/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, novembro 06, 2007

MORTE RONDA OS GARIMPOS

RONDÔNIA, MAIOR RESERVA DE DIAMANTES DO MUNDO!







Fotos: (1 e 2)- No município de Espigão do Oeste, centenas de garimpeiros mantém os trabalhos nas grotas revirando o cascalho cada vez mais fundo a busca das pedras brilhantes; (3)- Um brilhante semelhante a este custa no mercado cerca de R$ 25 mil; (4)- O mapa de do estado de Rondônia.
Apesar de estarem sentados em cima da maior reserva de diamantes do mundo, ... centenas de pedras são contrabandeadas todos os meses para fora do Brasil, sob fortes riscos de conflitos, na Reserva Roosevelt.
O garimpo de diamantes do Roosevelt, na reserva indígena dos Cinta Larga em Rondônia, já foi palco de uma chacina de garimpeiros em 2005 e fechado por autoridades federais na época. Apesar da insistência das autoridades em afirmar que a situação na reserva Roosevelt está sob controle e que o número de garimpeiros não passa de algumas dezenas, a realidade dentro da reserva é bem outra.
No município de Espigão do Oeste, é do conhecimento de todos que centenas de garimpeiros mantêm o trabalho nas grotas, revirando o cascalho cada vez mais fundo na busca das pedras brilhantes. Os garimpeiros, na sua maioria homens rudes, trabalham seminus e enlameados, amontoando-se nas grotas com pás, picaretas e jatos dágua, removendo freneticamente a terra na busca do diamante.
DISCÓRDIA E DÍVIDAS - Com o aumento dos preços para manter as máquinas em funcionamento e dos produtos de primeira necessidade, aliado a falta de achar a sonhada “pedra boa” que sumiu das resumidoras, os garimpeiros estão literalmente pagando para trabalhar nas grotas. Não é difícil encontrar comentários de vários entreveros entre membros de equipe causados pela atual situação. Com o custo muito alto para manter um par de máquinas funcionando os proprietários estão se endividando cada vez mais. Existem casos em que esses aventureiros, há mais de seis meses no local não tem dinheiro para retornar as cidades de origem devido as dívidas, condição esta que os coloca numa situação que pode ser considerada uma escravidão branca.
ÍNDIOS E "O FANTÁSTICO" - Com a fortuna amealhada pelos índios, a etnia está perdendo seus valores culturais. Hoje os índios não querem mais pescar, não querem mais caçar. Suas roupas são compradas em lojas de grife. Apesar de estarem sentados em cima da maior reserva de diamantes do mundo, a desorganização levou a associação dos indígenas a contrair pesadas dívidas no comércio na região. Diversos empresários da região denunciam os calotes indígenas.
Enquanto isso, no garimpo, que para o Governo federal consta como fechado, sem operação, centenas de pedras são contrabandeadas todos os meses para fora do Brasil. Na semana passada uma equipe do Programa Fantástico esteve por vários dias em Espigão do Oeste tentando fazer um contato com as lideranças indígenas para gravar matérias na região, porém algumas lideranças não aceitaram a presença dos jornalistas da TV em suas aldeias. Com o apoio do ex-cacique Pio Cinta Larga, a equipe conseguiu fazer algumas tomadas na região que foram apresentadas recentemente pelo programa "Fantástico" da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */