/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, junho 23, 2010

"Todas as Copas" (1a. Copa: Uruguai-1930)











Fotos: (1) Os campeões numa montagem, ladeados pela bandeira uruguaia e a Taça Jules Rimet; (2) O Estádio Centenário construido para a 1ª Copa e (3) O quarto gol do Uruguai no jogo final: Uruguai 4 x Argentina 2.Iniciamos esta série: TODAS AS COPAS , contando a história do primeiro mundial, realizado em 1930 no Uruguai, e conquistado com méritos pela melhor seleção da época: a do Uruguai.A escolha do Uruguai como país-sede da primeira Copa do Mundo de Futebol não agradou às principais seleções da Europa, que ameaçavam não disputar a competição na “longínqua” América do Sul. O possível boicote não intimidou o francês Jules Rimet, então presidente da Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa), que garantiu a realização do torneio em solo uruguaio. Para embasar sua decisão, alegava que a Celeste era a atual bicampeã olímpica da modalidade (1924 e 1928) e que, naquele ano, os uruguaios comemorariam o centenário de sua independência. Por isso, preparariam uma grande festa.
Das 46 seleções filiadas à Fifa em 1930, apenas 13 desembarcaram em solo uruguaio para participar da primeira Copa do Mundo. Das seleções européias, apenas Iugoslávia, França, Romênia e Bélgica - na época, times de segundo escalão - “furaram” o boicote e chegaram a Montevidéu, capital do Uruguai. Os outros nove escretes eram das Américas.
Com o boicote, o caminho do Uruguai rumo ao título ficou ainda mais fácil. A Celeste disputou e venceu quatro partidas, marcando 15 gols e sofrendo apenas três. Na final, no dia 31 de julho, bateu a Argentina, por 4x2, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Os uruguaios se sagraram os primeiros campeões mundiais de futebol. Coube ao então capitão da Celeste, José Nazassi, levantar a Taça Jules Rimet - uma estátua de 30 centímetros de altura, feita em ouro e pesando quatro quilos, orçada em R$ 42 mil (valor atual).
Brasil – Do primeiro Mundial, restou aos brasileiros comemorar o título de defesa menos vazada, com apenas dois gols sofridos. De fato, este já foi um grande feito para uma Seleção “rachada” por uma briga política entre paulistas e cariocas. Para a Copa do Uruguai, o técnico Píndaro de Carvalho foi obrigado a convocar apenas jogadores que atuassem em clubes do Rio de Janeiro, deixando craques como Friedenreich, Feitiço e Del Debio. Cabeça de chave do grupo C, o Brasil estreou em Copas do Mundo com uma derrota para a Iugoslávia, por 2x1. O gol brasileiro foi marcado por Preguinho, que atuava no Fluminense. Na segunda partida, o escrete canarinho já não tinha mais pretensões de classificação às semifinais. E, assim como “quem não quer nada”, goleou a Bolívia, por 4x0. Moderato, do Flamengo, e Preguinho, do Flu, marcaram duas vezes cada. Os brasileiros terminaram o Mundial na modesta 6ª colocação.

(Amanhã a COPA DE 1934) 

Um comentário:

  1. Carissímo Amigo Roberto
    Salutaciones

    A lo largo de mi vida, conocí muchas personas, con muchas virtudes y capacidad profissíonal, se quedaron pocas, con certeza los que más se destacaban entre mis amistades, pero sepa que usted ( único ), realmente lo más querido, honestissímo con todas las cosas, con la Familia, Amigos, y con su propia persona, por eso, sin comentar éste su lindo trabajo que irá realmente perpetuarlo, en los anales de esta maravilla que se llama a Internet, quiero te decir, que mucho me honor poder llenar mi boca al decir que soy su amigo a más de 40 Años, sin nunca tenemos un atrito , y nunca ninguno de nosotros, hemos arañado esa gran amistad.

    Parabién a usted y tu Excmo.a. Familia, por te haber aguantado con esa manía de seres siempre aquello que usted siempre lo fue;

    El Mejor de Brasil

    Camilo Fernandes

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */