/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, dezembro 17, 2008

NA FEIRA DO PASSARINHO, um olho no VENDEDOR e outro no TREM !
Em Maceió esta feira é realizada em cima das linhas do trem, onde a todo instante este aviso é repetido: "Cuidado freguesia, que o trem tá vindo..."
Em Maceió no estado de Alagoas, existe um ponto de encontro que já virou passeio obrigatório de alagoanos e turistas. É a tradicional "Feira do Passarinho", que merece ser inluída no rico folclore brasieleito.
Os produtos vendidos são variados, só que no auge das negociações, vendedores e clientes deixam o local às pressas para dar passagem ao trem. Muitos levam a banca com as mercadorias. Alguns produtos ficam nos próprios dormentes enquanto o trem passa.
"O trem se foi" grita Geremias, um dos vendedores". Imediatamente recomeçam as negociações em cima dos trilhos, e tudo volta a funcionar até o próximo trem apontar. A feira oferece de tudo: roupas, produtos eletrônicos, peças para bicicleta e vários serviços, como conserto de relógios e corte de cabelo.
Tem até gaiola, mas difícil mesmo, é encontrar passarinho, cuja venda é proibida pelo Ibama, por isso, a resposta anda de boca-em-boca: "Nós não temos passarinhos". A feira fica no centro de Maceió. Pra vencer a concorrência, os vendedores acabam cedendo às pechinchas.
(Dez horas da manhã). A Feira do Passarinho vai ser interrompida pela quinta vez no mesmo dia para dar passagem ao trem. A correria é a mesma nas 16 viagens diárias. Mesmo com o risco de acidente, a maioria não troca o lugar por nenhum outro. José Olino trabalha na linha do trem há 17 anos. Já teve que correr com a máquina e com o cliente pra não ser atropelado. Aí para qualquer negociação. Às vezes chegam a perder material pra deixar o trem passar.
Na feira, só uma coisa não passa: o tempo! Para Osvaldo da Raimunda, os discos de vinil estão longe de virar peças de museu. Só ele tem mais de 10 mil. “Tenho evangélico, católico, brega, reggae, samba, pagode, tudo o que se imaginar.” O trem faz um percurso de 27 quilômetros, de Maceió até Rio Largo, várias vezes ao dia e o número de acidentes é pequeno, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
São, em média, dois por ano. Geralmente, envolvendo consumidores que não dão atenção ao apito do trem. Felizmente, nenhum acidente grave foi registrado até hoje, talvez por isso, as negociações vão prosseguem a todo vapor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */