/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

ITANHAÉM REDUTO DE PATRIMÔNIOS NATURAISConhecida e respeitada por sua riqueza histórica e cultural, Itanhaém, segunda cidade mais antiga do Brasil, é também recanto de belezas e patrimônios ambientais. Com aproximadamente 600 km² de extensão, o Município oferece aos apreciadores e amantes do ecoturismo o que há de melhor e mais bonito na natureza.
Ao todo, a Cidade detém 300 km² preservados de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar e lhe asseguram o título de Amazônia Paulista. Além disso, é possuidora da maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com 2mil km de rios, dos quais 120 podem ser navegados em pequenas embarcações.
O Município conta ainda com aproximadamente 50 cachoeiras, que propiciam a prática de esportes de
aventura, e 14 praias balneáveis que formam 26 quilômetros de orla. Entre elas destaque-se a Praia dos Pescadores, cenário da primeira versão da novela Mulheres de Areia, gravada em 1973. No local, uma estátua foi erguida e pode ser vista pelos freqüentadores.
Trilha do Morro do Sapucaitava - Outro atrativo que é destaque em Itanhaém é o Morro do Sapucaitava. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e considerado de utilidade pública desde 1962, ele abriga uma das mais importantes trilhas ecológicas da região. Ao percorrê-la, os visitantes têm a oportunidade de conhecer uma riqueza de espécies animais e vegetais, com total segurança e orientação. Os destaques do local são a peroba, a canela, o jequitibá, a aroeira, as samambaias, as bromélias e os caetés. Já entre os animais, a atenção se volta para o lagarto teiú, o caxinguelê, e os sabiás, beija-flores, corujas, gaivotas e tiés.

Trilha do Morro do Piraguyra - No local encontram-se formas diferenciadas da Mata Atlântica litorânea, pois o morro encontrar-se mais afastado da influência marítima, apresentando, em sua face Noroeste, uma exuberante vegetação típica.
O interesse municipal em preservar este morro deve-se à sua localização central na cidade e sua continuidade imediata com o Mangue do Piraguyra, favorecendo desta forma a preservação. Este morro possui um lago no topo, que se forma por acúmulo de águas de chuva e drenagem natural. Mergulho - Ilhas Queimada Grande e Queimada Pequena. As duas ilhas pertencem a uma área de preservação marinha criada há 20 anos. Em torno da Ilha Queimada Grande, pode-se mergulhar e ver grande diversidade de espécies, e alguns naufrágios.

Um comentário:

  1. Very good article, about Itanhaem- Brazil
    Rose
    Ottawa - Canada

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */