/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, março 21, 2011

AS USINAS NUCLEARES

O MUNDO ACOMPANHA ESTUPEFATO O DRAMA DO JAPÃO Depois do maior acidente nuclear da história, em Chernobil, abril de 1986, o mundo acompanha com muita preocupação os últimos acontecimentos, que estão ocorrendo no Japão, atingido há cerca de 10 dias, por forte terremoto seguido de tsumani, que atingiram especialmente a região norte do arquipélago. Se esses dois fenômenos da natureza, já não fossem mais do que suficiente, juntos causaram um terceiro problema de gravidade imprevisível, ao atingirem quatro usinas nucleares (foto) No blog de hoje vamos dar um panorama dos tipos de energia geradas no mundo, especialmente, as usinas nucleares, quantas existem e qual os principais países que fazem uso dessa energia, que não só preocupa as autoridades japonesas e sua população, como todo o mundo, inclusive até aqueles países que não usam essa energia mas que vivem momentos dramáticos com o que está ocorrendo, e com as informações desencontradas que estão sendo veículadas élas os principais mídias do mundo.

Atualmente no mundo, a participação da energia nuclear (como mostra a foto), ainda é pequena, se comparada com a grande quantidade de centrais térmicas baseadas no carvão, principal matéria prima energética do início do século, e do óleo, derivado do petróleo. Mas já pode ser comparada à quantidade de hidroelétricas, que foram as mais construídas durante os últimos anos.
Nos dias de hoje estão em operação, ao redor do mundo, 434 centrais termoelétricas, em grande parte concentradas na América do Norte: EUA e Canadá e Europa, em especial a França e o Leste Europeu, do antigo Bloco Socialista.
Apesar dos vários movimentos governamentais em busca de parar a construção de usinas nucleares, há atualmente 36 centrais em construção em 14 diferentes países, evidenciando que essas centrais ainda serão responsáveis por grande parte da energia elétrica gerada no globo.
De todos os países detentores da tecnologia nuclear, e que já implementaram centrais nucleares, 19 deles possuem mais de 25% da geração nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */