/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, março 31, 2009

ENÍGMA

A ÚLTIMA VIAGEM DE REGRESSO
Morreu no mar - mas seus convidados conversaram com ele em Londres!
O fim do "Victória". Nesta foto raríssima do nosso arquivo, tirada a bordo do Collingwood, (em 1893) pode se ver o Victória afundando pela proa (à dir.). E (á esq.), o Nile, que recolheu os sobreviventes.
Exatamente às 15h34 do dia 22 de junho de 1893, o navio-almirante Victória da Marinha Real Inglesa, foi abalroado, afundando-se em seguida. Naufragou ao largo do porto de Trípoli no Mediterrâneo, com a perda de muitas vidas, entre as quais a do seu comandante - o almirante Sir George Tryon.
Ignora-se a razão porque Sir Geoge, um marinheiro experiente ordenou tão desatrosa manobra que causou o abalroamento. Mas alguns sobreviventes declararam tê-lo ouvido dizer, à medida que o navio se afundava: "A culpa foi toda minha."
No momento da colisão, a esposa Lady Tryon oferecia uma recepção em sua casa, em Eaton Square, Londres. Pouco depois das 15h30, os convidados viram a figura inconfundível do almirante atravessar a sala de visitas.
Quando assinalaram, cortesmente, a amabilidade de que Sir George dera provas de estar presente , Lady Tryon, que não vira a figura, explicou-lhes que o marido se encontrava no mar, a bordo do seu navio. Alguns dos convidados afirmaram, mais tarde, que haviam falado com o almirante, mostrando-se totalmente seguros de que se tratava indubitavelmente de Sir George, embora não tenha sido posível apurar se este lhes respondeu ou não.
O almirante nunca mais voltou a ser visto e o mistério quanto tantos outros permanece para sempre.
O ALMIRANTE NA PONTE DE COMANDO.
Imagem: Uma gravura da época representa Sir George Tryon a afundar-se com o seu navio.
>>>(Link à dir.), revist@-@r, photolink e Dicas Google...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */