/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 08, 2010

A TERRA TREME
Os apocalípticos
Apesar de um grupo de cientistas céticos tentar desmitificar o aquecimento global, há quem defenda que a intensidade e a frequência dos desastres climáticos tende a piorar nos próximos anos.
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore (foto), que ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2007 por seu trabalho de conscientização sobre os efeitos das alterações no clima, fez um alerta sobre as mudanças climáticas no filme “Uma Verdade Inconveniente” (2006). O documentário apresenta dados contundentes sobre o derretimento das geleiras, a curva ascendente da temperatura média mundial e o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera. Mas o mais assustador é mostrar de que maneira essa concentração está prejudicando o clima e os ecossistemas terrestres.
Em uma das passagens do filme, Gore diz que “se olharmos os 10 anos mais quentes medidos nestes registros atmosféricos, todos eles ocorreram entre 1990 e 2004”, e completa: “Os aumentos de temperatura estão acontecendo no mundo todo, inclusive nos oceanos, (…) que ficam mais quentes, causando tempestades e furacões mais fortes.” A opinião de Gore é endossada pelo cientista britânico James Lovelock, autor da “Hipótese Gaia”, na qual defende que o planeta é um organismo vivo e, com o aquecimento global, está adoecendo.
“No passado fui publicamente cético sobre histórias apocalípticas, mas, dessa vez, realmente precisamos levar a sério a possibilidade de que o aquecimento global esteja a ponto de eliminar as pessoas da Terra”, defende em seu mais recente livro, “Gaia: Alerta Final”, publicado no ano passado.
“Os maiores danos que o aquecimento global causa não são só os drásticos sobressaltos de eventos meteorológicos sem precedentes, como tempestades violentas, inundações por chuvas ou um calor quase insuportável. O dano virá da seca prolongada e muitas partes do mundo sofrerão falta de água até 2030”, sentencia o renomado cientista.
Fonte "FU"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */