/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, agosto 04, 2010

 
São Luiz do Paraitinga já recebe turistas 
 
     Pedestres e ciclistas caminham em frente a casarões reformados após as chuvas que atingiram a cidade
Seis meses após ser atingida por uma forte enchente, São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, está se recuperando e já recebe turistas. Conhecido por suas construções históricas, o município, a 170 km da capital, viu parte do seu centro submerso na virada do ano.
Porém, agora, a situação é diferente. Uma força-tarefa foi montada para recuperar o potencial do local - que recebeu em 2002 o título de estância turística, pelo conjunto de atrações ecológicas, culturais e históricas que oferece aos seus visitantes - e a infraestrutura já está normalizada.Com cerca de 10,5 mil habitantes, segundo dados da prefeitura referentes ao Censo 2000, a cidade tem 617 Km² de extensão e uma paisagem que mescla serras e montanhas, o que propicia a prática do ecoturismo, como trilhas, rafting e cavalgadas.
Imagem da igreja matriz de São Luiz de Tolosa antes de ser destruída pela enchente; reconstrução começa em julhoReconstrução
A igreja matriz de São Luiz de Tolosa (foto) construída no século XIX, foi totalmente destruída pelas fortes chuvas do começo do ano. Ela era uma das principais atrações históricas do município. Porém, segundo o diretor de turismo, no mês de julho começa o processo de reconstrução do patrimônio.
Nesses seis meses pós enchente, a igreja passou por uma operação de salvamento, em que foram recolhidas todas as imagens e artefatos que puderam ser salvos em meio aos escombros. De acordo com Eduardo, nas paredes do local foram encontradas ossadas e uma caixa do ano de 1927, que continha em seu interior mapas da cidade. A previsão é de que a reforma dure dois anos, e que a nova construção seja fiel à antiga.
Canteiro Aberto
A cidade encontrou ainda uma forma interessante de encarar a reconstrução da igreja e de outras partes históricas: o projeto Canteiro Aberto. Fruto de uma parceria da prefeitura com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a ideia é que estudantes de arquitetura, geografia, história e alunos em geral conheçam de perto o processo de reconstrução de uma cidade, podendo visitar os canteiros de obra.Os interessados em participar podem entrar em contato com a diretoria de turismo da cidade e agendar uma visita.Com tantos festivais e iniciativas, São Luiz do Paraitinga mostra que é um exemplo de superação e uma ótima opção para quem quer reunir história, cultura e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */