/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, setembro 05, 2011

ASTRONOMIA

Uma gigantesca nuvem de gás se movimenta rapidamente e poderá colidir com a Via Láctea, a galáxia onde se localiza o planeta Terra, causando uma intensa explosão que poderia gerar milhões de novas estrelas como o Sol. Informações veiculadas pela agência AP. Uma ilustração artística de uma nuvem de gás quente em torno da Terra ---Um astrônomo anunciou durante a última reunião da Sociedade Astronomica Americana (AAS, na sigla em inglês), realizada em Austin, no Estado do Texas, Estados Unidos, que a colisão poderia ocorrer entre 20 e 40 milhões de anos. A nuvem, batizada de Smith em homenagem ao pesquisador que a descobriu em 1963, está a apenas oito mil anoz-luz de distância da galáxia da Terra.
"Meu palpite é que esta nuvem de gás é remanescente da formação original da Via Láctea da mesma forma que cometas e meteoros são restos da formação do Sistema Solar", afirmou Jay Lockman, do National Radio Astronomy Observatory (NRAO), que se localiza em Green Bank, no Estado de West Virginia. Se fosse possível vê-la, ela teria mais de 30 vezes o tamanho da lua.
A nuvem gigante tem 11 mil anoz-luz de comprimento e 2,5 anoz-luz de largura, além de possuir em sua estrutura hidrogênio suficiente para criar novas estrelas em um impacto. Ela se movimenta em direção à Via Láctea em uma velocidade de aproximadamente 870 mil km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */