/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, março 23, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (4a.)

TRAGÉDIA MATA JOGADORES DO ALIANZA/LIMA...









...GRANDES PROMESSAS DO FUTEBOL PERUANO
Ao longo dos anos 1970 até 1982, a seleção peruana de futebol conseguiu se manter como uma das mais destacadas do futebol sul-americano, atrás apenas de Brasil, Uruguai e Argentina. A partir daí, entrou numa espécie de entressafra, que culminou com a não-classificação para a Copa do México, em 1986. No entanto, não havia desespero entre os dirigentes do país. Uma nova geração bastante talentosa estava surgindo e seria usada como base para a renovação do selecionado nacional. Os atletas, em sua maioria, eram jogadores do Alianza Lima, a grande sensação do momento.
A esperança de renovação e de dias melhores para o futebol peruano, porém, se encerrou de forma rápida, breve e trágica. No dia 8 de dezembro de 1987, o Alianza estava na cidade de Pucallpa, onde disputava mais uma partida pelo Campeonato Peruano, competição que liderava naquele momento. Seguindo a regularidade da temporada, o time saiu de campo vencedor, 1 x 0. A última vitória da precoce carreira daqueles atletas.
No retorno à capital, poucos minutos antes de aterrizar no Aeroporto Internacional Jorge Chavez, o avião Fokker da Marinha de Guerra do Peru, apresentou problemas e caiu no Mar de Ventanilla. Apenas o piloto sobreviveu. Perderam a vida todos os jogadores, comissão técnica, alguns torcedores, árbitr
os e a tripulação. A tragédia comoveu o país. E também os sobreviventes. Escaparam da morte Juan Reynoso, Richard Garrido, Javier Castillo, Benjamin "Colibri" Rodriguez e César Espino, todos integrantes do time titular, mas que, por motivo de contusão ou suspensão, não participaram da partida.
No ano seguinte, o público pernambucano pôde conhecer de perto o que sobrou do Alianza Lima. A equipe estava no mesmo grupo que o Sport, na Copa Libertadores da América. Ex-sensação do futebol peruano, o time azul e branco estava desmantelado. Primeiro, o Leão venceu no Peru, 1 x 0, gol de falta de Betão; depois, goleou o adversário, na Ilha do Retiro, por 5 x 0. Esperança do país, o Alianza encerrou sua participação na competição continental em último lugar eu sua chave, apesar da animação dos jogadores atuais
O acidente causou uma reviravolta no futebol peruano. Em termos práticos, o futebol do país ainda não se recuperou da tragédia. Jamais as equipes peruanas conseguiram maior destaque nas competições sul-americanas. O Alianza é um nome quase desconhecido para as novas gerações - que viram o Sporting Cristal se tornar o principal representante do futebol peruano.

Na próxima 6a.feira (30) encerrando a série: "Acidentes com grandes clubes de futebol", o focalizado será o Corinthians, que quase perdeu todos seus craques em acidente aéreo na cidade de Quito-Equador, em 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */