/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, dezembro 09, 2008

A simpática e acolhedora estância de Santa Rita do Passa Quatro, ostenta o título de capital dos raios no Estado de São Paulo, mas alguns moradores nem querem saber dessas pesquisas. Disfarçam e procuram esconder a todo custo essa fama da cidade, com medo de que os turistas deixem de conhecer suas belezas naturais:, seus recantos, várias cachoeiras, um dos melhores e mais puros e, principalmente, porque é a terra natal de Zequinha de Abreu, um dos mais inspirados compositores do Brasil de todos os tempos. Autor das mais belas valsas brasileiras, entre elas: Branca, Tardes de Lindóia, Aurora, Amando sobre o mar... e de choros famosos como Tico-Tico no Fubá, uma, das duas músicas brasileiras, incluídas nos desenhos animados de Walt Disney. Abaixo, foto da praça principal com a Igreja Matriz ao fundo. E à direita o busto de Zequinha de Abreu, o filho ilustre - (1880-1935)
Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? - Frase das mais conhecidas, menos para a aposentada Josefina Terassi Brezolin, com cerca de 80 anos, que jamais contou aos seus netos a velha história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. A duras penas, ela descobriu que um raio pode, sim, atingir o mesmo local , e não apenas duas vezes, pois foram quatro no seu caso. Parece incrível mas ela foi atingida em nada mais nada menos do que quatro oportunidades pelos raios que caem na simpática Santa Rita do Passa Quatro (SP). A primeira vez aconteceu há mais de 37 anos num fazenda de Santa Rita. “Não gosto nem de lembrar“, afirma sua filha mais velha Jandira, que afirma que têm imagens bem vivas em sua memória. “As faíscas entravam em casa, era horrível. Minha mãe perdeu os sentidos e começou a enrolar a língua, era aquela gritaria”, relembra. “Depois encheram-na de correntes, porque diziam que elas tiravam a eletricidade”. Em seguida, dona Josefina foi levada ao hospital, onde permaneceu internada por dois dias, com dores no corpo. Ao final desse período, voltou para casa, sem seqüelas. “Todos tínhamos muito medo, éramos pequenos ainda” diz João Donizete.
Para desespero dos filhos, os raios voltariam a atingir a mãe outras três vezes, num intervalo aproximado de cinco anos. Há mais de três décadas, porém, a aposentada não sofre mais com a ameaça que vem do céu.
Outros casos também fizeram muitas vítimas, algumas das quais chegaram a perder a vida.

Ciência – O engenheiro eletrônico Osmar Pinto, chefe do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dá algumas pistas do motivo da honraria se Santa Rita. Segundo ele, a região da cidade é uma das que apresentam maior incidência de raios no Estado. “Especificamente, porém, há uma série de fatores que podem determinar a quantidade de raios que caem em um município, como a posição em relação ao mar e a proximidade de sistemas meteorológicos (como correntes de ventos continentais) e de montanhas”, e cita que um outro fator está sendo estudado. Santa Rita está sobre uma espessa camada de basalto – também conhecida como pedra-ferro-, mas não se chegou a nenhuma conclusão até agora.
Se quizer conhecer uma acolhedora cidade, repleta de atrações naturais e históricas, programe Santa Rita do Passa Quatro, numa próxima viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */