/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, dezembro 10, 2010

__Astronomia___


MERCÚRIO REVISITADO
Matéria enviada pelo nosso colaborador Bruno Kirsten, de Houston (TX)

Imagens captadas pela Messenger revelam duas fotos do Planeta Mercúrio: A primeira foi obtida no recente sobrevôo do planeta feito pela Messenger. A análise das imagens feita pela sonda permite inferir que falhas e crateras observadas na superfície do planeta foram geradas por atividade vulcânica; Na segunda Mercúrio é fotografado por câmera acoplada à sonda Messenger. A imagem abaixo é fruto de uma montagem de três fotos tiradas enquanto a sonda se distanciava do planeta, após atingir o ponto de maior aproximação em 14 de janeiro de 2008 (fotos: Nasa/Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins/Instituição Carnegie de Washington).
O sobrevôo recente do planeta Mercúrio por uma sonda pode ajudar os especialistas a conhecê-lo melhor. A missão Messenger, lançada pela agência espacial norte-americana (Nasa), produziu uma série de imagens em janeiro deste ano, durante um primeiro vôo feito a cerca de 200 km da superfície. Ao todo, serão realizados mais dois sobrevôos antes que a sonda entre na órbita de Mercúrio, em 2011.
A análise das imagens obtidas pela Messenger acaba de vir a público, em um pacote de 11 artigos publicados na Revista Science. Os estudos foram realizados por uma equipe da Nasa e de diversas entidades norte-americanas, liderada por Sean Solomon, da Instituição Carnegie de Washigton (EUA). Os primeiros resultados permitiram traçar um panorama mais preciso da dinâmica do interior da superfície, da atmosfera e do campo magnético do planeta, um dos menores do sistema solar, com apenas 4,8 mil km de diâmetro. Esta é a segunda vez que a Nasa envia uma sonda para explorar Mercúrio – a primeira foi em 1975, quando a Mariner 10 visitou o planeta. A missão Messenger (sigla em inglês para Superfície, ambiente espacial, geoquímica e órbita de Mercúrio) sobrevoou e produziu imagens dos 45% da superfície do planeta visitados anteriormente pela Mariner 10 e de uma área suplementar de mais 21%. As novas imagens foram produzidas em melhor resolução e em diferentes condições de luz em relação às da década de 1970.
Origem da variedade topográfica Entre as revelações mais importantes da análise das imagens, está uma provável explicação para a origem da variedade topográfica de Mercúrio, que causou grande controvérsia entre os especialistas depois da missão da Mariner 10. Os dados colhidos pela Messenger indicam que falhas, nas crateras e outras formações geológicas identificadas na superfície do planeta teriam sido originadas principalmente pela atividade vulcânica, e não tanto por causa de impactos, como se especulava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */