/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, maio 28, 2010

                                             DESERTO DO ATACAMA (CHILE)
A regiáo da Terra que passa mais tempo sem chuvas, registrados 400 anos sem indícios de chuva. Aqui no vale da Lua, a natureza construiu uma arquibancada natural, da qual centenas de pessoas se aglomeram para assistir a Lua surgir num tamanho incomum, em função da transparência do céu, A emoção toma conta de todos, que aplaudem emocionados quando a Lua surge por detrás de um vulcão. Quando a noite é de Lua cheia o acontecimento é grandioso. Por isso, e muito mais este é um destino imperdível ! O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile com cerca de 200 km de extensão e é considerado o deserto mais alto e mais arido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível. O deserto do Atacama é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 400 anos sem indícios de chuva.
Nas duas últimas fotos, vemos a Laguna Miscante em duas ocasiões: no Inverno e no Verão
As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas muito conhecida é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.A pequena San Pedro, isolada no coração do deserto mais árido do mundo, possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.
Era primeiramente habitada pelos atacamenhos, povo da região juntamente com a civilização dos nativos aymaras, ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí o seu nome deserto do Atacama. Há importantes manifestações de arte rupestre pré-colombianas na região, é o berço de uma das maiores esculturas de figura humana feita na pré-história, o Gigante do Atacama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */