/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, fevereiro 06, 2007

GRIPE AVIÁRIA

AMEAÇA DE EPIDEMIA PERSISTIRÁ POR ANOS
Esta foi o titulo da notícia publicada pelo blog no dia 29 de janeiro último baseada em informações da Agência Reuters de Genebra. Claro que embora não fosse a nossa intenção o conteúdo da matéria causou preocupação. Hoje, felizmente, publicamos duas notícias atualizadas que trazem esperança de que tudo está sendo feito para evitar que a epidemia não se transforme em pandemia.
DUAS BOAS NOTÍCIAS:
1- Cientistas testam poder letal da gripe spanhola
Além da ONU, cientistas da principais Universidades mundiais, têm trabalhado muito na luta para evitar que o vírus H5N1 sofra mutações e acabe se tranformando em pandemia. Na Universidade de Wisconsin (EUA) cientistas avançam no conhecimento da ação do H1N1 responsável pela gripe espanhola de 1918 que podem trazer luzes no combate ao vírus H5N1.
Em artigo publicado na revista científica Nature, eles relataram a experiência de testemunhar o extraordinário poder da epidemia, uma das maiores da história, causada pelo vírus H1N1, na esperança de usar os conhecimentos para evitar uma possível epidemia da gripe aviária.
Na falta de tecidos preservados tirados de pacientes da época, os cientistas exumaram o corpo de uma vítima enterrada no gelo do Alasca, e conduziram os experimentos em instalações de "biossegurança máxima", no Laboratório Nacional de Microbiologia do Canadá. Na experiência, os pulmões de macacos infectados começaram a se deteriorar apenas 24 horas depois da exposição ao vírus.
O mais importante aspecto da experiência foi a descoberta de que não era o vírus que estava diretamente prejudicando os pulmões, e sim a reação do corpo à infecção.
Choque imunológico
Nos tecidos contaminados por H1N1, os cientistas identificaram níveis mais baixos de uma proteína produzida pelo gene RIG-1. Os pesquisadores descobriram que o H1N1 tinha a capacidade de "desligar" o gene, prejudicando a defesa imunológica.
A capacidade do H1N1 de alterar a resposta do corpo também é uma característica do mais novo candidato à mutação para uma variante pandêmica, o vírus H5N1 da gripe aviária.
"O que identificamos nos macacos infectados pelo vírus de 1918 é também o que vemos com o H5N1", disse o coordenador da pesquisa, Yoshihiro Kawaoka. "As coisas podem estar em um estágio inicial, mas podemos fazer algo que afaste essa grande procupação." Com a descoberta a respeito de um mecanismo que nunca foi completamente decifrado, os pesquisadores esperam justificar os temores de colegas que apontaram o risco de se recriar um dos vírus mais perigosos da história. Estima-se que a epidemia de 1918 matou mais de um bilhão de pessoas, metade da população do planeta na época.
2- Empresa australiana anuncia vacina contra a gripe aviária
A vacina foi elaborada a partir de amostras do vírus H5N1 recolhidas na Indonésia
SYDNEY - O grupo farmacêutico australiano CSL Limited testou com sucesso uma vacina contra a gripe aviária, que poderá ser comprada na Austrália a partir de fevereiro, assim que for registrada na Administração de Bens Terapêuticos, informa a imprensa local.
A porta-voz da CSL, Rachel David, explicou, em comunicado à imprensa, que o programa de testes demonstrou que a vacina é segura e bem tolerada em seres humanos.
David acrescentou que o estudo permitiu determinar a dose de antígeno necessária para produzir uma resposta imune contra o vírus H5N1, o mais letal dos tipos de vírus da gripe aviária conhecidos.
A vacina é facilmente tolerada por adultos de entre 18 e 65 anos, segundo a nota, e a CSL espera determinar, neste ano, se pode ser também administrada a crianças e idosos.
Outras duas empresas farmacêuticas, a Glaxosmithkline e a Sanofi-Aventis, também trabalham em uma vacina para a gripe aviária, que já matou 164 pessoas no mundo, segundo a agência de notícias australiana AAP. De acordo com o comunicado da CSL, o governo australiano contribuiu para a descoberta com 7,17 milhões de dólares australianos (US$ 5,6 milhões). A vacina foi elaborada a partir de amostras do vírus H5N1 recolhidas na Indonésia.

Um comentário:

  1. Espero que a gripe aviaria nao se transforme numa AIDS....

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */