/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

TILÁPIA, UM BOM NEGÓCIO

CRIAÇÃO.de.TILÁPIA.em.TANQUE-REDE.em.REPRESA Em Paraibuna já são mais de 1.200 gaiolas produzindo 1.800 toneladas por safra.
A criação de tilápia em tanques-rede é a mais nova atividade econômica que está apontando para boas perspectivas a produtores rurais dos municípios de Natividade da Serra, Redenção da Serra e Paraibuna, que tiveram parte de seus respectivos territórios atingidos pelas águas do reservatório de Paraibuna, no Vale do Paraíba, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo. As primeiras gaiolas foram instaladas no reservatório há cerca de três anos, mas hoje já somam mais de 1.200, com previsão para a safra 2010/2011 de 1.800 toneladas desse peixe considerado nobre, cujo aproveitamento é quase total, além da carne saborosa. "A Casa da Agricultura já tinha esta proposta há muito tempo, mas sabendo do alto custo do investimento , não encontrava produtores locais com recursos para instalar a atividade. Mesmo assim não desistimos. Há quatro anos fomos procurados por um empreendedor que pretendia iniciar a atividade. Foi quando resolvemos realizar uma reunião de sensibilização e tivemos 14 adesões", explica a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Sandra Regina dos Santos Rezende. Atualmente são 34 produtores que formaram a Associação de Aquicultores de Natividade da Serra e região, que, em parceria com a prefeitura local, a Casa da Agricultura, o Sebrae e outros órgãos, tem garantido acompanhamento técnico para os associados. São 4 considerados grandes, com mais de 100 tanques-rede na água; 3 médios, com 30 a 40 tanques, e 19 com até 20 tanques. Os demais ainda não criam.
Subprodutos. Além de servir para alimentação, a tilápia fornece outros subprodutos, como as escamas, que são transformadas em biojoias e artesanato; o couro que pode ser processado para a confecção de bolsas e outros acessórios; as vísceras e carcaças que podem ser transformadas em compostagem e fornecidas aos agricultores familiares, visando a controlar resíduos e preservar o meio ambiente.

O empresário Afonso Celso de Brito, se instalou às margens da represa, em Natividade da Serra, com a finalidade específica de criar tilápias. Brito diz que procurou por seis anos um lugar onde pudesse realizar o desejo antigo de trabalhar com essa atividade e não se arrepende. Com 30 gaiolas na água, mas com previsão de colocar mais 20 até o fim do ano, ele considera que já chegou ao ponto de equilíbrio do negócio. "Consigo tirar o meu sustento daqui."Sua produção anual atinge cerca de 50 toneladas, divididas em duas safras, com produção média de mil quilos de peixe por gaiola. A espécie utilizada por ele é resultado de uma série de cruzamentos, que resultaram num produto geneticamente melhorado, adequado às condições da região.Segundo ele, o custo de instalação de um tanque é de R$ 3 mil e a ração consome 80% do custo para a criação até o ponto de abate, quando o peixe atinge cerca de 800 gramas. "Tem que tomar cuidado para não haver desperdício, pois isso diminui o lucro", destaca. A maior parte da produção é vendida para pesqueiros, mas ele aposta na futura indústria de processamento que está sendo montada pela associação para melhorar a venda. "Isso vai agregar valor", diz.

Um comentário:

  1. tenho um rancho em Paraibuna,e quero saber mais informações sobre a criação de tilápias em gaiolas
    agradeço pelo apoio.
    obrigado.
    E-MAIL PARA CONTATO celsolusni@hotmail.com

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */