/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, junho 11, 2007

A CIÊNCIA E A MAGIA DE UM SOM

QUAL O SEGREDO DO SOM DE UM STRADIVARIUS ?Hoje, há 600 exemplares do violino Stradivarius, avaliado em US$ 10 milhões cada.
O violino é sem dúvida o mais precioso dos instrumentos de corda. Seu interprete dispõe de variados elementos para para produzir o efeito acústico desejado. Arco, tensão das cordas, diapasão para que da caixa ovalada saiam melodias de partiruras clássicas, a languides do tango, as vibrações do jazz e outros rítmos musicais. Segundo alguns estudiosos do assunto, o som "mágico" de violinos como o Stradivarius pode estar na química da madeira. O segredo do som de instrumentos como os violinos Stradivarius pode estar escondido na fervura da madeira em água com sais. Segundo um estudo publicado pela revista "Nature", uma simples técnica de controle de pragas pode ter dado origem a um dos melhores instrumentos já construídos. Bioquímicos afirmam que a chave de um som agradável pode residir não apenas em sua construção mas também na química usada para tratar a sua madeira.
Por centenas de anos, tentou-se reproduzir o som de violinos italianos, como os Stradivarius, Amatis ou Guarneris. Agora, cientistas dizem que, pelo menos em parte, o segredo pode estar em ferver a madeira em minerais. Um grupo de cientistas, liderado por Joseph Nagyvary, da Texas A&M University, usou ressonância nuclear magnética e um espectro infravermelho para analisar a química que cobre a madeira de instrumentos atuais. Lascas de madeira de violinos modernos foram comparadas com partes de cinco instrumentos antigos, pertencentes ao período de 1700. No grupo, havia um violino e um violoncelo Stradivarius, um violino Guarnieri, um violino parisiense Gand & Bernardel e uma viola Henry Jay, de Londres.
Aguçando o interesse de cientistas, independente do segredo que o fez o violino mais perfeito do mundo há um ponto em que todos concordam. Ouvir o som de um Stradivarius é um privilégio quase divino.
No próximo domingo a história da "Copa de 34", na Itália, também chamada de a "Copa do Fascismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */