/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, abril 20, 2010


O aquecimento global -, é uma questão grave e que coloca a paz mundial em risco. Ao longo dos tempos, a fome sempre esteve em aumento na África, na Etiópia e na Somália. No entanto nos últimos meses, devido às mudanças climáticas, a crise de alimentos tem se tornado “uma crise global real”, conforme declarou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon.
Segundo ele, a alta global dos preços ameaça os esforços mundiais contra a pobreza, e se os governos não enfrentarem esta agravante situação, além de afetar o crescimento e a segurança, comprometerá a paz mundial. As mudanças climáticas também tem gerado catastróficos desastres ambientais, como tsunamis (foto) e tempestades na Austrália.
“É preciso dizer que em algumas partes do mundo poderemos ter movimentos de população em conseqüência da mudança climática. Nestes casos, as estruturas sociais desmoronarão e sempre haverá um perigo de conflito. Por isso, a mudança climática pode muito bem converter-se em uma ameaça à paz mundial”. Esta declaração é do cientista indiano Rajendra Pachauri, presidente do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudança Climática (IPCC, em inglês), criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que recebeu, junto com o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o Prêmio Nobel da Paz em 2007.Conforme o consenso científico representado no IPCC, a queima de combustíveis fósseis (carvão, gás e petróleo), o desmatamento e a pecuária, entre outras atividades, provocam a emissão de gases que, como o dióxido de carbono, prendem o calor do sol na atmosfera, contribuindo para aumentar o efeito estufa natural. Esse processo, conhecido como reaquecimento global, desata a chamada mudança climática. De acordo com o informativo do IPCC, a humanidade tem alterado substancialmente a atmosfera da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */