/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, setembro 25, 2009

Após 72 anos, novela chega ao fim nos EUA







(O elenco atual da novela "Guiding Light" contrasta com elenco das antigas)
"E todos viveram felizes para sempre." Como não poderia deixar de ser, a novela mais antiga e a mais tempo em exibição no mundo, "Guiding Light", vai terminou semana passada, com um final feliz.O programa exibiu seu último capítulo nos Estados Unidos na última sexta-feira (18), depois de 72 anos no ar e mais de 15 mil episódios (imagine, se a sua mulher resolve acompanhar uma novela dessas? Adeus, futebol na TV). O Editor do UOL Tabloide, noveleiro assumido, confessa que nunca assistiu a nenhum capítulo. A velha Tupi apresentou ao longo de dois anos, certamente, a novela mais longa (até hoje), apresentada na TV braileira. Titulo:"O direito de nascer". Com o decorrer do tempo, e com excelente audiência, a novela foi sendo espichada, a tal ponto que os que já não a suportavam, passaram a chamá-la de "O direito de encher". E essa tal de "Guiding Light, que ficou 72 anos no ar? Certamente velou muita gente que não a perdia nem morta.
A novela começou a ser transmitida na rádio CBS, em 1937 (nem o vetusto Editor do UOL Tabloide era nascido!), com capítulos diários. Em 1952, passou a ser exibida na TV, e em 1967 aconteceu a primeira transmissão a cores.
A partir de 2008, já com baixos níveis de audiência fizeram com que a rede CBS decidisse cortá-la da programação.O nome, que significa "luz guia" em tradução livre, é referência à luz da casa do reverendo dr. John Ruthledge, um dos principais personagens da trama lá em 1937. A luz acesa significava que ele estava em casa para ouvir os problemas dos outros personagens. Nos tempos áureos, a novela recebeu diversos prêmios. A trama, que se passa na cidade fictícia de Springfield (será que é a mesma dos Simpsons?), conta a saga de três famílias. Ao longo dos anos, a história falou de romances, intrigas sexuais e divórcios, mas também tocou em assuntos mais fortes como estupro de esposas, gravidez adolescente, racismo e alcoolismo. Recentemente, a produção de "Guiding Light" tentou reinventar a novela, usando diferentes técnicas de filmagem, como câmeras sem apoio e cenas em close. A produção também aumentou as filmagens em locações e a expectativa era recuperar a audiência e transformar a novela em um modelo para as produções do futuro, mas as mudanças não foram suficientes.Para o editor da "Soap Opera Digest", Lynn Leahey, revista especializada em novelas, a grande audiência de "Guiding Light" sempre foi de mulheres, quando a força feminina começou a entrar no mercado de trabalho e ficou sem tempo durante o dia para assistir televisão, a audiência despencou. Apenas 7 novelas continuam no ar durante o dia nos Estados Unidos, contra as 17 que passavam nos anos 60 e 70
.
Fontes: "BBC" e "Guardian"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */