/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, janeiro 26, 2007

TERRA LANÇA S.O.S. - (3)

PEIXES, NEVES, CORAIS, REVOLTA DA NATUREZA X AQUECIMENTO

Previsão número 1: os peixes podem acabar em 40 anos. É o que diz um estudo do economista e ecologista Nicola Beaumont, feito para o Plymouth Marine Laboratory, da Inglaterra ("Financial Times", 3/11/06). Se a pesca continuar no rítmo atual,o estoque mundial de peixes para a alimentaçãoserá reduzido para 10% do volume recorde capturado. Isso tornará impossíveis a pesca e a recuperação de estoques. Segundo os cientistas, para evitar isso, são necessárias medidas globais urgentes. Com excessão da moratória na captura de baleias, não há hoje acordos globais para prevenir o que os ingleses chamam de "overfishing". Se isso continuar por mais de de dez ou 20 anos, chegaremos ao ponto em que o colapso inevitável nessa área alimentar.
Previsão número 2: as neves do Kilimanjaro, podem acabar em dez anos. Está no filme "Uma verdade Inconveniente", apresentado pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore. Trata-se de uma das cenas mais impressionantes do documentário, que mostra a famosa montanha da Tanzânia em 1970, toda branca , e em 2005 (foto) , apenas com o pico nevado. O derretimento das neves do Kilimanjaro é provocado pelo aquecimento global, consequência da emissão de gás carbônico na atmosfera (Sobre este assunto, o blog mostrou na semana passada o degelo marinho total no Ártico previsto para dentro de 40 anos.
Previsão número 3: o aquecimento global poderá apresentar gastos globais de US$ 7 trilhões em dez anos. Faz parte do relatório concluído em outubro último´pelo ex-economista-chefe do Banco Mundial Nicholas Stern, por encomenda do ministro das Finanças do Reino Unido. Stern calcula que o mundo precisaria gastar algo em torno de 1% do PIB mundial, cerca de US$ 350 bilhões, para resolver agora o problema do efeito estufa. Mas, se o problema não for enfrentado, a conta será 20 vezes mais cara daqui dez anos.
Essas previsões assustam, porque não saíram da imaginação de ecochatos. Foram feitas por gente séria, que olha com profissionalismo para a preservação das riquezas do planeta. Mas elas são mais incomôdas para países emergentes, como o Brasil, do que para os desenvolvidos> Estes com a infra-estrutura pronta e o bom nível de seus cidadãos, podem se dar ao luxo de protelar empreendimentos. Os emergentes, porém, têm uma imperiosa necessidade de acelerar o crescimento econômico e melhorar as condições de vida de sua população.
Exemplo: Ao visitar o Brasil, recentemente, Al Gore usou um jato particular. Na viagem desde os EUA, seu avião consumiu combustíveis fósseis, emitiu CO2 e colaborou para o aquecimento global. Para compensar esse efeito estufa , os organizadores da viagem plantaram imediatamente 1.200 árvores em áreas degradadas da mata atlântica, numa operação que os ambientalistas chamam de "neutralização do carbono".
Acompanhe na próxima 6a.feira, na série "Terra pede socorro" a 4a. reportagem sobre as cidades mais poluídas do mundo.

2 comentários:

  1. Muito oportuna a sua série sobre "Terra pede socorro"
    O homem chamado de ser racional, levado pela ambição, promove o seu suicídio!

    ResponderExcluir
  2. Concordo como que disse o sr. Antonio; Resumiu em poucas palavras

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */