/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, março 12, 2010

"Arquivos de um Repórter" - ESPECIAL - Saúde -

BATALHA DA DENGUE
O mosquito da dengue pode finalmente star com os dias contados. Cientistas norte-americanos e britânicos criaram uma linhagem do Aedes egypti cuja fêmea -responsável pela transmissão do vírus – tem as asas mais curtas e é impossibilitada de voar, o que a impediria de transmitir a doença e se reproduzir.Com a diminuição do número de fêmeas transmissoras, espera-se que, depois de 9 meses, os mosquitos que causam a dengue possam ser erradicados completamente.
Para chegar a este resultado, os cientistas alteraram geneticamente os mosquitos machos. Quando eles cruzaram com fêmeas selvagens, transmitiram seus genes aos descendentes. Então as fêmeas da geração seguinte não foram capazes de voar.
O estudo foi publicado no respeitado periódico científico norte-americano “Proceedings of the National Academy of Sciences” e a esperança dos pesquisadores é que o trabalho ofereça uma alternativa segura ao uso de inseticidas e possa funcionar para barrar outras doenças (como a malária) que também são transmitidas por mosquitos.
Apesar disso, o chefe da pesquisa, Luke Alphey, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, declarou que o foco do estudo é específico: “A tecnologia é totalmente voltada para uma espécie, já que os machos liberados vão cruzar só com fêmeas da mesma espécie.”
E ressaltou que uma das vantagens do método é que “todas as pessoas em áreas tratadas estarão igualmente protegidas, independente de suas posses, poder ou grau de instrução”.
A dengue afeta entre 50 e 100 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e não há vacina contra a doença.
Veja neste --Fim De Semana-- O MUNDO EXÓTICO DA CAPADÓCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */