/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, setembro 03, 2011

---AR---"FIM DE SEMANA"

NÃO-ME-TOQUE, nome de cidade, ou advertência?
Algumas cidades são famosas pela beleza, outras são pelos seus nomes estranhos, por suas peculiaridades ou topográfia. Esses fatos curiosos, você encontra em nossos blogs de Fins de Semana

Esta cidade tem um nome curioso, Não me Toque, mais para advertência, do que para nome de cidade "Não-Me-Toque, é apenas uma simpática cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul que adotou este curioso nome desde a sua fundação, tendo trocado posteriormente seu nome para o insosso “Campo Real”, para o qual retornou em 1976 através de um plebiscito.
Diversas versões chegam para explicar a origem do nome do município. Cada história contada e a maneira peculiar com que cada um desenvolve sua narração, em épocas e situações diferentes, nos levam a pensar sobre as versões, analisando as possibilidades da origem do nome do município estar fundamentada em relatos da memória oral, em documentos comprobatórios e na existência de plantas, ainda preservada pela riqueza natural da região. Seguem duas dessas versões:
1)- Tendo origem na vegetação dasyphyllum spinescens, composta por um arbusto de tronco curto, recoberto de espinhos de 3 a 5 cm de comprimento, agrupados de 3 em 3 ao longo do caule. A planta conhecida como Sucará ou Espinho de Santo Antônio, é mais popularmente conhecido como não-me-toque, e é abundante naquela região.
2)- Na época das instalações das fazendas pelos portugueses em 1827, muitas recebiam denominações como Invernada Grande, Pessegueiro, Invernadinha, e uma delas, pela denominação nos chama atenção, pois denominou-se Fazenda Não-Me-Toque. Sua existência é confirmada por uma escritura pública encontrada no Cartório de Registro de Imóveis de Passo Fundo, constando como data de sua fundação, 20 de julho de 1885, com o nome de Não-Me-Toque. O município está localizado no Planalto Médio do Rio Grande do Sul, na microrregião do Alto Jacuí, possui uma área territorial de 365,5 Km², fazendo confrontações com os seguintes municípios: Norte: Carazinho; Sul: Lagoa dos Três Cantos; Leste: Santo Antônio do Planalto e Oeste: Colorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */