/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 28, 2008

Hidrelétrica de Itaipu,
uma das sete maravilhas do mundo modernoElefante branco. Era esse o apelido pejorativo dado à Usina Hidrelétrica de Itaipu na ocasião da sua construção, durante a década de 1970. A população não apoiava o projeto, que só foi levado adiante devido à mão de ferro dos governos militares. Hoje, depois de três décadas de existência e duas de funcionamento, a hidrelétrica, localizada no rio Paraná, na divisa entre o Brasil e o Paraguai, é responsável pelo fornecimento de 25% da energia consumida por brasileiros e por 95% da demanda paraguaia.A partir de 2005, as últimas turbinas geradoras previstas no projeto original foram instaladas.
O dia 14 de outubro de 1978 foi um grande marco na construção de Itaipu. Nesse dia, foi aberto o canal de desvio do Rio Paraná, que permitiu secar um trecho do leito original do rio para ali ser construída a barragem principal, em concreto. Outro marco importante, na área diplomática, foi a assinatura do Acordo Tripartite entre Brasil, Paraguai e Argentina, em 19 de outubro de 1979, para aproveitamento dos recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata. Este acordo estabeleceu os níveis do rio e as variações permitidas para os diferentes empreendimentos hidrelétricos na bacia comum aos três países.
Em 13 de outubro de 1982, com a conclusão das obras da barragem de Itaipu, as comportas do canal de desvio foram fechadas e começou a ser formado o reservatório da usina. O Lago de Itaipu, com área de 1.350 Km², foi formado em apenas 14 dias. Nesse período, as águas subiram 100 metros e chegaram às comportas do vertedouro às 10 horas do dia 27 de outubro.
Durante a formação do reservatório, equipes do setor ambiental de Itaipu percorreram em barcos e lanchas toda a área que seria alagada, salvando centenas de espécies de animais da região, em uma operação conhecida como Mymba Kuera (que em tupi-guarani quer dizer “pega-bicho”).
Hoje a usina é um exemplo de projeto de sucesso. A hidrelétrica é responsável pelo fornecimento de um quarto de toda energia consumida no Brasil e por 95% da demanda paraguaia. O potencial de Itaipu põe a usina no topo das hidrelétricas de todo o mundo, com uma capacidade de gerar até noventa bilhões de quilowatts/hora por ano. Esse status será mantido mesmo depois da construção da usina chinesa de Três Gargantas que, mesmo com capacidade total de 18.200 megawatts, terá condições de gerar 86,7 bilhões de quilowatts/hora por ano.
Graças a dados como esse, em 1995 Itaipu foi listada pela Associação Americana de Engenheiros Civis como uma das sete maravilhas do mundo moderno, em pesquisa publicada pela revista americana Popular Mechanics. A obra de Itaipu figurou ao lado dos seguintes projetos realizados: a ponte Golden Gate (EUA); o canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico; o Eurotúnel, que une França e Grã-Bretanha sob o canal da Mancha; os Projetos do Mar do Norte para o Controle das Águas (Países Baixos); o edifício Empire State (EUA) e a torre da Canadian National (Canadá). A idéia dos editores da revista era elaborar uma espécie de versão moderna das sete maravilhas do mundo, listadas pelo grego Antípater no ano 240 antes de Cristo.
Todas as sextas e sábados, às 20h 30min, vale a pena apreciar a iluminação monumental (foto) , um show de sons e luzes, valorizando cada detalhe da imensa obra de concreto. O Centro de Visitantes da Itaipu fica no final da Avenida Tancredo Neves, 12 km do centro de Foz do Iguaçu. Informações pelo fone (45) 3520 6405 ou pelo site: http://www.itaipu.gov.br/
Aviação? Revista-AR (no linh à direita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */