. O gradual esvaziamento, no entanto, não se justifica pelo índice de óbitos, que é menor do que o de nascimentos.

Um comentário:

  1. Nos Esdtados Unidos, tem uma cidade com o nome de Helena (26.000 habitantes), é a capital do estado de Montana, onde nasceu em 05 de julho de 1901, Gary Cooper.

    Helena Rezende

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */