/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, maio 07, 2007

ASTRONOMIA (Monoceros)

ESTÁ NASCENDO UMA ESTRELA
A Nasa acaba de divulgar esta imagem em infravermelho de seu telescópio que mostra a região em que está se formando uma estrela na Constelação de Monaceros, que fica cerca de 5 mil anos-luz da Terra. O mapa abaixo mostra a posição de Monoceros (Mon), o Unicórnio, numa constelação do equador celeste. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Monocerotis. As constelações vizinhas são Gemini, Orion, Lepus, Canis Major, Puppis, Hydra e Canis Minor.
A planetologia, ciência planetária ou astronomia planetária é o estudo dos sistemas planetários (os
planetas, seus satélites naturais e outros objetos relacionados) com maior ênfase no Sistema Solar. Apesar disso, é crescente o interesse também nos Planetas extra-solares (planetas que não pertencem ao Sistema Solar). Em geral, estudam-se todos os objetos não-estrelares (ou com dimensão inferior ao necessário para se iniciar uma reacção nuclear), onde se incluem os meteoros e cometas.
Esta é uma ciência multidisciplinar, que toma parte das
Geociências (Ciências da Terra), ou melhor, é similar a esta. A planetologia tem se tornado cada vez mais ampla e tem se expandido de forma desproporcional às demais áreas da astronomia. Outras diversas áreas, como Física clássica, Física nuclear, Geologia comparada (Astrogeologia), Astrobiologia, transferência de calor, óptica, química e meteorologia tangem a área da planetologia.
Os conhecimentos destas diversas ciências são utilizados para criar modelos dos corpos celestes, que depois são comparados com observações a partir da Terra e de sondas espaciais. A maior parte das observações são realizadas sobre corpos do
Sistema Solar, mas nos últimos anos tornou-se possível descobrir e obter dados sobre planetas mais distantes através da influência que exercem na estrela que orbitam. Uma vez comprovada a veracidade do modelo, este pode ser usado para analisar as teorias da formação de cada planeta e do sistema solar em conjunto. O envio de sondas à superfície dos planetas mais próximos possibilitou a melhoria dos resultados destes tipos de análise.
(Fotos enviadas dos EUA, pelos nossos colabradores: Júnior e Bruno)
Continuamos no Chile, onde estamos realizando palpitantes reportagens.
A partir de hoje, o nosso blog volta ao seu rítmo habitual, com matérias diversificadas. Gradativamente estaremos incluindo matérias alusivas a este maravilhoso país sulamericano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */