/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, outubro 14, 2010

Um pouco da grandeza do PRÉ-SAL
O pré-sal é uma grande reserva de petróleo existente abaixo da camada de sal entre os estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O reservatório se estende por uma faixa de 800 km que vai do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo. A profundidade dessa jazida é de 7.000 a 8.000 metros, abaixo do leito do mar, depois de uma camada de sal. A maior parte das reservas petrolíferas “pre-sal” ou “subsal” atualmente conhecidas no mundo estão em áreas marítimas profundas e ultra-profundas. Tudo teve origem a milhões de anos quando a África e a América do Sul formavam um único continente, a Pangea, a mais de 200 milhões de anos.
Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles, o de Tupi, o principal. Há também o Guará, Bem-Te-VI, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros. Apenas a descoberta dos três primeiro campos do pré-sal, o Tupi e o Iara já dobraram as reservas brasileiras, que eram de 14 bilhões e agora são de 33 bilhões de barris.
Existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris. A expectativa é que o Brasil passe a ser um grande exportador de petróleo, ficando entre os 10 maiores do mundo.
O governo anuncia a criação de uma nova estatal, a PETROSAL e mudanças na lei que regula a exploração e distribuição do petróleo no Brasil. Os estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro querem ficar com a maior parte dos Royalties, que é pago aos estados produtores de petróleo. A proposta do governo, é distribuir com os
outros estados e movimentos sociais.
Este gráfico mostra em detalhes as várias camadas, até se alcançar o Pré-Sal, entre 5 e 6 mil metros de profundidade. Uma Tarefa que exige grandes investimentos e muito trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */