/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, abril 07, 2008

FALSIFICAÇÃO

Mesmo com novas técnicas dinheiro continua sendo falsificado
Fotos: 1- Novidade: BC dos EUA apresenta novas notas de Us$ 5, incluindo um grande nº 5 de cor roxa e pretende dificultar a falsificação. 2- Notas e moedas em circulação na União Européia.
A fabricação do dinheiro em papel é um negócio complexo e sigiloso, o que reflete o fato de as cédulas sempre terem sido um alvo óbvio para ladrões e falsificadores. A maioria dos aspectos que compreendem o desenho da cédula é orientada a dificultar ao máximo sua falsificação, como a nova cédula de cinco dólares (acima). Isto significa que devem utilizar papéis e tintas especiais, uma variedade de técnicas de impressão diferentes e até mesmo dispositivos inovadores, como os hologramas.

As cédulas completamente impressas começaram a circular desde aproximadamente o ano de 1850. Antes desta data, as cédulas parcialmente impressas, que deveriam ser assinadas como os cheques, circulavam em importantes centros financeiros. A impressão das cédulas compreende vários passos e também a utilização de técnicas distintas. A primeira delas, para imprimir grande parte do aspecto de cada cédula, é a impressão litográfica (o mesmo processo para imprimir livros e revistas). A outra é a impressão por entalhe, na qual uma placa de metal talhada é pressionada contra o papel e usada para as partes do desenho com maiores detalhes, o que confere um aspecto de "relevo" distintivo. Em seguida vem, as características especiais, como holograma, e finalmente são estampados os números de série.
A Falsificação: Apesar da sofisticação da moderna tecnologia para proteger as cédulas, a falsificação vai ficando mais dificil mas continua sendo um problema (e se converteu em uma ameaça em alguns países desde a introdução das fotocopiadoras em cores de alta definição). Além de tentar estar "um passo adiante" dos falsificadores em termos técnicos, a arma principal utilizada pelos governos é punir os deliqüentes com pesadas multas e longas sentenças na prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */