/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, setembro 14, 2010

Monument Valley

 NOS TEMPOS DA DELIGÊNCIA
Apesar de poucos terem chegado até lá,a grande maioria, porém, já conheces estas paisagens muito familiares no mundo todo. A natureza montou o cenário, e Hollywood, realizou ao longo do tempo inúmeros filmes de faroeste que mostram toda a natureza do velho oeste, com filmes e artistas que marcaram época com filmes como este que da título a esta matéria. Vamos saber um pouco mais deste local exótico chamado de Monumental Vale localizado no estado americano de Nevada.
Por estar situado dentro de uma reservas indígena, Monument Valley não pode ser visitado por conta própria. Os próprios Navajos organizam e exploram a visitação turística do local. As melhores excursões tem como ponto de partida o hotel Goulding's Lodge, situado praticamente de frente para a entrada de Monument Valley. Mas de manhã bem cedo percorremos os 30 km até Goulding's Lodge e nos inscrevemos numa das excursões diárias que percorrem a reserva indígena. Existem excursões completas, de dia inteiro e excursões de meio dia, de forma a oferecer opções para todos os visitantes.
Para não dizer que não há cidade alguma nesta região existe Kayentap, uma equena localidade de 5 mil habitantes que faz parte da Nação Navajo, uma grande reserva indígena que ocupa uma boa fatia do estado do Arizona e abriga os descendentes da tribo que, antes da chegada do homem branco, era a dona  absoluta destas terras. E assim, organizamos um roteiro que se inicia em Flagstaff, Arizona ,e pela estrada 163, segisssemos em frente, mas como ninguém é de aço, pernoitaríamos em Kayenta, e que serviria como ponto de partida para nossa visita ao Monument Valley, e de onde seguiríamos em frente até Salt Lake City. Kayenta está situada cerca de 30 km ao sul do vale, tem poucos hotéis, restaurantes e mercados, mesmo assim é um verdadeiro oásis em meio a estas terras desérticas, fornecendo quase todos os serviços essenciais aos turistas.
O Monument Valley conserva a mais duradoura e definitiva imagem do Oeste americano. As figuras ficam isoladas predominando o vermelho cercado por morros vazios e um grande deserto arenoso que ter sido filmado e fotografado inúmeras vezes ao longo dos anos, tanto para longa-metragens como para filmes, anúncios e folhetos de férias. Devido a isso, a área émuito familiar, mesmo em uma primeira visita, mas logo é evidente que as cores naturais são realmente tão brilhantes e profundas como as de todas as imagens. O vale não é um vale no sentido convencional, mas sim um amplo espaço que oferece as vezes uma paisagem desolada, mas logo  interrompida por formações de desintegração subindo centenas de metros no ar, os últimos remanescentes das camadas de arenito que cobre toda a região. 
Mesmo ainda distante por  esta estrada de acesso, já se pode ver os monumentos construidos pela ação do tempo. Neste mapa dos EUA, a localização do estado do Arizona, que abriga o Monument Valley
Map of USA AZ.svg

Um comentário:

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */