/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, setembro 21, 2012

ASSIM VIVE PARTE DA POPULAÇÃO NAS MÉDIAS E GRANDES CIDADES
Nesta foto, uma favela emblemática. sob o viaduto da avenida Tiquatira, na zona leste de São Paulo. Se fosse em local menos visível, até "poderia" haver uma atenuante". Mas uma favela crescer sob um viaduto movimentado,  sem que nenhuma autoridade tomasse uma iniciativa, só faz aumentar a nossa repulsa aos políticos, que vivem  envolvidos em corrupção, como estamos acompanhando no momento, a ação enérgica da nossa Justiça, pondo a mão nessa massa putrefata.
 FAVELA OU BAIRRO DE LATA- Na definição da ONU:UN-HABITAT, ou seja, área degradada de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização fundiária. Ainda a Organização das Nações Unidas, no período entre 1990 e 2005. No entanto, devido ao crescimento populacional e ao aumento das populações urbanas, o número dos moradores de favelas ainda é crescente. Um bilhão de pessoas, ou seja 1/6 da população do mundo vivem em favelas e esse número provavelmente irá crescer para 2 bilhões em 2030. Outro relatório da ONU, divulgado em 2010, apontou que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em favelas na década de 2000.
Embora suas características geográficas variem entre as diferentes regiões, geralmente essas áreas são habitadas por pessoas pobres ou socialmente desfavorecidas. Os edifícios de favelas variam desde simples barracos a estruturas permanentes e bem-estruturadas. Na maioria das favelas ocorre a falta de água potável, eletricidade, saneamento e outros serviços básicos, como policiamento e corpo de bombeiros, por exemplo.
A SITUAÇÃO NO BRASIL- As favelas brasileiras são consideradas uma consequência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país. A migração da população rural para o espaço urbano em busca de trabalho, nem sempre bem remunerado, aliada à histórica dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são fatores que têm levado ao crescimento dos domicílios em favelas.
De acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados durante o Censo de 2010, cerca de 11,4 milhões de pessoas (6% da população) vivem em "aglomerados subnormais", a definição do governo para favelas com pelo menos 50 habitantes. O IBGE identificou 6.329 favelas em todo o país, localizadas em 323 dos 5.565 municípios brasileiros. As cidades com maior proporção de habitantes morando em favelas foram Belém, que tem mais da metade da população (53,9%) vivendo nesse tipo de aglomeração, Salvador (26,1%), São Luís (24,5%) e Recife (23,2%). As duas maiores cidades do país, são:  São Paulo com 11% e Rio de Janeiro, com 22% de sua população morando em favelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */