/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

USO DA ENERGIA SOLAR

AVIÃO SOLAR VAI DECOLAR...
Bertrand Piccard, suíco, e Brian Jones, inglês, fizeram o primeiro vôo sem escalas ao redor do mundo, a bordo de um balão Breitling Orbiter, em 1999. Agora eles se juntaram novamente para tentar fazer o mesmo percurso, só que a bordo de um avião movido a energia solar.
O avião solar do suiço Bertrand Piccard fará seu primeiro võo - com piloto - no outono deste novo ano sobre o aeródromo de Dübendorf, perto de Zurique.
O projeto, chamado de "Solar Impulse", tem como objetivo mostrar que a energia solar poderá substituir o querosene do aviões, ajudando a proteger o planeta da poluição e do aquecimento global.
A construção do primeiro protótipo de 61 metros de envergadura começou em Dübendorf e deve ser concluida no próximo verão europeu, segundo disse Piccard. Ele foi concebido para poder voar sem combustível por 36 horas.
O protótipo terá sobre suas asas 200 m2 de células solares. Pesará uma tonelada e meia e poderá se deslocar a uma velocidade média de 75 km/h. O avião não comportará cabinde pressurizada, por isso, o piloto não poderá ultrapassar os 8.500 metros de altitude.A seguir, o avião será submetido a testes de vôo noturnos, quando ele deverá ser capaz de funcionar com a energia acumulada durante o dia. E, antes da grande tentativa, o "Solar Impulse" será submetido a testes reais, com vôos de vários dias de duração em ambientes mais seguros do que os tempestuosos oceanos que ele deverá atravessar.
INICIO DE EX
PRIÊNCIA DA NASA FOI MAL SUCEDIDA
Em 2003, o Helios (foto), famoso avião solar da NASA, numa versão dotada de células a combustível, caiu pouco depois de decolar da uma base aérea no Havaí. O avião solar é um protótipo não tripulado, controlado remotamente, projetado para vôos de longa duração a grandes altitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */