/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, janeiro 05, 2009

VAMOS SOBREVOAR PARIS? A capital francesa é um dos principais destinos para quem deseja conhecer uma das principais cidades culturais do mundo, Mas vamos esquecer todas as milhares atrações e vamos fazer um rápido vôo panorâmico sobre a inigualável Cidade Luz Construída para a Grande Exposição de 1889, a Torre Eiffel é obra do engenheiro Gustave Eiffel, o mesmo que concebeu a estrutura metálica da Estátua da Liberdade. O mais célebre monumento francês, que inspirou tantos escritores, cantores e artistas, nunca foi uma unanimidade. Numerosas personalidades foram contra o projeto. Com sua antena de televisão, a torre se eleva a 320,75 m. Ela é composta de 15 mil peça metálicas e 2. 500.000 parafusos. Abriga um restaurante de primeira classe. À esquerda da Torre Eiffel, o Campo de Marte. Em 1677, Le Nôtre, o genial inventor dos jardins à francesa, que não gostava de coisas acanhadas, decidiu prolongar a perspectiva do Jardim das Tulherias – obra sua – por meio de uma dupla fileira de olmos. Era o esboço dos Champs-Élysées. Essa alameda termina numa praça circular («Rond-Point»), igualmente projetada por Le Nôtre. No Séc. XVIII, os Champs-Elysées – essa denominação data, na verdade, de1789 – foram prolongados até a Etoile, depois da Ponte de Neuilly. A prova ciclística Volta da França termina tradicionalmente sobre essa avenida, que os corredores percorrem 10 vezes. Eles se deslocam até o Rond-Point, contornam-no e descem novamente, em meio a uma multidão entusiasmada. Vista geral das duas ilhas do Rio Sena, no coração de Paris: em primeiro plano, a Île de la Cité, origem da capital. Foi lá, no Séc. III a.C., que se instalou a tribo dos Parisii. Eles fundaram Lutécia, que, no primeiro século depois de Jesus Cristo, tornou-se um pequeno burgo gálico-romano.
Notre-Dame surgiu mais tarde; o Palácio da Justiça também, com a Santa Capela, que se vê no plano posterior. São Luís havia ordenado a construção da Santa Capela para abrigar a relíquia da coroa de Cristo, que ele tinha trazido das Cruzadas. A Santa Capela é uma pura jóia, um verdadeiro porta-jóias, com magníficos vitrôs
Uma visão bastante ampla para começar, mas que mostra bem a vasta operação urbanística que fez surgir, à margem esquerda do Rio Sena, todo um bairro moderno. Escritórios, apartamentos e hotéis dividem entre si esses espaços. O bairro ainda está em plena expansão; nele se encontra, em obras, o prédio mais alto da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */