/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, março 02, 2011

RARIDADES DO ATACAMA

OS GÊISERS DE TATIO CHILENOS
(Créditos: Roberto Ianelli e Lincoln Kirsten)
>Fotos: 1- Este Gêiser jorra água quente logo ao amanhecer a uma temperatura de 100°C. 2- O da (foto abaixo), também está em plena a atividade a (4.000 mil m. de altura), numa região vulcânica, a 80 km da cidade de San Pedro de Atacama, no Chile.
Recentemente visitamos o Deserto do Atacama, no Norte do Chile, perto de Bolívia e Perú, uma região que praticamente não conhece chuva. Nessa viagem imperdível, além de conhecermos várias de suas atrações, não poderiamos deixar de conhecer os Gêisers de tatio, mesmo desaconselhados pelos funcionários do modesto hotel em que nos hospedamos, pelo risco que eles oferecem, inclusive já causar a muitas mortes de turistas mais ousados, atingidos pelas suas águas que ao esquicharem do solo, podem atingir temperaturas de até 100°C,. Porém, o espírito curioso de jornalista, nos impeliu a percorrer uma estrada de terra de aproximadamente 100km, até chegarmos a poucos metros dos gêisers em plena atividade.
Um Gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O nome Géiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, "jorrar".
A formação de géiseres requer uma
hidrogeologia favorável, por isso eles existem apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos,
na Patagônia e no Atacama (Chile).
A água subterrânea que se encontra nas fissuras, cavidades e lençóis freáticos, em contato com rochas e principalmente lavas vulcânicas encontradas abaixo, vão aquecendo-a gradualmente. A elevada pressão atinge um ponto crítico, e ela entra rapidamente em ebulição. Esse vapor, faz a água subir de forma violenta, em forma de jato, dando origem a manifestação de vulcanismo. Esses jatos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas que variam de de 70ºC. a 100ºC.
Os Gêiseres de Tatio, estão entre as maiores atrações do deserto do Atacama, é cercado por vulcões, lindas lagunas como a Miscante, o Vale dos Flamingos e o fantástico Vale da Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */