/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, dezembro 08, 2010

SANA, CAPITAL DO IÊMEN GUARDA TESOUROS PRIMITIVOS












Hoje na Série: "Grandes Reportagens" apresentaremos uma cidade ísem similar ,única mesmo! por isso, ela foi incluída no patrimônio mundial da UNESCO! Estas são algumas das imagens de Sanaa, a capital do Iêmen, cidade que Pasolini considerava o paradigma de uma civilização ainda pura, por não estar ainda contaminada com os males da modernidade ocidental. A arquitetura islâmica medieval causaram grande impressão no cineasta italiano. Em 1500 anos puco mudou e só alguns Europeus à visitam. Situada a mais de 2350 mts de altitude Sanaa é também considerada um dos maiores museus a céu aberto no mundo!
HISTÓRIA - A região era chamada pelos romanos de "Arábia Feliz" por causa de suas extensões de terras férteis, em contraste com o deserto que domina a península Arábica. Abrigou na Antiguidade vários Estados. O mais famoso deles, o reino de Sabá, é mencionado no Velho Testamento. No século VII converte-se ao islamismo. A partir do século IX é governada por uma dinastia de sacerdotes zaiditas, uma das seitas xiitas islâmicas. Nessas terras é que o cafezinho foi inventado, no século XI...O atual Iêmen, localizado ao sul da península Arábica, na entrada do mar Vermelho, é resultado da fusão, em 1990, do Iêmen do Norte - nação de forte tradição islâmica - com o Iêmen do Sul, mais ocidentalizado.
O petróleo, descoberto em 1984, responde por 90% das exportações, mas não garante ao país bons índices sociais e econômicos. A expectativa de vida é de 54 anos e o analfabetismo atinge mais de metade da população.
O Iêmen possui uma faixa litorânea fértil a oeste, na qual produz frutas, cereais e algodão. Também há produção agrícola na costa do Golfo de Áden (Somália) graças à irrigação. O interior do país é dominado pelo inóspito deserto
da.Arábia.
I
- A unificação dos dois Iêmen é objetivo dos governos de ambos os países desde a década de 60. Ela mostra-se inviável em virtude da diferença de regimes políticos. O Norte e o Sul entraram em guerra em 1972 e 1979.
Com o início do processo de fragmentação da URSS, no fim da década de 80, os dirigentes do Iêmen do Sul renunciam ao comunismo, o que permite a abertura de negociações com
o Iêmen do Norte.
Em maio de 1990, o Iêmen torna-se um único país, sendo governado por um presidente do Norte (Ali Abdullah Saleh) e por um primeiro-ministro do Sul (Haidar al-Attas). Em 22 de Maio de 1990 foi criada a República do Iémen, resultando da unificação entre a República Árabe do Iémen (ou Iémen do Norte) e a República Democrática do Iémen (ou Iémen do Sul). A República Árabe do Iémen tinha-se tornado independente do Império Otomano em Novembro de 1918 e a República Democrática do Iémen alcançou a independência do Reino Unido em 30 de Novembro de 1967. A ilha de Socotorá, localizada estrategicamente na entrada do Golfo de Áden, foi incorporada ao território iemenita em 1967.
Mas não pense que o conservadorismo que produz uma arquitetura considerada um tesouro único da humanidade não a tornam uma terra santa. Na verdade Sana, é o que se pode chamar de brasa encoberta. PORQUE DESDE 2000 VÁRIOS ATENTADOS TEM SIDO PRODUZIDOS DENTRO DO PAÍS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */