/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, maio 18, 2008

Colisão entre massas de terra causou a maior tragédia
na CHINA nos últimos 30 anos
(Ironia no cenário da tragédia: Pacientes como o da foto, são levados para fora de um hospital na província de Sichuan, região mais atingida pelo maior terremoto que assolou a China nos últimos 30 anos).
O terremoto na província chinesa de Sichuan, segunda-feira (12), foi resultado de uma contínua colisão entre a Índia e Ásia.
A Índia, que era uma gigante ilha antes de bater contra a Ásia e escorregar para debaixo do continente, há cerca de 40 a 50 milhões de anos, continua se movendo para o norte num ritmo geologicamente rápido: duas polegadas por ano. O estresse das placas tectônicas empurra as montanhas do Himalaia e causa grandes terremotos, do Afeganistão a China.
Na parte leste da região onde a Ásia e Índia colidem, o planalto do Tibete está empurrando o sudeste contra a plana bacia de Sichuan.– É definitivamente uma área de terremotos – disse Julie Martinez, geofísica do Centro Nacional de Informação de Terremoto e Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, em Boulder, Colorado. Na tarde de segunda-feira (da semana passada), a falha quebrou e foi empurrada para cima, gerando o sismo com magnitude inicial de 7,9 graus na escala Richter. Um tremor secundário de 6 graus sacudiu a área 15 minutos depois abalos menores se seguiram.

TUDO COMEÇA NO FUNDO DO MAR
Ondas gigantes são provocadas por três tipos de fenômenos: (1) Erupções vulcânicas injetam toneladas de lava no chão oceânico, gerando ondas devastadoras; (2) Teremotos submarinos deslocam a crosta oceânica, empurrando a massa de água para cima; (3) Uma bolha de gás surge no fundo do oceano, com o mesmo efeito de uma explosão descomunal.
Os tsunamis são grandes marés de terremoto, cujo o significado da palavra em japonês significa, "ondas enormes", com mais de 30 metros de altura, causadas por perturbações nas profundezas do mar, como abalos sísmicos (maremotos), erupções vulcânicas ou até mesmo deslizamentos no fundo oceânico. Este é o caso que está ocorrendo na China, ou seja, o stress das placas tectônicas, provocam grandes terremotos." como afirma o físico Edmo José Dias Campos, do Instituto Oceanográfico da USP. Ele expica que os tremores provocados por fenômenos geológicos como ocorreu depois de quatro décadas em vários países da Ásia em 2004, que deixou um saldo de cerca de 300 mil mortos, além de 5 milhões de pessoas desamparadas. Há poucos dias acompanhamos pelo noticiário, um ciclone assolou Myanmar, outro país asiático, provocando muita destruição e um saldo de mais de 21 mil mortos e 41 mil pessoas desabrigadas. Horas depois, a China sofreu o maior tremor de terra depois de três décadas. O (mapa) mostra a região mais atingida. Essas catástrofes produzidas pela natureza podem se apresentar de várias maneiras de acordo com a as características da região atingida. Mas em todos os casos, é o resultado de uma série de ondulações que se propagam por grandes distâncias na superfície do oceano. Essas ondas são inicialmente bastante longas e baixas, não
mais que 0,3 a 0,6 metro. A tripulação de um barco que passar sobre elas é capaz de nem percebê-las - e sua energia pode diminuir até desaparecer, ao percorrerem milhares de quilômetros-. O problema ocorre quando elas se aproximam da costa, onde a profundidade diminui e surge o atrito com o fundo do oceano. O resultado é que passam a ser comprimidas por um espaço cada vez menor, o que as obriga a subir. Ai então os tsunamis formam uma coluna, sugando o mar da costa a ponto de deixar parte do chão do oceano descoberto. Esse é o último aviso. Minutos depois, elas aparecem.
Em tempo: Antes de fecharmos esta matéria, o número de mortos vítimas do terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu a China na última segunda-feira (12) aumentou para mais de 32,4 mil, enquanto o número de pessoas feridas chegou a mais de 220 mil, é o que informou a agência de notícias Xinhua, citando a central de emergência do Conselho de Estado. Seis dias após o terremoto que devastou o sudoeste chinês, o governo declarou luto nacional de três dias pelas vítimas do tremor. Segundo a Xinhua, o período de luto terá início nesta segunda-feira (19). Às 14h28 (3h28 de Brasília), serão observados três minutos de silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */