/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, abril 16, 2008

CURIOSIDADES...

A RUA QUE DIVIDE DOIS PAÍSES É A MESMA QUE OS UNE!
Esta rua da foto, divide dois países da América do Sul. À esquerda a cidade brasileira de Santana do Livramento, no (RS), e do outro lado, a cidade de Rivera no Uruguai. Certamente um brasileiro ao dizer "bom dia" a um uruguaio do outro lado da rua, recebe como resposta "Buenos dia". Esse aspecto hoje é apenas folclórico, mas na realidade vizinhos tão próximos só podriam ter criado uma lingua comum para facilitar as coisas, dai certamente ter sugido o "portunhol".

Este obelisco internacional, símbolo da união das duas pátrias, possuí os escudos do Brasil e do Uruguai e o relógio que marca as horas de ambos os países respectivamente. Temos ainda a Praça General Osório a principal praça da cidade, possuí árvores com mais de um século de existência e também a beleza das esculturas e jardinagem. Na praça General Osório está a palmeira plantada por Dom Pedro I, quando esteve no Brasil, hoje considerada patrimônio histórico cultural. O mapa abaixo, mostra os dois territórios e a integração das cidades de Livramento e Rivera, podendo se observar a rua divisória pontilhada, e com setas indicativas.As cidades fronteiriças são bem servidas por estrada e transporte aéreo. Além desse lado incomum, ambas oferecem muitas atrações que mercem ser visitadas. Voltando as peculiaridades, outra grande atração são as Escuelas de Frontera:
Nelas se trocam cultura, idioma e conhecimento. Milhares de crianças brasileiras estudam com colegas de países vizinhos. Uma realidade rica e peculiar, que começa a ser explorada pelos professores.
Mais na divisa, impossível: o marco que divide Brasil e Uruguai fica bem em frente à Escola Saldanha da Gama, em Santana do Livramento
- Buenos dias, professora. - Bom dia a todos. - ¿Qué vamos aprender hoy?- Hoje vamos estudar a história do país vizinho. - ¡Que bueno!Diálogos bilíngües não são raros em salas de aula localizadas nas fronteiras brasileiras. Ao longo de uma linha de 15.700 quilômetros de extensão, existem cerca de 5.500 escolas distribuídas por 120 municípios. Para estudantes e professores dessas regiões, a riqueza do encontro de culturas torna-se uma importante fonte de conhecimento e de recursos didáticos. "Os povos que vivem dentro de tamanha proximidade geográfica não partilham apenas o território mas toda a cultura", afirma Jacira Helena do Valle Pereira, professora de sociologia da educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). "As pessoas deixam de pertencer a um ou a outro país e passam a construir uma identidade fronteiriça
Acesse agora, o blog da Revista-AR, e conheça um pouco da história da nossa Esquadrilha da Fumaça, e suas fotos sensacionais!

Um comentário:

  1. muito massa eu estou estudando sobre o uruguai e esse comentario sobre a rua q une e separa os daoi paises postei no meu trabalho!!!!!

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */